Dicas de como melhorar a gestão de vendas da sua loja em 2022

gestão de vendas

A gestão de vendas da loja é um dos principais pontos de atenção para manter a saúde do negócio. Com um maior controle nessa etapa é possível garantir o sucesso nos resultados. 

Mesmo com a crise econômica, o setor de varejo da construção continua em desenvolvimento graças à mudança de comportamento do consumidor. Logo, é preciso aproveitar esse momento para melhorar a gestão e assegurar mais vendas. 

Dessa forma, esse conteúdo vai apresentar o cenário atual do varejo, além de  boas práticas que podem melhorar a gestão de vendas da sua loja em 2022.

Contexto que valoriza a gestão de vendas

Para uma boa gestão de vendas em 2022, será necessário aproveitar bem o cenário favorável atual da construção civil. Isso porque, com a pandemia de Covid-19, os consumidores precisaram passar mais tempo em suas casas. Essa mudança fez com que eles desejassem ter um imóvel mais confortável e agradável. 

Dessa forma, pequenas reformas ou até grandes construções ganharam destaque nesse período. De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em 2020, o setor de varejo de construção cresceu 11%. Enquanto a espera para o ano seguinte, 2021, era de 3,5%.

Já o mais recente resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC do IBGE) aponta para um crescimento de 5,7%, acumulado de 12 meses, no índice do volume de vendas no setor, além de um aumento de 18,3% no índice de receita.

Por isso, as previsões para o setor em 2022 continuam sendo de desenvolvimento, porém de uma maneira mais controlada. De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), citada pela Abecip, a projeção de crescimento do varejo de construção para 2022 é de 3%.

Por consequência, a gestão de vendas é o departamento que administra e coordena as operações, além da criação de estratégias que impulsionam esses resultados. Logo, é preciso entender o cenário atual para desenvolver práticas que concordem com o contexto e que auxiliem na melhora do setor.

Dicas de como melhorar a gestão de vendas

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A seguir reunimos algumas boas práticas para melhorar a gestão de vendas da sua loja e auxiliar no acompanhamento do cenário atual e das projeções para 2022.

Esteja atualizado com o mercado

Como foi demonstrado anteriormente, estar atento às mudanças do mercado é a chave para o sucesso das vendas. Os dados e pesquisas constatam alterações no  comportamento do seu cliente. 

Vale destacar que, atualmente, há um grande apelo entre os consumidores para produtos personalizados. Uma pesquisa da Dassault Systèmes, citado pela Tiinside, 25,3% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pela customização. E 83% deles esperam que os produtos e serviços se adéquem às suas necessidades.

Assim, é preciso estar atualizado com o perfil atual do consumidor para entender como abordar as vendas e quais produtos adquirir na sua loja. O mix de produtos é um dos elementos mais importantes para a saúde do negócio. E ele só consegue ser montado a partir de uma boa análise do seu público. 

Da mesma forma que estar atento a períodos sazonais também pode ajudar a compreender o comportamento do consumidor e do mercado.

Bons fornecedores

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Ter bons fornecedores também faz parte da dica anterior. É preciso estabelecer negócios com provedores externos que garantem qualidade e boa entrega. Sem o produto fornecido por eles não haverá venda na sua loja.

É importante que essa parceria seja benéfica para o seu negócio. Então procure por fornecedores responsáveis com o prazo de entrega, com boa reputação e com um custo x benefício vantajoso.

Controle de estoque

O controle de estoque afeta diretamente no mix de produtos ideais para o seu cliente. É essencial ter um controle organizado e bem administrado para entender, também, o comportamento do mesmo. 

E se você ainda não adotou o sistema de controle das Curvas ABC, é preferível que passe a utilizar. Isso porque essa é uma metodologia que separa os produtos em grupos de importância, sendo o A o mais importante. 

Dessa forma, é possível analisar melhor quais produtos estão sendo mais aderidos pelos seus clientes e o impacto de cada um nas vendas.

Sustentabilidade

A sustentabilidade vem sendo o conceito mais importante dos últimos anos. Contudo, depois da Covid-19, como já foi citado, alguns comportamentos foram antecipados e reforçados. E a sustentabilidade foi uma dessas. 

Segundo a pesquisa sobre o novo consumidor brasileiro pós Covid-19 da McKinsey e Company, 60% dos consumidores estão fazendo mudanças nos seus estilos de vida para diminuir os impactos no meio ambiente. E a conclusão da pesquisa é de que as pessoas estão buscando marcas que desempenham um papel importante na sociedade.

Controle financeiro

O controle financeiro eficiente precisa estar em conjunto com o controle de estoque. Com as informações dos dois setores é possível ter uma visão mais ampla de qual produto amplia as vendas e gera lucros. 

Não adianta ter um equipamento que venda, mas que também não seja vantajoso para a saúde financeira do negócio. 

Uso de tecnologias na gestão

As ferramentas tecnológicas e a automação dos processos facilitam o dia a dia da gestão. Além disso, com elas fica mais fácil analisar métricas e indicadores importantes para auxiliar nos planejamentos estratégicos. 

A digitalização do negócio também é uma tendência para os próximos anos. Ainda segundo a pesquisa da McKinsey e Company, sobre o comportamento do consumidor pós-Covid-19, a crise sanitária acelerou o processo de digitalização das empresas.

Com isso, atividades que antes eram vistas como essenciais no mundo físico, hoje também passam a ser realizadas no virtual. No Brasil, já 26% dos entrevistados usam videoconferência para uso profissional e 40% dos brasileiros estão realizando mais compras online. Vale destacar que 35% pretendem diminuir idas a lojas físicas após a pandemia.

Esse comportamento demonstra a necessidade de virtualização das lojas. Os e-commerces estão sendo, cada vez mais, uma solução viável para os consumidores. E se os clientes estão comprando mais no ambiente digital a sua marca precisa estar presente nesse espaço para aumentar as vendas.

Aposte em inovação

Esse conteúdo abordou o contexto atual do mercado varejista, que favorece o desenvolvimento de novas estratégias de vendas. Apresentamos algumas das principais dicas para aproveitar o momento atual e, ainda, melhorar a gestão comercial da sua loja.

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