Cor do ano 2023: conheça as tendências para o próximo ano

cor do ano 2023

A cor do ano de 2023 tende a ser a base para as tendências de design. Isso porque, há análises e estudos por trás da definição do tom ideal para o próximo ano. 

O objetivo é refletir sobre as principais transformações desse período, que influenciarão o comportamento do consumidor no futuro. 

Quer conhecer as cores para 2023? Então continue a leitura para saber quais são suas características.

Afinal, qual é a cor do ano de 2023?

A cor do ano de 2023 pode ser definida por inúmeros fatores. Geralmente, as empresas especializadas em design, decoração e arquitetura tendem a identificar a que mais condiz com as mudanças da sociedade em diferentes áreas. 

Esse é um processo que envolve muito estudo de tendência, consumo e comportamento, visando comunicar as expectativas para o próximo ano. Logo, as cores do ano são utilizadas em comunicações para despertar sentimentos e conexão com o atual.

O objetivo é contar a história através das cores e transmitir as maiores transformações sem dizer nada. A comunicação visual tem impacto em diferentes pessoas e de formas variada, as influenciado psicologicamente.

A Future Print, abordou os resultados de um experimento que citaremos aqui para melhor exemplificar os efeitos das cores. No artigo é exposto uma pesquisa em que compara dois ambientes iguais em seus móveis e decoração. Contudo, a diferença estava em suas cores: um em tons de vermelho e o outro de azul.

O intuito desse estudo era analisar, depois de um certo tempo de permanência, o que as pessoas relataram quanto aos seus sentimentos nos respectivos espaços. No quarto de tons vermelhos, elas afirmaram estarem agitadas e ansiosas. Enquanto no quarto azul, elas permaneciam mais calmas e relaxadas. 

Tendo em vista que o que apenas mudava entre esses ambientes era a cor, podemos atestar que elas são responsáveis por mudar completamente o humor das pessoas, gerando sensações variadas.

Portanto, conhecer as cores do ano e as principais tendências, é essencial para não só seguir a moda e estar antenado com o que há de novo, como também projetar de maneira eficiente, concordando com os objetivos do cliente. 

Diante disso, listamos a seguir a cor do ano de 2023 definida pela Suvinil e Coral, bem como suas características e explicação. Confira!

Cor do ano Suvinil

cor do ano 2023
Fonte: Suvinil

A cor do ano Suvinil é a Calcita Alaranjada. Esse é um tom que segue a tendência das cores que remetem à terra e ao barro. A própria Suvinil a define como sendo um laranja terroso de energia e inovação.

Essa cor, segundo a empresa, marca a transição atual em que o mundo se encontra: a chegada do “novo normal”. Com os tons de laranja dos anos 1970, a cor faz referência aos tons escavados do solo pelos primeiros ancestrais. 

O momento atual ainda é de medo, otimismo, cansaço, curiosidade e uma mistura de sentimentos. Isso se dá devido às crises em todas as esferas na sociedade. Por isso, a empresa acredita que é preciso se agarrar a simplicidade nos cheiros, gostos e texturas, tendo a cor como o grande oráculo.

De acordo com a Suvinil, ela visa manter firme o caminhar pelo presente com muita inspiração do agora e esperança do futuro. 

Por isso, se torna necessário reaprender a utilizar as cores para promover equilíbrio e organizar as histórias das pessoas. 

A Suvinil também revelou 5 paletas que acompanham a cor do ano de 2023 e visam compreender os sentimentos desse novo futuro. São elas:

  • A Exausta: cores que transmitem serenidade para gerar cura e reequilíbrio das emoções;
  • A Otimista: tons envolventes que causam positividade e possibilitam a criação de um mundo dentro e fora de casa;
  • A Empolgada: cores enérgicas para colorir a vida e a parede e, assim, trazer felicidade;
  • A Conectada: tons que conectam a natureza, tecnologia e universo para gera calma na mente e no espírito;
  • A Cibernética: tons que fazem referência aos portais energéticos ao mundo físico e digital.

Cor do ano Coral

Cor do ano 2023
Fonte: Coral

Já a cor do ano Coral é o Silêncio de Inverno. O tom é dito pela empresa como positivo e natural. O objetivo, com ela, é realizar a conexão com a natureza e tornar os espaços mais aconchegantes. 

A cor gera uma certa magia aos espaços ao referir-se ao poder transformador da natureza em sustentar e inspirar. O tom neutro remete às sementes da transformação ao reforçar a preocupação com o meio ambiente e a urgência global quanto à pauta.

O “silêncio” no nome da cor significa a plenitude na natureza, enquanto o “inverno” aborda a magia das mudanças causadas por ela.

A cor do ano 2023 Coral foi usada para ajudar a desenvolver mais 4 paletas que conversam com a tranquilidade do Silêncio Inverno. Segundo a Coral, cada uma delas conta uma história diferente:

  • Foco na Saúde Mental: contém cores mais acolhedoras e que visam gerar a sensação de nutrição à alma e à mente. Ela é inspirada nos tons naturais de jardins, florestas e bosques para promover espaços relaxantes;
  • Pensamento Coletivo: é composta por tons inspirados no campo de flores silvestres. A variação de rosa gera otimismo e fortalece o coletivo, resultando em harmonia e felicidade;
  • Bioinspiração: motivada pelas matérias-primas da natureza. Logo, suas cores são mais cruas, quentes e terrosas para gerar personalidade e profundidade aos ambientes;
  • Ciclos da Vida: formada pelas cores serenas que remetem às marés, ondas e ritmos da natureza. Sua referência às idas e vindas da vida geram calma e equilíbrio aos espaços.

Como essas cores podem influenciar os projetos?

As cores do ano e suas paletas podem ser utilizadas nos projetos de forma a estimular as sensações mencionadas por cada uma delas. É possível, inclusive, misturá-las para gerar sensação de foco, ao mesmo tempo em que se reconecta com a natureza. 

Sabemos que o consumidor estará em busca de bem-estar, conforto e maior contato com a natureza. Essas têm sido tendências apontadas nos últimos anos e que permanecerão em 2023. 

Portanto, na criação dos projetos, pense em como combinar os tons para melhor transmitir os objetivos e necessidades do seu cliente nos espaços. Não deixe de considerar todos os elementos da decoração nessa mistura de cor. Isto é, portas, móveis e elementos decorativos. 

Por exemplo, as paletas Empolgada e Pensamento Coletivo são ótimas para ambientes de convívio compartilhados, como salas e cozinhas. Da mesma forma que a Bioinspiração e Conectada são perfeitas para quartos e espaços de home office. 

E ainda, uma porta amadeirada, conversa facilmente com Calcita Alaranjada. Já as portas brancas combinam com o Silêncio do Inverno. O importante é utilizar todos os componentes ao seu favor para comunicar a mensagem que deseja.

Clique no botão abaixo para baixar o nosso eBook e entender mais como utilizar as portas como um elemento decorativo nos seus projetos. 


E agora?

Conhecer a cor do ano de 2023 é essencial para se manter atualizado e garantir que seus projetos sejam executados com excelência. Lembre-se do poder das cores em comunicar e despertar sentimentos. Então explore esses atributos de maneira estratégica.

Gostou desse conteúdo e deseja ter acesso a mais como este? Então clique aqui para entrar em nosso blog e acompanhar as tendências do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *