Construtora, como você faz a seleção de fornecedores?

Construtora, como você faz a seleção de fornecedores?

Indispensável para qualquer área do mercado, uma boa seleção de fornecedores é um dos requisitos fundamentais para garantir a qualidade do que é comprado, o cumprimento dos prazos e, consequentemente, a satisfação dos clientes finais. 

No setor construtivo, esse cuidado pode ser considerado ainda mais relevante, uma vez que o bom andamento dos projetos depende de uma série de atividades mútuas e bem programadas, que exigem total comprometimento de todos os envolvidos. 

Não é apenas a qualidade dos produtos ou serviços que importa, mas também a credibilidade dos fornecedores, sua capacidade de atender diferentes demandas, solucionar problemas e de alinhar-se às necessidades de cada construção.

A seguir, saiba mais sobre os fatores que tornam uma seleção de fornecedores tão importante e descubra quais os principais pontos que devem ser avaliados nessa etapa! Continue a leitura!

Por que é importante ter critérios na seleção de fornecedores?

Um relacionamento saudável com fornecedores é a chave para que uma construtora seja bem-sucedida em seus empreendimentos. 

Não importa qual seja a escala das operações, são os fornecedores de insumos ou prestadores de serviços que têm em suas mãos grande parte da responsabilidade de entregar a qualidade pretendida nas edificações e de cumprir os prazos propostos. 

Por mais que os preços praticados pelos fornecedores selecionados seja um fator de grande relevância, esse não é o único ponto que deve ser avaliado!

É justamente por buscar apenas por economia que muitas construtoras falham nessa seleção. Mesmo que isso garanta melhores preços, a qualidade pode ser comprometida. 

Para garantir o padrão nas construções, critérios como bons prazos de entrega, qualidade nos produtos ou serviços contratados, bem como, flexibilidade e excelência no atendimento são fundamentais. 

Muito além dos preços, são esses os pontos que realmente fazem com que os consumidores valorizem o trabalho de uma empresa no ramo construtivo, lhe conferindo uma posição de destaque perante o mercado competitivo. 

Quando a qualidade é elevada e garantida, os proprietários não se importam em pagar mais. Muito pelo contrário: quem entende os aspectos envolvidos na execução de um projeto e valoriza boas construções prefere não economizar em troca da excelência! 

Mesmo que a capacidade logística, o padrão dos serviços prestados, os recursos disponíveis, entre outros fatores semelhantes sejam os pontos centrais na seleção de fornecedores, muitas construtoras não fazem essa seleção de maneira padronizada. 

Para evitar problemas e assegurar a qualidade dos empreendimentos, esse tipo de avaliação precisa ser criteriosa e muito bem definida! No próximo item, confira quais são os principais pontos que devem ser considerados nesse sentido.

Quais os principais fatores que devem ser analisados nessa decisão?

Agora que você já sabe qual é a importância de uma boa seleção de fornecedores, confira quais são os principais critérios que a sua construtora precisa avaliar para garantir a melhor escolha:  

Cheque a credibilidade do fornecedor escolhido

Credibilidade é um fator central para qualquer mercado, principalmente em um ramo tão competitivo, complexo e amplo como o da construção civil! 

Antes de optar por um fornecedor, conferir quais são suas capacidades e de avaliar suas propostas, o primeiro passo é checar como a sua imagem é avaliada por outras empresas que já contaram com os seus produtos ou serviços. 

Além de conferir quais foram as suas experiências prévias em outras vendas ou prestações de serviços, procure pesquisar como o mercado percebe o fornecedor em questão e se sua atuação é realmente idônea. 

Mais que ter capacidade de atender seus pedidos e de praticar bons preços, é primordial contar com uma empresa comprometida com as suas necessidades, honesta em seus negócios e bem recebida pelo mercado. 

Opte apenas por fornecedores que atendam às normas técnicas e que tenham as principais certificações do segmento

Para se certificar de que seus consumidores terão imóveis de qualidade e de que a sua construtora está alinhada às principais demandas jurídicas e de excelência da área, alguns padrões precisam ser seguidos. 

Sendo assim, em sua seleção de fornecedores, exija que os fornecedores pretendidos apresentem toda a documentação que atesta o cumprimento das Normas Técnicas exigidas pela ABNT na área, bem como, os documentos ambientais necessários. 

Além disso, o indicado é optar por empresas que vão além dessas exigências básicas, contando com certificações dos principais programas de gestão de qualidade que regem a construção civil. 

De acordo com uma matéria do blog Sienge sobre o tema, entre os principais certificados que devem ser levados em consideração na seleção de fornecedores, destacam-se:

  • ISSO 9000 e ISSO 9001, referentes à Gestão da Qualidade e suas exigências;
  • ISSO 14001, que diz respeito à Proteção ao Meio Ambiente;
  • ISSO 18001 – OHSAS, que certifica um Sistema de Gestão adequado para garantir segurança e saúde ocupacionais;
  • PBQP-H, ou Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, que atesta o cumprimento dos compromissos firmados pelo mercado brasileiro em relação à assinatura da Carta de Istambul.

Priorize bons prazos de entrega

Entre as maiores prioridades de uma construtora na execução de um projeto, está o fiel cumprimento dos prazos propostos. 

Para garantir que uma construção seja ágil, primeiro é preciso certificar-se de que os responsáveis pelas entregas dos insumos e pela realização dos serviços propostos realmente consigam atender as suas demandas no prazo pretendido. 

Contar com fornecedores comprometidos em lhe proporcionar bons prazos, portanto, é fundamental para garantir que sua construtora possa realizar os serviços de maneira ágil e assim ser mais competitiva em relação aos concorrentes. 

Avalie a qualidade dos produtos ou serviços

Mesmo que a qualidade esteja diretamente relacionada aos fatores mencionados anteriormente, é papel da sua construtora avaliar constantemente que o padrão de excelência contratado é realmente correspondente ao entregue. 

Mais que checar a qualidade dos produtos e serviços durante a seleção de fornecedores, é preciso garantir que essa avaliação seja estendida durante o decorrer de toda a obra. 

Isso evita que, por exemplo, as primeiras remessas de determinados insumos sejam melhores que as últimas entregues – prática que é relativamente comum entre fornecedores mal-intencionados do ramo. 

Não deixe de levar os preços e as condições de pagamento em consideração

Por mais que tenha sido destacado que o preço não deve ser um fator central para seleção de fornecedores, ele não deve ser ignorado, afinal, não adianta adquirir produtos de qualidade caso eles sejam excessivamente mais caros que os demais. 

Entretanto, lembre-se de comparar os produtos quanto ao padrão de material, processo construtivo, qualidade do acabamento e garantia para entender o porquê da variação de preço/custo.

É preciso que exista um perfeito equilíbrio na relação de custo-benefício. Muito disso, inclusive, deve ser percebido nas condições de pagamento propostas. 

Ao fechar um acordo, garanta que a empresa ofereça bons prazos, adéque as propostas à realidade de sua construtora e comprometa-se em lhe proporcionar a melhor negociação possível.  

Sua construtora já conta com critérios bem definidos para a seleção de fornecedores? 

Se ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se tem interesse em conferir todos os modelos de portas que fabricamos, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo!Kit Porta Pronta Rohden

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *