A tendência da personalização também na indústria de portas

personalização na indústria

Com as transformações tecnológicas, a personalização na indústria se tornou uma grande tendência, até mesmo no setor de produção de portas. E com a crise econômica enfrentada pós Covid-19, esse método pode ser, também, uma forma de continuar a produção e ainda ter boas receitas.

Apostar na personalização e na customização é investir em máquinas e ferramentas tecnológicas para agregar valor aos seus produtos, e, consequentemente, aumentar a lucratividade. E na indústria de portas pode significar um resultado com mais qualidade e que tenha significado para os clientes de construtora e de loja.

Por isso, nesse texto você vai entender melhor o conceito de personalização na indústria e as vantagens de apostar nesse modelo na indústria de portas.

Tendência da personalização na indústria 

A personalização na indústria nada mais é do que a possibilidade de customização que o cliente tem em relação ao produto. Essa caracterização pode ser feita em pequenas doses ou no produto final como um todo. Aqui o objetivo principal é se antecipar e solucionar as necessidades dos consumidores, além de se destacar no mercado por apresentar soluções inovadoras como esta.

A Indústria 4.0 trouxe o incentivo da utilização das tecnologias para automatizar a produção. E com a Big Data, Internet das Coisa (IoT), Inteligência Artificial, realidade aumentada e o uso da robótica, as informações coletadas de todas as máquinas interagem entre si e permitem uma maior personalização em massa dos produtos.

E na indústria de portas, essas ferramentas vão ajudar a agregar valor ao projeto do seu cliente. Isso porque o consumidor vai conseguir optar por uma porta mais customizada e que tenha mais conexão com o design do imóvel.

Consumidor 4.0

Essa tendência da personalização na indústria é uma resposta ao novo perfil do cliente. O Consumidor 4.0 exige mais personalidade e experiência, tanto no produto quanto no atendimento. Para eles, as tecnologias são o principal caminho para atingir esses objetivos. 

De acordo com uma pesquisa da Dassault Systèmes, 83% dos consumidores desejam que os produtos ou serviços sejam personalizados conforme as suas necessidades em um período curto de tempo. Contudo, só 21% estão dispostos a esperar 4 ou mais dias para a entrega do produto personalizado. 

Ainda sobre a mesma pesquisa, os consumidores estão dispostos a pagar 25,3% a mais por conta da personalização. Porém, eles também esperam uma economia de 25,6% por oferecer os seus dados. Apesar dessa contradição, a personalização na indústria pode ser uma resposta que ajudará a diminuir os impactos e os desafios da Covid-19 no setor e aumentar a lucratividade. 

Personalização na indústria: na prática

Na produção a personalização da indústria é realizada com a ajuda das tecnologias. São elas: 

  • Impressão 3D: a impressão 3D facilita e otimiza a produção com a criação de camadas e objetos de forma tridimensional. A modelação digital dá espaço para o produto físico, o que reduz o custo de material e automatiza os processos;
  • Softwares de gestão: eles utilizam o conceito de Big Data (grande quantidade de armazenamento de dados), assim como a maioria das tecnologias, para prever as possíveis necessidades do consumidor. Além de simplificar a gestão com as informações arrecadas de cada setor da indústria.
  • Inteligência artificial: é usada tanto no atendimento ao cliente quanto na produção de fato. Com ela, por meio das informações coletadas, é possível programar ações repetitivas que automatizam os processos. E, ainda, auxilia na predição das demandas do consumidor.
  • Internet das coisas (IoT): o conceito dessa tecnologia é interligar todos os setores da indústria com aparelhos conectados a internet, para automatizar os processos. De novo, aqui a utilização e a integração dos dados simplifica na personalização na indústria de acordo com as necessidades do consumidor;
  • Robótica: são aparelhos robotizados que utilizam da inteligência artificial para reconhecer padrões e criar produtos de forma mais rápida. Por isso, eles facilitam e agilizam a personalização em grande escala.

Essas tecnologias tornam a fabricação de produtos personalizados possível por seguirem um padrão de montagem parecido com os que são produzidos em série. Assim, a automatização das máquinas e equipamentos tornam a produção de portas personalizadas mais ágil e efetiva.

Vantagens da personalização na indústria de portas

personalização na indústria

Uma pesquisa da Forrest sobre Rich Relevance, uma empresa que oferece experiências personalizadas ao cliente, aponta para um aumento de 89% na taxa de conversão e uma aumento de 10% na receita geral. Isso só foi possível graças a personalização.

Tanto para a construtora quanto para o lojista, as vantagens, além do que já foi dito anteriormente, podem ser vistas por conta do valor agregado ao produto. Isso graças a  otimização dos processos, o aumento da produtividade, a diminuição de erros e retrabalhos, além da redução de insumos, recursos e desperdícios. 

Em resumo, com a personalização na indústria de portas a competitividade no mercado aumenta. A construtora ou o lojista que resolver apostar na customização será o escolhido pelo cliente. Isso porque, como é mostrado pelas pesquisas citadas anteriormente nesse texto, o consumidor atual está mais disposto a encontrar e a pagar por produtos personalizados e que correspondam com as suas necessidades.

A Rohden Portas está atenta a essa tendência

A Rohden Portas é uma empresa que está atenta às tendências e necessidades do consumidor. A construtora e o revendedor que apostam em nossos produtos ganham mais vantagem no mercado. Isso porque nós acreditamos em qualidade e em um produto mais responsável ambientalmente.

Além disso, temos um catálogo completo com diversas opções de portas personalizadas para os seus clientes. E em todas é possível customizar o tamanho e os detalhes para corresponder com o projeto e as expectativas dos mesmos.

O Kit Porta Pronta é o nosso principal exemplo de personalização na indústria e automatização. Isso porque o kit pode ser produzido em diferentes tamanhos e diversos padrões de acabamento e de pintura. Além de tudo, os batentes são reguláveis e o kit já vem montado, parafusado e pintado para otimizar o tempo.

Aposte em personalização na indústria de portas com a Rohden

Nesse conteúdo você viu o conceito por trás da tendência da personalização na indústria de portas, como funciona essa customização e as vantagens em apostar nesse novo movimento. 

E, por isso, se você quer saber como a Portalli Portas aumentou o seu faturamento em 20% com o Kit Porta Pronta da Rohden Portas, clique abaixo para baixar gratuitamente o nosso case.

personalização na indústria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.