Conheça as estratégias para aumentar as vendas de material de construção

vendas de material de construção

As estratégias para aumentar as vendas de material de construção, juntamente com o planejamento, garantem um negócio saudável. Prever cenários é uma ótima maneira de assegurar oportunidades e promover a evolução da sua loja. 

Quer conhecer quais estratégias te ajudarão a assegurar melhores resultados? Então continue a leitura!

Por que é preciso planejar as vendas de material de construção?

O correto planejamento das vendas de material de construção é essencial para manter o negócio relevante no mercado. Assim como qualquer outro tipo de plano, esse visa prever cenários e estipular estratégias que controlam o crescimento do varejo de maneira segura e consciente. 

Esse processo é ainda mais importante em momentos de incerteza e quedas, como é o caso do período atual. Segundo os últimos dados (setembro) da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), o volume de vendas varejista caiu em 0,7%, se comparado com os últimos 12 meses. 

De fato não é uma perda tão expressiva, mas que deixa o setor em alerta. Portanto, planejar as vendas e aplicar estratégias assertivas reduz os efeitos que essa queda pode gerar ao seu negócio. 

Sendo assim, é fundamental estruturar todo o processo de vendas e definir as atividades necessárias para o alcance dos objetivos e metas estipuladas. Ressalta-se que o principal objetivo é otimizar o ciclo de vendas para, assim, garantir os resultados desejados.

Você sabia que mais de 60% dos vendedores gastam seu tempo com atividades que atrapalham a sua produtividade? Logo, com tudo organizado, os vendedores estarão mais focados em suas tarefas, garantindo otimização e maior gestão de prioridades.

Ressaltamos que, para o começo de novos períodos, com virada de ano ou semestres, por exemplo, é necessário revisar esse planejamento e avaliar os resultados das estratégias. A dica é estar em constante análise para encontrar oportunidades de evolução.

Em resumo, o planejamento e as estratégias de vendas de material de construção são capazes de fornecer alguns benefícios, como:

  • Melhora no relacionamento com fornecedores e clientes;
  • Maior destaque mercadológico;
  • Retorno financeiro controlado e previsível;
  • Equipe de vendas engajada;
  • Aprimoramento da gestão de estoque e financeira;
  • Conhecimento das demandas.

Quais estratégias utilizar no varejo de material de construção?

Diante do impacto causado pelo planejamento de vendas de material de construção, a seguir listamos algumas estratégias para contribuir com os resultados do seu varejo. 

Separamos em 3 categorias para ficar mais fácil de abordá-las. Confira!

Na gestão de vendas

Na gestão é possível aplicar algumas estratégias que visam o aumento das vendas de material de construção da sua loja, já que o planejamento começa pela gestão.

Então, aqui, deve-se conhecer bem o público-alvo do varejo. Com a análise do comportamento e das demandas, juntamente com sua equipe de vendas, é possível montar um mix de produtos adequado às preferências.

Afinal, de nada adianta investir em itens que têm baixo giro e não são compatíveis com as principais dores dos seus compradores. É simples! Para aumentar o volume de vendas é necessário oferecer o que o seu cliente precisa.

Em paralelo, deve-se estudar o posicionamento do seu varejo no mercado. Isto é, analisar seus principais concorrentes e comparar com o seu desempenho. Avalie os números atuais e proponha metas realistas para os seus vendedores. Assim você evita frustrações e mantém a equipe engajada. 

Por isso é fundamental oferecer produtos de qualidade e com diferenciais, para se destacar no setor.

Em seguida, avalie os períodos em que sua loja costuma obter um maior volume de vendas. Isso ajudará a desenvolver estratégias de promoções que ajudam a atrair clientes em períodos mais fracos ou aumentar os que já costumam ser altos.

Da mesma forma, é essencial saber aproveitar as datas comemorativas do varejo para desenvolver campanhas direcionadas a elas. Com isso, crie um calendário comercial que incorpora os períodos sazonais e os que mais deseja estimular novas compras.

