Cuidados com portas de madeira: saiba quais são

cuidados com porta de madeira

Os cuidados com portas de madeira são essenciais para a preservação do produto. Apesar de serem bem resistentes, há algumas boas práticas que prolongam a vida útil delas, de maneira a fornecer maior durabilidade. 

Pensando nisso, reunimos a seguir algumas dicas de como realizar esses cuidados, além de boas práticas para o momento de instalação e montagem. Confira!

Principais dúvidas quanto aos cuidados com portas de madeira

Há diversas dúvidas quanto aos cuidados com as portas de madeira. Esse é um material que exige alguns cuidados para garantir a preservação, mesmo sendo bastante resistente.

Entenda quais são os principais pontos que merecem cuidado redobrado:

Atenção com a limpeza

A limpeza antes, durante e depois da instalação é fundamental para conservar o produto, evitar manchas e mofo. 

Não faça a limpeza com água para não reduzir a vida útil das portas internas! Para limpar o chão em torno utilize apenas panos umedecidos.

Aposte sempre na flanela e produtos próprios para a madeira, sem uso de abrasivos que danificam o material, além de panos úmidos, caso necessário. Isso vale também para os acessórios que acompanham a porta de madeira. Para maçanetas, por exemplo, o recomendado é realizar a higienização com produtos antibacterianos.

Para retirar manchas e gorduras utilize o detergente neutro com ajuda de um pano levemente umedecido. Esfregue com cuidado para remover o excesso. Esses são os métodos mais seguros para a garantia da qualidade do produto.

É possível usar aguarrás em casos extremos. No entanto, o recomendado é utilizá-la apenas uma vez durante os intervalos de repintura total, já que esse produto remove a tinta. 

Já para as portas de acabamento envernizado, utilize sabão à base de óleo e retire o excesso com um pano seco. Para as portas pintadas, principalmente as brancas, o ideal é optar por produtos de limpeza domésticos diluídos com água. Eles devem ser aplicados na superfície da porta com auxílio de uma esponja.

A principal dica é acompanhar as instruções do fornecedor para identificar o produto ideal para realizar a limpeza!

Boas práticas de manutenção

Para a conservação estética, o recomendado é efetuar a pintura a cada 3 anos, podendo diminuir esse período em casos de portas externas por conta das intempéries.

Destacamos que essa é uma atividade que deve ser realizada com auxílio de um profissional da área. Isso porque ele observará as condições e avaliará se há necessidade de realizar outras manutenções.

Nesse caso:

  • Elimine pinturas soltas antes de lixar e realizar a repintura;
  • Utilize lixa grana 320;
  • Remova pó;
  • E retire contaminantes como óleo, gordura, graxa e umidade.

Lubrifique sempre que necessário as dobradiças com gotas de óleo de máquina ou grafite em pó. Para os rolamentos das roldanas o ideal é o uso dos óleos lubrificantes. Esses acessórios são fundamentais para a garantia dos cuidados com portas de madeira.

Aqui, se atente ao excesso de óleo para que não escorra e manche a porta! E claro, evite pancadas e arranhões, marcas e afundamentos. Em caso de repintura, essas marcas atrapalham a manutenção completa.

Para evitar desgastes

Para impedir o desgaste há algumas boas práticas que colaboram com os cuidados com portas de madeira. 

Dessa forma, em áreas molhadas e com o piso rebaixado, realize a instalação de maneira a nivelar elas pelo lado de fora, em cima da soleira. Isso formará um degrau que irá reduzir o contato da porta com a água.

E ainda, dê prioridade aos produtos com boa impermeabilização. Invista nas portas que tem pintura laqueada, resina e verniz marítimo, por exemplo. Avalie essa parte junto ao fabricante para identificar o melhor acabamento.

Dicas para a instalação de portas de madeira

Além dos cuidados com portas de madeira apresentados, listamos a seguir algumas dicas para colocar em prática durante a instalação do Kit Porta Pronta Rohden. Elas são fundamentais para assegurar a qualidade e durabilidade do material.

Cabe destacar a importância de optar por fornecedores certificados pela ABNT e outros órgãos reguladores. Além disso, escolha aqueles que têm autoridade no mercado quando o assunto é porta. Esses atributos garantem produtos de maior qualidade e durabilidade.

Armazenamento

Realize o armazenamento do Kit em pé, no ângulo de 80°. Vale lembrar que qualquer outra forma de armazenagem pode comprometer a qualidade do produto. Por isso, siga à risca essas orientações.

Para os Kits desmontados, estoque-os horizontalmente, apoiados em superfície limpa e plana, evitando o contato com o piso. Os alizares e os rodapés devem ser armazenados nessas mesmas condições. No entanto, é preciso, também, colocá-los em um local livre de umidade, sem apoiar outros materiais. 

Mantenha a embalagem original até a instalação de cada porta para assegurar a preservação!

Medição ou padronização

Para as portas de giro, será necessário ter alguns cuidados durante a medição dos vãos. 

O ideal é que a folga superior da porta para o batente seja de 3 mm. Enquanto para o piso esse espaço precisa ser de 7 mm.

Abaixo veja a tabela para compreender as medidas recomendadas para cada altura e largura.

Antes da instalação

É preciso que os espaços estejam devidamente prontos e preparados para receber a montagem das portas de madeira e, assim, garantir um maior sucesso durante o processo. 

Por isso, verifique se:

  • As paredes já estão com o reboco ou gesso definitivo;
  • Esquadrias de alumínio/ PVC e vidros já estão instalados;
  • Se o contra piso está nivelado ou se o piso já foi colocado;
  • Os vãos estão prontos e requadrados, com superfície lisa, respeitando os espaçamentos;
  • Não há vazamentos, infiltrações e riscos de umidade;

Além disso, evite o trânsito de pessoas e materiais pesados, como carrinhos de mão, por exemplo. Isso ajudará com a redução de danos, impactos e avarias nos materiais. 

O ideal é instalar o Kit quando não houver mais nenhuma atividade em paralelo para que a montagem seja feita sem interrupções.

Durante a instalação

Esse é o momento de pré-fixar o Kit no vão com as cunhas para dividir os espaços entre o batente e a parede. O ideal é verificar o fechamento e o prumo, além do alinhamento entre borracha e folha da porta.

Em seguida aplique a espuma expansiva, de acordo com as instruções do fornecedor. No mínimo, espere 12 horas para retirar a trava. Também confira as recomendações do fabricante para analisar se há outro tempo de espera. Aplique a espuma perto do final do expediente para facilitar a garantia de espera quanto ao tempo de cura.

Os cortes dos alizares precisam ser feitos na parte superior porque a inferior tem impermeabilizantes. Vale destacar que o mesmo se aplica às portas e aos batentes.

Logo depois utilize três pontos de cola na parte interna da aba do regulador dos alizares que serão encaixados no batente. Após esse passo, faça uma linha de cola na parte de trás deles, em toda a sua extensão.

Por fim, use silicone à base de água, e que aceite pintura, no acabamento escolhido por você, seja ele entre vistas ou paredes.

Só instale os acessórios e ferragens após a montagem completa do Kit Porta Pronta.

Para portas pivotantes e de correr, por exemplo, o recomendado é seguir as instruções de montagem do fornecedor. 

Se você deseja conhecer um pouco mais dessas e outras especificações do Kit Porta Pronta Rohden, baixe gratuitamente os nossos manuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.