Divisão de ambientes: utilize as portas a seu favor

Divisão de ambientes

A divisão de ambientes precisa ser estruturada de maneira a aproveitar e otimizar espaços. E em casos em que isso não será possível, o ideal é apostar em soluções estratégicas que resolvem esses problemas. Como é o caso de alguns modelos de portas. 

Para entender melhor o papel deste componente na separação espacial, continue a leitura! Destacamos neste texto a importância desse processo e do uso de portas em benefício dele. 

Vamos lá?

Importância da divisão de ambientes eficiente!

A divisão de ambientes é extremamente importante em qualquer projeto. A eficiência dessa prática impacta diretamente no dia a dia dos moradores e, consequentemente, na satisfação deles. 

Ou seja, essa divisão é responsável pela amplitude e otimização dos ambientes. O intuito, aqui, é tornar a circulação de pessoas uma prática facilitada e fluida, simplificando o convívio e a rotina. 

Portanto ela também afeta o bem-estar. Mas para isso, é essencial a integração inteligente entre os cômodos. Dessa forma, é uma excelente maneira de aproveitar bem os espaços e agregar funções. 

E essa é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos, como consequência da pandemia. Por passar mais tempo em casa, devido ao isolamento social, as pessoas apostaram na reforma para tornar os ambientes multifuncionais e confortáveis

Segundo a pesquisa apresentada pelo Exame, em 2022, 42% dos brasileiros sentiam-se mais conectados com suas casas desde o início da pandemia. E 57% afirmam que continuarão a investir em seus lares mesmo após a pandemia.

Por isso que, inclusive, entre 2016 e 2021, “reforma” foi um dos termos de maior busca no Google.

Dessa maneira, flexibilidade é a palavra de ordem aqui! É necessário garantir que, quando necessário, os cômodos sejam segregados ou integrados. Tudo isso, é claro, de acordo com o design e a estética arquitetônica projetada.

Sem contar que a correta divisão de ambientes colabora com a circulação de ventilação e iluminação natural, além de privacidade. Conforme um artigo, inclusive, a privacidade nem sempre foi considerada nessa divisão espacial. 

“(..) Através do arranjo físico o designer pretende delimitar espaços para que a privacidade seja respeitada mesmo não havendo um cômodo específico para cada morador. Mas ela pode ser exercitada através dos móveis que visem a delimitação de área”.

Como utilizar as portas internas a seu favor?

Como utilizar portas internas a seu favor

Na busca pela perfeita divisão de ambientes, sabemos que a seleção de layout, de móveis e itens de decoração são fundamentais. Contudo, já parou para pensar no papel das portas internas neste processo?

Pois bem! Não é nenhuma novidade que elas cumprem a função de separar e isolar espaços. Contudo, esse processo pode ser ainda mais estratégico e inteligente. É essencial que elas sejam pensadas e consideradas como integrantes do conceito planejado.

Ou seja, devem gerar versatilidade nos imóveis, aproveitar os espaços e garantir uma comunicação coesa e fluida entre eles. O ideal é que delimitem os ambientes sem excluí-los.

Além disso, devem ser capazes de conversar bem com o design de cada ambiente, tanto no lado de fora quanto no de dentro.

Então, veja a seguir, algumas opções de portas internas que contribuem para a eficiência e multifuncionalidade da divisão dos ambientes.

Saiba utilizar as portas como elementos de decoração nos projetos. Acesse e baixe o conteúdo!

1. Portas de giro

As portas de giro são opções inteligentes para a divisão de ambientes. Elas também são conhecidas como ‘porta de abrir”, popularmente. É o principal modelo de porta interna usada em residências.

Essa porta pode ser tida como uma porta comum, com dobradiças, guarnições e um batente. Contudo, é extremamente versátil! 

Afinal, garante beleza e aconchego aos espaços. Tudo isso sem prejudicar a resistência à umidade, segurança, funcionalidade e conforto. 

Sem contar que são inúmeras as possibilidades de porta de giro, desde pinturas laminadas, detalhes em vidro, frisos e acabamentos especiais. Com ampla variedade de material e cor, o modelo agrega ao design ao mesmo tempo que ajuda a desenhar a circulação dos ambientes.

