Você sabe a diferença entre laca industrial e laca artesanal?

Você sabe a diferença entre laca industrial e laca artesanal?

Com o objetivo de agregar vivacidade e beleza aos ambientes, a laca é um dos acabamentos mais utilizados em móveis e itens de madeira. Geralmente associada à sofisticação, a laca industrial ou artesanal é um acabamento marcado pela versatilidade.  

Com uma infinidade de tons e sendo possível aplicá-la em diversos tipos de móveis – neste caso nosso foco é nas portas – a laca se destaca onde é aplicada. Entretanto, é comum surgir a dúvida sobre qual tipo de laca é melhor e qual é a diferença entre a industrial e a artesanal.

Neste conteúdo você pode aprender um pouco mais sobre estes dois tipos de laca. Continue a leitura para conhecer as principais características e diferenças entre elas, e assim saber qual a melhor opção! 

Laca industrial

A laca industrial é uma pintura realizada através de um rolo 100% industrial e conta com secagem ultravioleta. 

Vale ressaltar que além de se tratar de um importante elemento estético, é a laca que assegura mais durabilidade ao material e também resistência contra eventuais danos

Inclusive, esta é uma das principais características da laca industrial: resistência, tanto com relação ao amarelamento, como também ao tempo de uso. E ainda tem a vantagem de maior praticidade na hora da limpeza. 

Não apenas, mais um diferencial no processo de aplicação da laca industrial é a velocidade de pintura, que é bastante rápida. Inclusive, acabou de pintar, já sai a porta seca atrás do rolo de pintura.

A laca industrial apresenta bom custo-benefício

Esse tipo de laca apresenta algumas vantagens interessantes, incluindo maior eficiência e menor custo, dando origem a uma favorável relação de custo-benefício para quem opta por ela. O que é ótimo, mas ainda está longe de ser todo o seu potencial.

Um produto funcional, a laca industrial garante resultados surpreendentes, com acabamento liso, uniforme e sem manchas. Sendo uma ótima opção desde empreendimentos com menor valor agregado, até os mais robustos e exigentes.

Ou seja, mesmo com um custo menor, a qualidade se mantém intacta, logo, a laca industrial é apta para ser implantada em produtos de maior padrão, ou melhor, nos mais diversos empreendimentos que buscam elegância, resistência e durabilidade. 

Laca artesanal

No caso da laca artesanal, trata-se de uma pintura onde a base também é feita através do rolo industrial. 

A diferença quanto à industrial é no acabamento dela, onde leva pintura artesanal – sempre pintura spray/pistola. Ainda, este acabamento diferenciado é responsável por um resultado mais sedoso.

A laca artesanal se destaca através do design diferenciado

A laca artesanal é recomendada para empreendimentos de alto padrão. Ou seja, se você tem um público mais rigoroso, que busca por um toque maior de requinte, um produto sofisticado, esse tipo de laca é a melhor opção.

Em contrapartida, essa pintura não tem a mesma resistência contra o amarelamento, se comparada à laca industrial.

Com isso, seu principal destaque e vantagem está relacionado ao design diferenciado, com textura única, perceptível ao toque. Agregando assim, maior sofisticação em projetos mais robustos e de padrão superior.

E então?

Neste conteúdo, você pôde conferir de forma clara e objetiva, as principais características da laca industrial e laca artesanal, bem como suas semelhanças e diferenças.

Com as informações apresentadas neste material, podemos concluir então que a maior diferença entre as duas, basicamente, é que a artesanal tem um toque mais sedoso em comparação com a industrial.

No entanto, isso não faz uma pior e outra melhor. Na verdade, depende do seu projeto, decoração, ambiente e requisitos da construção. Aqui vão algumas dicas para saber qual a melhor opção, de acordo com suas demandas:

  • Busca custo-benefício?
  • Seu projeto é de alto padrão?
  • Quer mais durabilidade e resistência?
  • Quer integridade visual por mais tempo?

Respondendo estas questões, alinhado às informações presentes neste conteúdo, fica bem mais fácil escolher entre laca industrial e laca artesanal. Se você quiser saber mais ou até esclarecer possíveis dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco.

1 comentário em “Você sabe a diferença entre laca industrial e laca artesanal?”

  1. Boa tarde vocês fazem a montagem das portas também sou de Lages sc se não fazem a porta vem com as vista solta ela e colada ou pregada se for pregada não dá acabamento depois de montada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *