5 dicas para você melhorar suas vendas no varejo!

5 dicas para você melhorar suas vendas no varejo!

Aumentar as vendas no varejo é o desejo de qualquer empreendedor que atua na área, mas para que isso seja possível é preciso ter atenção a alguns pontos fundamentais que podem afetar diretamente o desempenho dos negócios.

O cenário externo é positivo: de acordo com dados levantados pelo Indicador de Atividade do Varejo da CNDL, o setor encerrou o ano passado com um crescimento de 2,8% – o maior dos últimos quatro anos.

Para que as perspectivas permaneçam favoráveis e suas vendas no varejo acompanhem essa tendência de crescimento, confira, a seguir, os 5 cuidados mais importantes que a sua empresa deve adotar nesse sentido.

1 Entenda o seu público-alvo para impulsionar as vendas no varejo

O primeiro passo para garantir um bom desempenho no mercado é compreender quais são as pessoas que consomem a sua marca e para qual perfil de indivíduos ela deve se comunicar.

Entender o que público busca em seu estabelecimento, qual é a sua realidade financeira, o padrão de qualidade esperado nos produtos, seus meios preferidos de compra e comunicação, dentre outros aspectos são indispensáveis.

Esse tipo de informação contribui para que seja estabelecido o posicionamento adotado para as vendas no varejo, as ações promovidas pela marca, suas campanhas de marketing, o tipo de atendimento, preços, formas de pagamento, etc.

O próprio mix de produtos e modelo de negócios pode ser influenciado por esse tipo de análise, por isso é preciso ter muita atenção nela para que eventuais adequações ou correções de erros sejam feitas de maneira sempre assertiva!

2 Qualifique a sua equipe e estabeleça um excelente padrão de atendimento

Depois de entender quem são as pessoas que você atende e quais são as suas expectativas, adapte o seu atendimento para que a experiência delas na sua loja seja a melhor possível!

Graças ao uso da internet, os indivíduos estão mais informados do que nunca. Isso também quer dizer que eles estão mais exigentes na hora de fazer as suas compras e não tomam as suas decisões baseadas no que é dito pelos vendedores.

Mais que promover um atendimento cordial, personalizado e bem preparado, portanto, é preciso treinar os profissionais para que saibam entender as dores e solucionar os problemas do público, demonstrando o conhecimento esperado sobre o mesmo.

Conforme já mencionamos, saber qual é o perfil dessas pessoas é fundamental para criar um alinhamento entre empresa e compradores, mas ele só será possível caso os representantes da sua marca estejam preparados para desempenhar o seu papel.

Nesse sentido, manter o seu time de vendedores sempre motivado também é indispensável, para que eles se engajem com os objetivos do seu varejo e tenham interesse em participar das suas ações de qualificação.

Kit Porta Pronta Rohden

3 Tenha um bom ambiente para receber os seus clientes

Para aumentar as vendas no varejo, também é preciso levar o ambiente físico em consideração, afinal, é nele que as pessoas terão o seu principal contato com a empresa e se sentirão à vontade, ou não, enquanto estão nela.

Assim como no atendimento, certifique-se de que cada detalhe do seu espaço reflita as características e desejos do seu público consumidor.

Tão importante quanto desenvolver um local capaz de atrair novas pessoas, é certificar-se de que ele também estimule que elas fiquem ali e sintam-se satisfeitas com o que encontram.

Esse tipo de cuidado vai desde as cores utilizadas na fachada e no interior das lojas, na forma com que os produtos são organizados e oferecidos, no tipo de móveis usados, nos sons ouvidos no local, na organização, limpeza, entre outros fatores.

Lembre-se que o relacionamento com os consumidores é construído nos menores detalhes. Por isso, pensar em questões como os produtos que você tem a disposição na sua loja, pode contribuir para transformar a percepção que eles têm do ambiente!

4 Invista em ações de marketing digital

Segundo dados divulgados na Revista Exame, 62% dos brasileiros já são ativos nas redes sociais. Esse tipo de mídia já é considerado o mais relevante para as estratégias de marketing, justamente porque determina os padrões com que as pessoas se comportam atualmente e, consequentemente, os seus meios de compra.

Conforme mencionamos anteriormente, graças à internet, as pessoas nunca estiveram tão bem informadas sobre produtos e serviços. Posicionar-se nos ambientes online é a melhor maneira de alinhar-se a essa realidade.

Perfis em redes sociais como o Facebook e o Instagram, são praticamente indispensáveis, pois são nesses ambientes que as pessoas desejam se relacionar e obter novas informações.

Essas plataformas oferecem a oportunidade perfeita para que a sua marca demonstre que está interessada em entregar mais do que produtos, mas também soluções para aqueles que pesquisam sobre o seu segmento.

Além do grande alcance e forte apelo visual e emocional, a grande vantagem do marketing digital é a capacidade precisa de mensuração oferecida, que permite campanhas mais assertivas, e os investimentos relativamente baixos.

5 Crie programas de fidelização e ofereça um excelente pós-venda

Tão importante quanto conquistar novos clientes para o seu negócio é garantir que as pessoas que já compraram nele fiquem tão satisfeitas ao ponto de realizar novas compras.

Você nunca terá um momento de maior proximidade junto ao seu público-alvo do que quando ele já optou pela sua marca, por isso é preciso aproveitar a oportunidade para provar que você realmente foi a melhor escolha de compra.

Sendo assim, não abra mão de ações de pós-venda, que podem ser feitas por meio de promoções, ofertas personalizadas, assistência especial ou mesmo pesquisas de satisfação e programas de relacionamento.

Ao oferecer um desconto exclusivo para quem já comprou na sua loja, você dará um incentivo de compra maior do que o financeiro: sua empresa ganhará a empatia de quem comprou e será percebida de maneira positiva!

Consumidores satisfeitos compartilharão sua experiência com outras pessoas e propagarão a imagem que criaram da sua marca, por isso ações para mantê-los fiéis à sua loja sempre serão excelentes investimentos.

E você, já adota algum desses cuidados na sua loja? Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se desejar, clique abaixo e faça o download do nosso catálogo e confira todos os nossos modelos de portas!

Kit Porta Pronta Rohden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.