Controle de metas da loja: entenda a importância e confira dicas de como fazer!

Controle de metas de loja - entenda a importancia

Todo bom lojista sabe da importância de ter metas, afinal, quando concretizadas, são a prova de que o trabalho está no caminho certo.

Entretanto, de nada adianta fazer mil planos se não há a mensuração dos resultados. Assim, uma gestão eficiente requer um bom controle de metas.

A partir delas, todos os dias serão guiados para um fim maior, que demandará foco e esforços da equipe. O primeiro passo, nesse sentido, é listar os objetivos de forma clara e realista, mas obviamente, sem deixar de ser desafiador.

Nesse sentido, é fundamental ter clareza do cenário em questão e agir estrategicamente para obter bons resultados, seja na sua loja ou até mesmo na vida pessoal.

Com isso e um controle de metas eficaz, o seu negócio renderá muito mais. Continue a leitura para ter mais informações e confira dicas de como controlá-las!

Por que realizar o controle de metas é tão importante?

O controle de metas é altamente importante para permitir ações estrategicamente para com o crescimento da empresa. Sem ele, você não saberá quais os rumos a sua loja está tomando, se faz sentido o trajeto atual ou não.

Sobretudo quando pensamos em metas de longo prazo, que geralmente são mais desafiadoras, aí aumenta mais ainda a relevância de se ter um controle. Ele agirá rumo aos objetivos da empresa, de modo que, na ocorrência de resultados negativos, será possível agir para contorná-los.

Uma boa ideia é pensar nessa gestão como o oposto de uma poupança. Neste exemplo, o ideal é juntar dinheiro ao máximo, e para isso, vale até esquecer dele para que se evitem aquisições por impulso. No caso das metas, é essencial manter os olhos bem atentos a ela para que com isso haja abundância.

Quais são as metas mais utilizadas?

Se você almeja elevar o nível da sua loja, precisa entender que alguns objetivos serão maiores que outros, já que ao pensar em metas, é logicamente racional pensar em pessoas. Isso porque, são elas as responsáveis por tirarem os planos do papel e transformá-los em caixa.

Deste modo, é essencial que você conheça bem seus colaboradores, suas capacidades e pontos a melhorar.

Isso fará com que seja mais simples o processo de criação de metas, pois partirá de potências reais e expectativas naturais. Após concluir essa etapa, vale a pena saber quais são as metas mais utilizadas e, que talvez sirvam como base para a criação das suas.

Podemos fazer uma divisão em dois grupos:

  • Relativas ao futuro (ou lagging indicators):

    se referem às metas que miram o horizonte ou, em outras palavras, que podem servir para antecipar tendências. Para elas serem definidas, é importante olhar para o passado e analisar determinados resultados. Por exemplo: “quantos clientes preciso atender para vender X número de portas?”. A resposta não é aleatória, mas sim baseada em vendas anteriores. Ou seja, é uma maneira de prever o que se pode alcançar;

  • Relativas ao passado (ou leading indicators):

    metas desse grupo, muitas vezes ignoradas, são as cujos resultados já foram obtidos. Por exemplo: para aumentar a quantidade de portas vendidas, um viável leading indicator seria o total de potenciais clientes gerados.

Agora que você já sabe quais são os tipos de metas mais utilizadas, está apto a ir para o próximo passo.

Controle de metas da loja: entenda a importância e confira dicas de como fazer

Como fazer o controle de metas da sua loja?

Para que você e os demais vendedores possam desfrutar dos benefícios de alcançar as metas, é essencial que elas sejam, como vimos, bem estabelecidas. Essa é uma etapa que deve ser criteriosa, realizada com calma e organização.

Contudo, desde o que se refere à elaboração dos objetivos até a finalização do período estipulado para o alcance das metas, é necessário fazer um controle. Só assim, com a mensuração dos dados, você será capaz de saber em que caminho está, o que está bom e o que pode melhorar na sua gestão e da sua equipe.

Há duas maneiras possíveis para fazer o gerenciamento da sua loja: da forma tradicional (manual), ou de forma automatizada (através da tecnologia). Fica a seu critério em qual meio investir, mas é válido pontuar que com a competitividade do mercado atual, soluções tecnológicas são úteis para otimizar os processos e assim gerar mais ganhos.

Caso você opte pelo jeito manual, uma boa dica é ter visível para todos um painel de metas, em que será possível acompanhar o impacto de cada ação dos colaboradores.

Isto é, a finalização de todas as vendas deverão ser contabilizada, uma por vez. Com um painel visual, você ainda consegue motivar os trabalhadores a irem atrás dos seus feitos, o que é de extremo valor.

Agora, se a sua escolha é pela tecnologia, um software pode ser um excelente amigo da operação. De modo simplificado, um sistema de gestão funciona para organizar as informações da loja e fazer o adequado controle de metas.

Com ele, a rotina se torna mais ágil e eficiente no que tange à administração da empresa. O excesso de papéis e uso de calculadora passam a ser desnecessários, já que o recurso é inteligente.

De todo modo, para um eficaz controle de metas, é imprescindível possuir painéis com indicadores detalhando informações como: vendas totais e por funcionário, metas, dados do estoque, entregas e situação financeira da loja.

Por fim, não esqueça de arquivar os dados e analisá-los periodicamente, a fim de fazer balanços e projetar novos patamares para o seu negócio.

Controle de metas da loja: entenda a importância e confira dicas de como fazer

E então?

Neste conteúdo, você aprendeu como fazer o controle de metas da sua loja, tendo ciência da importância desse processo. Ficou claro que definir metas é algo valoroso para uma boa gestão, certo?

Sem um planejamento e a mensuração de resultados, nada flui, pois, não há objetivo e estratégia.

Portanto, se certifique de ter metas claras, reais e desafiadoras e compartilhe com a sua equipe o quão incrível será conquistá-las. Claro, alie a todo esse cenário algumas boas doses de motivação e sua loja renderá bons frutos.

Por último, aumente as suas vendas com as 20 dicas que preparamos sobre estratégias, ferramentas e canais para a aquisição de novos clientes! Faça agora mesmo o download do infográfico!


Baixar agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *