5 estratégias para aumentar as vendas da sua loja

Que tal utilizar algumas estratégias para aumentar as vendas da sua loja

O varejo está saindo de um cenário de crise para um momento de recuperação, por isso, pensar em novas estratégias pode ajudar o seu negócio a se recuperar deste período de crise, e potencializar suas vendas. 

Através de um bom planejamento e organização é possível aumentar os lucros e manter-se competitivo no mercado, com soluções criativas e inovadoras para seus clientes.

Pensando em ajudar sua loja neste desafio, reunimos 5 estratégias que podem ser utilizadas para aumentar as suas vendas. Continue a leitura e confira!

O que fazer para aumentar as vendas?

Independentemente do porte da sua loja, e do impacto que a crise gerou no seu negócio, pensar em novas maneiras de aumentar as vendas deve ser uma prioridade para qualquer lojista. 

Os resultados em vendas não são apenas números: eles influenciam diretamente na saúde financeira do seu negócio, competitividade no mercado e oportunidades de crescimento. 

Nesse sentido, quais ações você tem colocado em prática para impulsionar suas vendas? Desde entender a fundo o comportamento dos seus clientes, até contar com materiais de apoio para o atendimento, existem inúmeras possibilidades que podem contribuir com a sua loja. 

A seguir, listamos algumas das principais estratégias e boas práticas que você pode utilizar a favor do seu negócio:

1.      Conheça bem o seu público

Em qualquer segmento, conhecer bem o público não é apenas o essencial, mas também o primeiro passo. Conhecer a fundo o seu perfil de cliente te ajudará a pensar nas estratégias de marketing e nas ações de vendas, assim como deixar o planejamento mais direcionado em busca do sucesso do seu negócio.

Além disso, é preciso pensar no posicionamento do negócio, definir qual é a personalidade da sua marca, o que você vende e para quem, e ainda, como você se comunica e se comporta no mercado. Deixe o posicionamento da sua loja bem claro para o seu público e você verá o resultado nas vendas. 

2.      Invista em tecnologia e experiências digitais

A experiência do consumidor é um assunto cada vez mais presente na relação comercial. O mundo está em constante transformação e o varejo também sofre mudanças.

A tecnologia chegou com tudo e as pessoas estão cada vez mais conectadas. Portanto, é necessário investir no digital. Tecnologias como expositores digitais, soluções em 3D, aplicativos, chatbots, mesas digitais, ou até mesmo ações mais simples, como ter um site responsivo e estar presente nas redes sociais podem trazer uma experiência diferenciada para o seu cliente.


Negociacao e vendas no varejo

3.      Treine e capacite o time de vendas

Um bom atendimento é um requisito fundamental para gerar uma melhor experiência de compra, e garantir a satisfação dos seus clientes. Além disso, o atendimento é um dos fatores responsáveis pela fidelização e aquisição de novos clientes através de indicação. 

Ou seja, sua loja precisa estar muito bem preparada para receber seu público, considerando inclusive os pontos citados no primeiro tópico deste artigo. Direcionar seu formato de atendimento conforme o perfil de cliente da loja é uma maneira de personalizar a experiência. 

Considere investir em capacitação e treinamento dos seus colaboradores para garantir uma equipe melhor preparada, tanto para o atendimento, como para a venda.  

Colaboradores bem informados trazem segurança para os clientes a fim de responder todas as dúvidas e quebrar as objeções. Além disso, é preciso que a equipe tenha clareza nas ações do dia a dia, organização da loja, vendas e as responsabilidades de cada um.

Assim, os treinamentos e capacitações do time irão contribuir não apenas para melhorar as vendas, como também para alcançar as metas definidas para a sua loja. 

4.      Busque fornecedores que ofereceram suporte e apoio comercial

A procura por bons fornecedores, é um fator importante para que você não tenha problemas com o seu mix de produtos. É essencial manter uma boa relação com os seus fornecedores, e priorizar negociações com aqueles que oferecem um bom atendimento e suporte para o seu negócio.

Afinal, sempre que você precisar de ajuda ou apoio comercial, terá a segurança de ter não apenas um fornecedor, mas um verdadeiro parceiro do seu negócio.

Portanto, busque negociar com fornecedores que oferecem apoio contínuo para seus revendedores, seja através de treinamentos, suporte, informações detalhadas dos produtos e materiais de apoio.

Você também pode considerar a certificação como um requisito na sua seleção de fornecedores. Se o produto em questão necessita de uma determinada certificação, ou o atendimento a uma norma é um diferencial para o público, explore isso na sua relação com os fornecedores. 

5.      Invista em expositores e materiais para PDV

A exposição do produto no ponto de venda (PDV) é fundamental para chamar a atenção dos clientes e encantar durante a venda. 

Outro ponto importante é contar com materiais que os clientes possam consultar, como folders e catálogos. Isso ajudará seus vendedores a tirar dúvidas e objeções dos clientes mais facilmente.

Nesse sentido, expositores também são um ótimo recurso para auxiliar na decisão de compra do consumidor. 

Como estão as vendas da sua loja?

E então, gostou das dicas? Esperamos que este artigo tenha gerado insights para a estratégia comercial da sua loja. 

Busque entender quais são as melhores estratégias para o seu negócio, conforme os seus objetivos e cenário atual, e coloque em prática para impulsionar suas vendas. 

E se você deseja encontrar novos canais e ferramentas para vender, clique aqui ou na imagem abaixo faça o download gratuito do nosso infográfico com mais 20 dicas para você aumentar suas vendas!


Baixar agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.