Por isso, é perfeita para projetos de grande tamanho, que não precisam da otimização de espaços. Além disso, é indicada para qualquer ambiente, principalmente àqueles que necessitam de mais durabilidade, como o banheiro.

2. Porta pivotante

Já a porta pivotante, apesar de funcionar de maneira semelhante a de giro, não conta com dobradiças. O movimento dela é realizado com base em um pino “pivô”, instalado na parte de cima e de baixo das extremidades da porta.

Dessa forma, tende a ser mais larga e promover a perda de vão útil de passagem. Contudo, por ser uma porta maior, o espaço de instalação passa a ser otimizado. 

Além disso, ela possibilita a abertura por dentro e por fora. Portanto, valoriza a estética e a circulação entre os espaços, garantindo maior fluidez.

Assim, é uma excelente opção para divisão de ambiente por garantir um design mais coeso e completo, livre de interferências visuais. O que, é claro, gera maior sofisticação.

3. Porta de correr

Com a diminuição dos ambientes internos, a porta de correr acaba se destacando na divisão de cômodos. Afinal, a principal função dela é otimizar o espaço de maneira prática, sem comprometer a decoração e a privacidade.

A porta de correr é uma opção funcional, principalmente em projetos de menor tamanho. O seu movimento horizontal soluciona problemas de espaço por ampliá-lo. 

Tudo isso ao mesmo tempo que serve como item de decoração, agregando sofisticação e modernidade.

Além disso, ela permite uma maior customização e criatividade durante a decoração. Também é versátil por possibilitar a integração de espaços, quando necessário e por limitá-los também. 

A flexibilidade dela contribui, igualmente, para a circulação de pessoas, ventilação e iluminação natural.

Por isso, é ideal para garantir cômodos multifuncionais. Pode ser aplicada desde cozinha e áreas de serviço, as delimitando, até em closet e áreas externas.

Leia também: Portas de correr e cômodos multifuncionais: como ganhar espaço com o uso desse modelo de porta?

4. Porta de embutir

As portas de embutir, que são um tipo de porta de correr, também são responsáveis pela otimização dos espaços. Esse modelo é discreto e ainda combina, perfeitamente, a integração ou a separação de ambientes, com grande apelo visual. 

Por, muitas vezes, dar continuidade ao design, é uma opção inteligente para a economia de espaço. Ela promove privacidade e inclusão a diferentes cômodos. Por exemplo, é ideal para a divisão estratégica de escritório e quarto. Ou, até mesmo, entre sala e cozinha. 

A sua característica discreta, separa áreas sem atrapalhar a decoração ou ocupar mais do que deveria. Aqui a inovação anda lado a lado da personalidade!

Leia também: Arquitetura 2024: saiba como inovar nos projetos

5. Porta com visor e porta com ventilação

Apesar de serem modelos diferentes, elas possuem a mesma função: garantir a divisão eficiente em ambientes com pouco espaço e que não permitem o uso da criatividade e inovação

Elas solucionam adversidades de tamanho, sem deixar de lado o bem-estar. Enquanto a porta de visor colabora com a incidência da iluminação e gera amplitude, a porta com ventilação contribui para o conforto térmico

Além disso, a primeira é ideal para ambientes comerciais ou com pouca iluminação, como cozinhas e áreas comerciais. Já a segunda é ideal para armários e espaços com baixa ventilação, como banheiros e áreas de serviço.

Leia também: Projetos arquitetônicos: como manter a privacidade sonora de um ambiente sem perder o contato visual?

E agora?

A divisão de ambientes precisa ser estratégica, principalmente em aqueles projetos em que o tamanho é um grande problema. E como vimos, para solucioná-lo, basta apostar em soluções criativas e inovadoras.

Agora que já entende o papel das portas nessa separação, que tal conhecer as opções e modelos oferecidos pela Rohden? Inclusive, a Linha Deluxe pode ser aplicada em portas de giro, pivotante, de correr, de embutir, porta com visor e porta com ventilação.

Cabe destacar que nossas portas são certificadas e são modernas e resistentes. Então, clique no botão abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo completo!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *