Entenda como a pintura UV proporciona mais qualidade e durabilidade para as portas

pintura UV

A pintura UV é uma solução tecnológica que oferece maior durabilidade e qualidade aos produtos. Se aplicada às portas de madeira, essa técnica tende a aprimorar o acabamento dessas peças, garantindo maior eficiência.

Por isso, reunimos neste texto as principais características e os benefícios desse método. No fim, apresentamos também os diferenciais Rohden para você apostar em inovação e modernidade com as nossas portas. Acompanhe!

O que é pintura UV?

A pintura UV diz respeito ao processo de cura com a utilização de raios ultravioletas. Esse é um procedimento, relacionado ao acabamento do material, que facilita e agiliza o processo de produção. Ou seja, após o procedimento de pintura, o material é exposto às luzes UV para realizar uma secagem. 

Destaca-se que essa pintura é livre de solventes. Isto é, essa prática utiliza o emprego de oligômero como resina e um monômero como diluente, simplificando ainda mais o procedimento.

Contudo, de acordo com um estudo sobre esse método, deve-se ter um controle maior com o processo de cura para obter melhores resultados. Essa análise precisa focar em pontos como:

  • A potência da lâmpada, avaliando se a mesma está emitindo energia suficiente no comprimento de onda desejado;
  • Medição da quantidade de energia que o material recebe durante a exposição;
  • Estabelecimento do parâmetro de cura para diferentes substratos, tintas e vernizes;
  • Determinação do ajuste ideal do equipamento de cura para oferecer aperfeiçoamento do processo como um todo.

Com tudo controlado e avaliado, o processo de cura UV garante maior qualidade ao objeto. A pintura ocorre com a polimerização. Em outras palavras, as lâmpadas ultravioletas sensibilizam o material, realizando a solidificação em uma reação em cadeia. Isso ocorre graças aos fotoiniciadores do revestimento que facilitam a absorção dos raios UV.

Por isso a importância do controle e da escolha adequada das lâmpadas, tintas e revestimentos. O material deve ser capaz de absorver os raios UV. Caso contrário, não será possível realizar a cura através desse método.

Além disso, atente-se, também, às especificações de voltagem e amperagem recomendadas nas lâmpadas. Vale ressaltar que elas podem ser fabricadas com mercúrio, com Indium ou Gallium. Isso porque esses elementos são fundamentais para garantir melhores emissões de UVA, essa que é uma característica importante para a secagem de maneira superficial.

As vantagens da pintura UV em portas

pintura UV

As portas são elementos importantes para a composição e eficiência de um ambiente. Esse é um componente que agrega diversas funções, como a capacidade de oferecer isolamento acústico e térmico, segurança e conforto. 

Portanto, recomenda-se a escolha de portas resistentes para evitar a troca em períodos curtos de uso. A escolha pela qualidade precisa ser um critério relevante durante a decisão de compra. E isso inclui o processo de acabamento utilizado na fabricação da mesma. 

A pintura UV em portas possibilita mais algumas outras vantagens. São elas:

  • A secagem é mais rápida;
  • É uma opção mais sustentável por ter uma redução no gasto de energia elétrica, se comparado a secagem por infravermelho;
  • Acabamento detalhado e com selagem eficaz;
  • Esteticamente aprimora o padrão da pintura;
  • Maior possibilidade de realização de diversas camadas de pintura;
  • Processo produtivo rápido e ágil;
  • Maior segurança com a redução de acidentes, explosões e emissão de substâncias tóxicas;
  • Melhora no acabamento gerando maior valor agregado e durabilidade.

Invista em portas de qualidade

As pinturas em UV são soluções tecnológicas que garantem a integridade da porta por mais tempo e permitem uma maior qualidade ao processo de pintura. No entanto, é preciso destacar que elas são influenciadas por todo o procedimento utilizado na fabricação das portas.

Então, é preciso identificar todas as etapas e materiais utilizados até a fase de acabamento. E a Rohden não só usa essa tecnologia na fabricação de suas portas, como também tem um maior cuidado durante todo o processo de produção das mesmas.

Destaca-se que todas as etapas e fases são fundamentais para a qualidade e durabilidade da peça. Cada procedimento altera ou acrescenta um atributo às portas. Por isso se faz importante conhecê-las.

Logo, além da pintura UV, a Rohden utiliza outro processo. As portas Rohden são produzidas com pintura laqueada. Esse é um procedimento que também é feito na fase de acabamento para aumentar a vida útil do produto. A pintura automotiva oferece maior resistência e durabilidade nas peças, focando nos preenchimentos dos detalhes.

Essa solução também uniformiza a pintura e esconde detalhes que poderiam ser mais aparentes. A laca também colabora com uma cobertura mais eficiente da madeira, apagando manchas e imperfeições sem precisar de mais de uma demão de tinta.

Após o processo de pintura laqueada ocorre a secagem em UV. Os dois procedimentos combinados garantem maior durabilidade e qualidade estética à peça, aumentando o padrão das portas Rohden.

Por que apostar na Rohden?

pintura UV

Somos uma empresa especializada, líder, pioneira e referência na fabricação de portas, com mais de 80 anos de história e preocupação com a entrega de produtos de qualidade.

Além disso, temos processos focados em uma produção mais tecnológica e moderna, alinhada às pesquisas do setor. E não deixamos de oferecer treinamentos constantes e de participar de feiras e eventos para aprimorar nossa expertise e nos manter atualizados à demanda do mercado.

A nossa política está ligada ao compromisso com o meio ambiente. Por isso, atestamos que não possuímos nenhum envolvimento com madeiras ilegais. Inclusive, temos florestas plantadas com a finalidade de obtermos nossas madeiras de reflorestamento consciente e seguro.

Isso significa que as árvores são plantadas com o objetivo de serem retiradas para o uso comercial próprio. Em seguida, são replantadas no mesmo local para manter o ciclo. Assim, reconhecemos nosso papel como empresa cidadã não adquirindo nossa matéria-prima de lugares ilegais.

Esse tipo de solução oferece diversos benefícios, como um maior controle de qualidade e a redução do desmatamento de matas nativas, por exemplo.

Todos esses detalhes garantem uma maior responsabilidade com a eficiência do material e com a durabilidade das nossas peças, sem agredir o meio ambiente e a região em torno.

Invista em inovação e eficiência com quem é pioneiro

Apresentamos nesse texto as características da pintura UV e como essa solução pode gerar maiores benefícios relacionados a durabilidade e produtividade às portas de madeira. Bem como, demonstramos os diferenciais Rohden e as características que nos tornam especialistas na entrega de produtos de qualidade. 

E se você deseja conhecer mais as nossas soluções e o nosso portfólio, baixe gratuitamente o nosso catálogo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.