Também não deixe de realizar uma gestão de estoque eficiente para não perder oportunidades de vendas devido à falha de produtos, erros no inventário ou perdas de itens. 

Para o PDV

vendas de material de construção

Já no ponto de venda é essencial investir em estratégias que estimulem a experiência do cliente. Isto é, aposte na construção da exposição dos produtos de maneira inteligente. 

A sua loja deverá ter um layout que destaque os produtos. Logo, é preciso ter displays, totens, prateleiras e tudo aquilo que ajuda na apresentação dos itens. Deve-se, também, obter espaços para testes, com tomadas e maior espaço para o uso dos produtos. 

A criação de showroom é uma boa prática nesse momento. Disponibilize um espaço destinado à apresentação do produto que deseja destacar. Assim, o cliente conseguirá sentir a textura e ver se está adequado ao que procura. Destacamos que isso colabora ainda mais com a experiência de compra.

Outra dica importante é utilizar mapas de calor para encontrar pontos estratégicos do seu PDV. Aqui, uma câmera é capaz de demonstrar os lugares da sua loja que obtiveram maior número de movimentação. 

Assim será mais simples de avaliar o motivo por trás disso e usá-lo ao ser favor. Com essa informação você poderá entender melhor esses espaços com maior visitação e analisar se é devido os produtos expostos ou a boa localização. 

Com isso você poderá traçar estratégias de apresentação de itens que precisam de maior giro ou que tem um alto investimento. Tudo dependerá dos seus objetivos.

E claro, aposte em boa iluminação, para favorecer todos os ângulos do produto, e limpeza. Ambientes escuros e sujos geram a sensação de falta de cuidado e amadorismo. 

Quanto mais confortável for o espaço, maior serão as chances de boas experiências de compra e, consequentemente, alto volume de vendas. 

Afinal, essa é uma característica importante para a decisão de compra. Segundo uma pesquisa da Zendesk, 61% dos clientes recorreriam agora a um concorrente após uma única experiência ruim.

Durante o atendimento

Esse é o momento de investir em uma abordagem consultiva e que visa solucionar as principais dores do cliente. Já que muitos deles podem chegar até sua loja sem saber o nome do material de construção. Logo, precisam de ajuda dos seus vendedores. 

O objetivo não é apenas oferecer qualquer item para aumentar as vendas. Deve-se escutar o cliente e explicar os diferenciais do produto, mostrando como ele pode solucionar o problema em questão.

Aqui uma boa prática é disponibilizar treinamentos para os vendedores. A capacitação permite que eles desenvolvam e aprimorem habilidades, atendendo os clientes com empatia e respeito.

Em paralelo, uma excelente estratégia para aumentar as vendas de material de construção está no oferecimento de diferentes formas de pagamentos. Isso porque, o cliente poderá escolher a que melhor lhe convém, facilitando a compra. 

Como, por exemplo, o pagamento por meio de carteiras digitais, pix, QR Code e WhatsApp Pay. Assim como é possível evitar que o cliente enfrente filas ao disponibilizar a realização do pagamento pelo aplicativo, mesmo em lojas físicas. 

Há também maneiras de facilitar a logística com o Click and Collect. Essa estratégia permite que o cliente realize uma compra online, mas retire o produto na loja física ou em algum ponto específico, promovendo comodidade.

A prática vai de encontro a necessidade do seu negócio em gerar presença online, já que os seus clientes estão em plataformas digitais. Logo, eles são excelentes canais de atração. 

Por fim, invista em pós-venda. Ou seja, acompanhe o cliente após a compra para compreender sua satisfação com os produtos e identificar o que precisa ser melhorado, promovendo fidelização.

Próximo passo

As estratégias e boas práticas apresentadas ao longo do texto colaboram com o aumento das vendas de material de construção. Aplique-as gradativamente e avalie os resultados para promover melhorias contínuas.

O próximo passo é apostar em uma boa gestão de vendas no seu varejo de material de construção. Para isso, baixe agora nosso eBook. 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *