A busca do consumidor por soluções completas

Soluções completas: é isso o que todos desejam e procuram nos dias de hoje, mais ainda quem lida com obras da construção civil. Não é à toa que muitos gestores e engenheiros responsáveis por grandes construções, e também pessoas que lidam com pequenas obras, estão dando preferência a soluções completas e práticas. Com o tempo reduzido e os padrões de qualidade cada vez mais elevados, nunca foi tão importante encontrar soluções rápidas e econômicas!

Trabalhar com prazos apertados e manter a qualidade das obras tem sido um desafio cada vez maior para os engenheiros brasileiros. A busca por itens que tragam ganho de tempo, economia e continuem sendo de qualidade é uma tendência. Isso, não só na construção civil, mas em todas as áreas de consumo do mercado. Muitos fornecedores estão atentos a essa demandam e oferecem produtos que se encaixam perfeitamente nas necessidades dos consumidores.

Soluções completas na construção civil

Para sanar problemas de mão de obra, tempo e dinheiro, a construção civil desenvolveu alguns produtos específicos, como componentes pré-moldados padronizados e kits de itens prontos.

Os kits, por exemplo, são práticos porque são produzidos em indústrias e, na maioria das vezes, já chegam prontos ao canteiro de obras. Assim, oferecem muitas vantagens! A principal delas é o aumento da produtividade: a instalação é muito mais rápida, já que os sistemas são montados previamente. Outras vantagens estão relacionadas ao desempenho assegurado por testes e rígido controle de qualidade. Também pela redução do desperdício de peças causado por erros na montagem e na instalação. Além disso, quando os kits chegam prontos à obra, a necessidade de mão de obra é menor, o que gera uma grande economia.

Kit Porta Pronta

A produção artesanal das esquadrias e portas de madeira foi uma cultura trazida ao Brasil pela colonização portuguesa. Esta cultura foi a responsável pelo surgimento de carpintarias e marcenarias, que fabricavam portas sob medida para a construção nacional. Porém, a verticalização das grandes cidades passou a exigir a padronização de portas semi-ocas nas áreas internas das construções (em substituição às portas maciças artesanais), além da sua produção em grande escala. Foi o início da industrialização da porta no Brasil, que alterava e dividia a compra em duas etapas: a do marco (batente), adquirida em uma carpintaria local, e a da folha de porta.

Essa mudança trouxe implicações tanto no cronograma da construção, como no perfil da mão-de-obra, por exigir maior precisão na execução dos vãos para a instalação das portas. Com o crescimento dos custos e a dificuldade de mão-de-obra treinada, surgiu a busca por especialistas em cada etapa da construção, entre eles o marceneiro montador de portas. Começou-se então a terceirização dos serviços de instalação, mas a base do problema continuava não sendo resolvida.

Na tentativa de romper com o processo artesanal, as construtoras passaram a criar uma central de serviços fora do canteiro. No começo dos anos 90 esta demanda sinalizou para as indústrias a urgência de abandonar a fabricação de componentes para as construtoras, estimulando-as a industrializar desde o processo de fabricação de portas até a colocação no vão da obra. E assim entram em cena as portas em kits.

Porta Branca Rohden

Vantagens

– Instalação

Contando com instalação rápida e prática, a economia de tempo e dinheiro proveniente do Kit Porta Pronta já foi comprovada tanto na Europa (onde seu uso já é comum há longos anos), quanto no Brasil. A nível de comparação, enquanto a instalação de portas pelo método convencional leva em média 2 horas, a instalação do Kit Porta Pronta gasta em torno de 20 minutos. Com ele, um profissional sozinho é capaz de instalar até 30 portas diárias.

– Mão de Obra

A rapidez e facilidade da instalação do Kit Porta Pronta possibilita uma redução significativa dos custos relacionados à mão de obra. Considerando uma instalação padrão, um funcionário consegue instalar, no máximo, 6 portas por dia. Com os kits, como já visto, esse número sobe para até 30. Apesar dessa redução de custos variar de acordo com o serviço contratado, estima-se que a redução de custos com o Kit Porta Pronta pode chegar a até 35%.

– Durabilidade

A durabilidade das portas do kit Porta Pronta depende diretamente do seu manuseio e da preparação da obra para recebimento do material.Por isso, o ideal é que a utilização do Kit Porta Pronta seja planejada desde o início do projeto da obra.

Alguns cuidados são importantes para garantir o sucesso da instalação e a melhor preservação e durabilidade do produto: Na hora da medição, recomenda-se contar com os vãos requadrados, revestimentos cerâmicos de paredes já finalizados, piso finalizado ou contrapiso com a informação em detalhes da altura do revestimento.

Também é altamente recomendado que no momento de recebimento do kit, os seguintes elementos já estejam concluídos: piso acabado, instalação de todos os vidros para proteger a porta da ação de chuvas e correntes de vento, paredes com pelo menos uma demão de pintura, kits distribuídos em seus respectivos apartamentos/sala e frente de trabalho para instalação das portas no mesmo dia do recebimento.

– Acabamento Final

A qualidade das portas de kit, após a instalação, é muito superior às portas convencionais. Isso acontece, pois, todos os componentes do Kit Porta Pronta são preparados fora do local da obra, por profissionais qualificados e especializados em pintura, acabamento e usinagem. Além disso, os fabricantes do Kit Porta Pronta contam com uma variedade de cores, texturas e formatos que nenhuma obra conseguiria oferecer por contra própria.

Desperdício de Materias

Atualmente, a gestão e reaproveitamento de materiais é uma preocupação presente no trabalho de qualquer engenheiro. Especialmente devido à todas as exigências legais relacionadas ao meio ambiente. Mas também, à necessidade de economizar o máximo de recursos possíveis na construção de uma obra.

Com o Kit Porta Pronta o desperdício de materiais da obra é drasticamente reduzido. Como todos os componentes são fabricados previamente em locais específicos e especializados, o engenheiro não precisa se preocupar com erros operacionais. Tão pouco com desperdício de materiais como tintas, madeiras, ferramentas, etc.

Já tinha ouvido falar sobre essa solução para obras? Já utilizou essa facilidade na sua obra? Obtenha mais detalhes na nossa página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.