5 considerações na hora de escolher os batentes de portas

Batentes de portas

Um dos principais componentes de um conjunto de porta é o batente, projetado para que as paredes não sejam danificadas com a movimentação contínua da folha. Contudo, muitas pessoas se esquecem de avaliar os requisitos principais desse produto e sua importância no contexto geral. 

Nesse sentido, elaboramos um artigo, para que você possa ter mais informações da peça e compreender qual o papel na estrutura. Continue a leitura e saiba como escolher as melhores opções. 

O que são batentes de portas?

Batentes de portas - o que são?

Inicialmente é preciso esclarecer que os batentes de portas são componentes projetados para proteger a porta e a parede de um cômodo. Considerando uma peça com dobradiças lisas e de alta qualidade, os dispositivos aceleram o fechamento, causando avarias na parede e no conjunto. 

Por esse motivo, a instalação de um batente de porta contribui para evitar danos na peça ou na parede do cômodo. Além da proteção dos itens envolvidos, é válido acrescentar que a peça contribui para melhoria estética da prancha. 

A partir dos esclarecimentos apontados, vamos apontar os modelos mais populares de batente de porta. Como poderá verificar, cada tipo é projetado para atender uma aplicação nas residências ou imóveis comerciais, confira:

  • Batente de mola: esse modelo tem uma ponta de borracha e fica posicionado atrás da porta, geralmente no rodapé. Existem opções como molas, peças sólidas de metal, versão magnética (ímãs) e com pino de dobradiça.
  • Batentes de porta montados no chão: são essenciais para evitar danos nas paredes do imóvel. São caracterizados como duráveis e confiáveis, além de atuarem na preservação dos pisos. Vale esclarecer que esse modelo deve ser posicionado no ponto em que a maçaneta entra em contato com a parede. 
  • Batente de porta em cunha: esse tipo de batente não precisa de instalação, pois é portátil e pode ser usado em qualquer modelo de porta. O diferencial desse componente é ficar preso sob a porta de ambos os lados, evitando que a prancha se mova.

Quais as principais considerações para escolher batentes de portas?

Batentes de portas - como escolher?

Analisando as recomendações dos especialistas, elencamos 5 considerações que devem ser tomadas antes de adquirir batentes de portas. Acompanhe e identifique a situação mais adequada para sua casa ou escritório:

É válido ressaltar que para escolher batentes de portas, é preciso saber o tipo de porta, localização, finalidade e ambiente. Portanto, na maioria dos casos, um componente de mola ou de pino resolverá o problema de contato. 

Primeira dica: se a porta é fabricada com madeira maciça (entrada da casa), é melhor utilizar dois pinos de dobradiça na parte inferior e na superior. 

Segunda dica: para imóveis com fortes correntes de ar, resultando na movimentação das portas. Nessa situação, o batente de porta ideal é o magnético, para garantir que não fechem, a menos que seja preciso. 

Terceira dica: pensando no design e decoração do imóvel, escolha peças que combinem com a cor e os elementos. Uma dica bacana é escolher batentes de portas que combinem com as dobradiças e ferragens da porta. 

Quarta dica: para ambientes comerciais, os batentes de porta de parede são considerados a melhor opção. O principal motivo é evitar que a maçaneta da porta provoque impactos ou danos na parede, mas podem ser instalados em residências, sem nenhum problema.

Quinta dica: locais com alto fluxo de pessoas: esse modelo de batente de porta de parede é conhecido como guardiões, pois são desenvolvidos para manter as portas abertas em locais públicos. Além disso, podem atuar como porta de proteção, principalmente em locais movimentados como: salas de cinema, hospitais, shoppings, entre outros.

Acesse o nosso blog e confira mais conteúdos sobre portas! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *