Arquitetura 2024: saiba como inovar nos projetos

Inovar nos projetos de arquitetura

Todo ano surgem novidades que acabam impactando na previsão das tendências do período. O mesmo serve para a arquitetura 2024! Para esse ano, alguns pontos continuarão se repetindo e outros ganharão mais destaque. 

Ficou curioso? Então continue a leitura para saber como inovar através da arquitetura 2024!

O que esperar da arquitetura 2024?

A arquitetura 2024 irá reforçar a funcionalidade, estética, conforto e criatividade! Esses elementos vêm sendo incorporados ao design com o passar dos anos, e a expectativa é de que continuem em alta! Afinal, muitas tendências têm vida longa, apesar do constante surgimento de novidades.

Além disso, o comportamento dos consumidores guiam as mudanças e, por isso, são as principais fontes de previsão de tendências. As cores do ano, definidas por algumas marcas de tintas, são grandes exemplos desse movimento. 

A Suvinil, por exemplo, definiu “Conforto”, como a cor do ano. “Conforto traz o tom da pureza, de algo não poluído. Um tom de azul ideal para trazer frescor para mentes aceleradas com todas as mudanças que estamos vivendo. Como um abraço carinhoso que desejamos tanto”.

Já a Coral definiu “Lugar de Afeto”, como a cor de 2024. “Lugar de Afeto e suas paletas complementares podem ajudá-lo a criar um ambiente com sensação de pertencimento. É uma cor gentil e delicada que traz positividade para a nossa vida”.

Elas são consequências do que temos visto com o passar dos anos, desde a pandemia: a busca pelo bem-estar. As privações causadas pelo isolamento mudaram a visão das pessoas quanto à importância das relações sociais e ambientais.

Nesse sentido, as tendências da arquitetura 2024 continuam seguindo tal padrão de comportamento. Portanto, o objetivo permanece tornar os espaços cada vez mais funcionais e confortáveis, sem perder a personalidade de cada design.

Para descobrir quais são as tendências de 2024, continue a leitura!

Vidros a favor da beleza e desempenho

Vidros a favor da beleza e desempenho

Os vidros são materiais extremamente importantes para a arquitetura 2024! Isso porque a flexibilidade e sustentabilidade deles conversam com as preferências e preocupações dos consumidores atuais.

Além disso, por serem, em sua maioria, incolores, geram maior elegância e se complementam com o design escolhido. Sem contar que os vidros temperados também garantem maior segurança. Portanto, podem ser usados de diferentes formas.

A expectativa é de que continuem sendo utilizados:

  • Como divisores de cômodos, para gerar amplitude;
  • Em móveis;
  • Em varandas;
  • Em sacadas.

Ainda, podem (e devem) ser aplicados como elementos capazes de contribuir com o conforto térmico, controle da iluminação e climatização dos espaços.

Portas como elementos da arquitetura

Portas como elementos da arquitetura

As portas continuam sendo utilizadas como componentes importantes para a arquitetura 2024! Principalmente quando o assunto é versatilidade e integração de ambientes (outras grandes tendências do setor)! 

Afinal, o que o consumidor busca atualmente é a multifuncionalidade dos cômodos.

Ou seja, o mesmo espaço de uma casa precisa ser aprimorado e utilizado de maneira a atender à rotina com maior eficiência. Dessa forma, a porta se torna responsável por solucionar problemas de espaço.

Contudo, ao mesmo tempo que garante a divisão inteligente dos cômodos, ela também concorda com o design no lado interno e externo. Sempre com muita criatividade e personalidade. 

Por isso, a Porta de Correr, Portas Deslizantes e a Porta Shaft são alguns dos principais modelos que ganharão destaque em 2024. Elas ocupam menos espaço e garantem modernização ao destacar os diferentes cômodos.

O vidro, inclusive, pode, e deve, ser incorporado às portas. Nesse contexto, ele tem a função de promover:

  • Amplitude do ambiente;
  • Economia de espaço;
  • Qualidade de iluminação.

Em resumo, é preciso optar pela porta capaz de garantir a valorização técnica e estética. Assim, deve-se assegurar a completa harmonia entre estilo e utilidade. Sem deixar de lado a qualidade, a durabilidade, resistência, o conforto e a beleza.

Saiba utilizar as portas como elementos de decoração nos projetos. Acesse e baixe o conteúdo!

Sustentabilidade

Sustentabilidade na arquitetura

A sustentabilidade continua sendo uma tendência para a arquitetura 2024 e para os próximos anos. As pessoas estão cada vez mais conscientes das responsabilidades ambientais delas. Por isso, buscam o consumo responsável e sustentável.

A sustentabilidade interfere na decisão de compra de 95% dos consumidores brasileiros! Isso inclui as opções ecologicamente corretas para a decoração das casas, desde materiais recicláveis até produtos com baixo impacto ambiental.

Como é o caso dos vidros, por exemplo! Além de ser um material reciclável, ele é capaz de garantir maior conforto térmico. O que reduz o uso do consumo de energia e, consequentemente, as emissões de gases do efeito estufa.

Além disso, o uso de madeira de reflorestamento também é uma excelente alternativa para a promoção da sustentabilidade na arquitetura 2024. Ela pode ser aplicada em móveis ou em portas, por exemplo.

Luz natural

Luz natural

Em complemento ao tópico anterior, a luz natural tem se tornado um elemento extremamente valorizado na arquitetura. A fonte de energia dela colabora com a busca pela qualidade de vida, conforto e bem-estar da população.

Essa iluminação é capaz de aprimorar o relacionamento das pessoas com os ambientes em que convivem. Afinal, além de promover saúde, também garante sustentabilidade por colaborar com o controle de temperatura interno.

Nesse sentido, é possível incorporar os vidros em diferentes elementos para melhorar o aproveitamento da incidência solar.

E agora?

Essas são algumas das principais tendências da arquitetura 2024! Elas norteiam e se desdobram nas mudanças em decoração que veremos no próximo ano. Seguir essa lista é a garantia de projetos modernos, funcionais e estéticos.

E na Rohden você consegue encontrar todas elas em um único lugar! Nossas soluções seguem as principais novidades do mercado por estarmos sempre atentos às mudanças.Quer conhecer mais dos nossos produtos? Então, clique aqui e acesse o nosso site!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *