6 dicas para sua construtora entregar empreendimentos dentro do prazo!

6 dicas para sua construtora entregar empreendimentos dentro do prazo!

Entregar empreendimentos dentro do prazo é fundamental para conquistar a confiança do cliente e consagrar sua marca. Já que, em caso de atrasos, podem ocorrer complicações, principalmente junto aos clientes.

Sabemos que imprevistos podem acontecer, no entanto, existem algumas ações que podem minimizar possíveis prejuízos e ainda manter a obra dentro do prazo, sem maiores transtornos e gastos extras.

Pensando nisso, neste artigo vamos apresentar 6 dicas para ajudar sua construtora a entregar empreendimentos dentro do prazo. Continue a leitura e saiba quais ações precisam ser definidas para executar as obras dentro das datas previstas!

Importância de entregar empreendimentos dentro do prazo

Tenha em mente que entregar a obra dentro do prazo é um fator muito importante, mesmo que sua construtora esteja diante de projetos que este não seja um fator crítico. 

O fato de respeitar a data de entrega de um empreendimento é extremamente relevante para um cliente. Até porque, quando ocorre atraso, ele pode se sentir desconfortável e até mesmo decepcionado, já que tem expectativas acerca do projeto.

Quando a construtora não é capaz de entregar empreendimentos dentro do prazo, além do cliente perder a confiança, isso pode significar também uma redução na lucratividade. Até porque, a maioria dos contratos contém multas e indenizações em caso de atraso na entrega do projeto.

É preciso desenvolver um minucioso cronograma da obra e o monitorar frequentemente. Qualquer imprevisto deve ser analisado, com o objetivo de identificar qual o motivo e qual ação corretiva deve ser realizada.

Agora, confira algumas ações, que quando executadas, podem garantir o andamento correto da obra dentro do prazo estipulado!

1. Planejamento estruturado de todas as etapas 

Muitas vezes as pessoas focam tanto na execução de um projeto, que esquecem de planejá-lo. Entretanto, quanto mais planejado for uma obra, maiores serão as chances de tudo correr conforme o previsto.

O planejamento da obra consiste em um passo a passo preciso, que considera todas as etapas a serem executadas por meio da estrutura analítica do projeto (EAP) – onde todas as tarefas e etapas são subdivididas em pacotes de trabalho. 

É também muito importante estudar o projeto, as condições de entorno e restrições. Então, a partir dessas informações, é possível escolher as melhores estratégias a serem utilizadas e os possíveis riscos a serem presenciados na obra.

Logo, analisando os riscos, você saberá como lidar com eles, caso ocorram. Inclusive, o fato de estudar a possibilidade de certos riscos, contribui para um monitoramento mais eficaz e assim, eles são evitados mais facilmente.

2. Cronograma realista e eficaz

Provavelmente você sabe a relevância do cronograma, mas um erro comum é prometer prazos irreais, a fim de garantir o contrato. Para montar um cronograma corretamente, dentre outras coisas, é preciso definir o projeto e o orçamento.

Pois bem, partimos de um planejamento inteligente, para então desenvolver um cronograma eficaz e realista. Deste modo, é necessário analisar o projeto para poder definir as metodologias a serem utilizadas, verificar interferências e também garantir o perfeito atendimento do escopo.

Lembre-se que apenas através do projeto é possível desenvolver um orçamento preciso, o que torna mais eficaz a criação de um cronograma físico-financeiro referente ao planejamento para a obra.

Fique atento ao fato de que cada etapa demanda um tempo, logo, o cronograma não deve ser o mesmo para todas, é preciso estipular corretamente o prazo de cada uma.

3. Escolha assertiva de fornecedores

Visualize um cenário onde o atraso na entrega da obra é por causa de terceiros. Nada agradável não é mesmo? Por este motivo, é extremamente importante fazer uma pesquisa aprofundada na hora de escolher os fornecedores. Analise o histórico e mostre que você preza por prazos, além da qualidade dos produtos, é claro.

A forma como você faz a seleção de fornecedores, pode ditar complemente o ritmo de execução da obra. Por isso, é essencial escolher fornecedores da construção civil de forma eficaz.

Além disso, é preciso ficar atento a necessidade de materiais, planejando e adiantando pedidos para garantir que eles cheguem em tempo hábil. 

4. Logística de materiais

Não estruturar bem a logística de materiais é uma das causas mais comuns de construtoras não conseguirem empreendimentos dentro do prazo. 

Para evitar essa situação é preciso analisar o método construtivo, o terreno, as condições de entorno e a mão de obra, para só então definir como serão realizados os transportes de materiais.

A logística também precisa ser bem-feita na hora da distribuição eficiente das centrais e locais de trabalho no canteiro. 

Quanto a isso, é recomendado fazer um projeto de canteiro, analisando o local mais próximo para armazenar os materiais. Essa ação irá reduzir o tempo usado nos transportes.

5. Mão de obra qualificada

Mão de obra qualificada

Simplesmente, não se deve tentar economizar na mão de obra, já que os custos que uma execução incorreta e sem qualidade acarretam, são muito superiores aos de um profissional qualificado.

Contratar mão de obra desqualificada vai interferir na qualidade final do empreendimento. Mas, além disso, esse erro também pode custar o prazo de entrega da obra, já que sem profissionais devidamente capacitados, a probabilidade de retrabalhos aumenta consideravelmente.

Portanto, invista na contratação de profissionais qualificados. É interessante também treinar continuamente sua equipe, ensinando os procedimentos corretos, de acordo com as normas e leis brasileiras.

6. Produtos, equipamentos e materiais de qualidade

Tenha a etapa de compra dos materiais e equipamentos a serem utilizados na obra como um dos pontos mais relevantes do planejamento. Afinal de contas, eles são fundamentais para conseguir entregar empreendimentos dentro do prazo.

Pense bem, ao utilizar produtos de qualidade duvidosa, geralmente usa-se mais tempo para obter um mesmo efeito ou acabamento que seria obtido rapidamente com produtos e/ou ferramentas apropriadas e de qualidade.

Uma opção interessante é investir em produtos que mesmo sendo mais caros, apresentam fácil e rápida aplicação. 

Ou seja, proporcionam uma boa relação de custo-benefício, já que economizam o tempo na execução de uma obra ao mesmo tempo que garante a qualidade do projeto.

Dica bônus: use a tecnologia a seu favor

Para garantir a excelência da gestão da cadeia de suprimentos e conseguir entregar empreendimentos dentro do prazo, sua construtora também pode contar com o uso de um software ou alguma outra tecnologia de gestão.

Por meio de um software que integra processos, cruza dados e informações importantes, é possível controlar e gerenciar tudo o que foi planejado, de forma ágil e eficiente. 

Existem aplicativos, programas e softwares, por exemplo, que geram gráficos que comparam as informações planejadas e as executadas em aspectos como produtividade, custo, tempo, cronograma, fluxo de caixa, entre outras. 

Com essa ajuda, fica bem mais fácil manter tudo dentro dos conformes, não é mesmo? 

E então? 

Neste conteúdo mostramos a importância de entregar empreendimentos dentro do prazo e apresentamos algumas dicas importantes de como manter esse procedimento dentro do planejado.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se você quer saber como é nossa parceria com a Globo Construtora, clique abaixo e confira o case completo!

Conferir Case da Globo Construtora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *