Esquadrias de alumínio: 4 cuidados para conservar

Esquadrias de alumínio em uma varanda com porta de vidro e vista para a cidade

As esquadrias de alumínio estão entre os principais elementos da arquitetura moderna, não só por conta da sua estética incomparável, mas também pela excelente funcionalidade e durabilidade.

Essas estruturas são amplamente escolhidas pelos consumidores devido à resistência às intempéries, baixa manutenção e versatilidade de design. 

Contudo, para garantir que a qualidade perdure ao longo do tempo, é essencial conhecer e aplicar os cuidados adequados de conservação. A seguir, confira as 4 melhores dicas para manter as esquadrias de alumínio sempre em ótimas condições.

Como conservar as esquadrias de alumínio?

Limpeza de esquadrias de alumínio em uma janela, imagem ilustrativa para conservar o material

Além da beleza, versatilidade e ótima usabilidade, as esquadrias de alumínio destacam-se no mercado de construção, principalmente pela durabilidade. 

Mesmo que seja um benefício inerente ao produto, é importante tomar alguns cuidados para maximizar a resistência e manter a estrutura livre de danos e desgastes. São eles:

1. Faça a limpeza adequada

Para não danificar o acabamento das esquadrias de alumínio, nunca a higienize com produtos químicos, como saponáceos e vaselinas, por exemplo. 

Basta misturar água com detergente neutro, aplicar com uma esponja macia e secar com um pano seco, limpo e sem fiapos.

Essa é a limpeza básica, que você pode fazer sempre que necessário. Em zonas urbanas e rurais, o indicado é fazer uma higienização completa a cada ano. Já em regiões industriais e marítimas, a periodicidade ideal é a cada 3 meses.

2. Higienize os trilhos regularmente

Quando tratamos sobre a frequência da limpeza, ela precisa ser maior nos trilhos. Se você tiver portas ou janelas de correr, retire toda a poeira e as impurezas sempre quando perceber que há acúmulo.

Pode não parecer, mas sujeiras acumuladas nos trilhos podem danificar a estrutura das esquadrias de alumínio ao longo do tempo, pois dificultam sua abertura. 

Para limpar, nunca utilize objetos cortantes e pontiagudos. Basta esfregar um pincel com cerdas macias.

3. Nunca force as esquadrias de alumínio

Caso as portas ou janelas não estejam abrindo e fechando corretamente, é imprescindível que você jamais as force, ainda mais se os trilhos são higienizados regularmente. Isso pode causar ainda mais danos à estrutura. O recomendado é acionar a assistência técnica para consertar.

Inclusive, não tente resolver o problema com lubrificantes. O motivo é que as roldanas e articulações das esquadrias de alumínio trabalham sobre uma camada autolubrificante. Assim, ao aplicar um produto convencional, você irá danificar o material e piorar a situação. 

4. Priorize esquadrias de qualidade

A melhor forma de ter esquadrias sempre bonitas, duráveis e funcionais é priorizando a sua qualidade. Referência no assunto, a Rohden fabrica esquadrias de alumínio de elevada tecnologia, com vidros de alto padrão e máximo conforto térmico e acústico.

Garanta esquadrias de alumínio certificadas e com diferenciais que proporcionam ambientes ainda mais belos, tranquilos e aconchegantes. Clique aqui e conheça todos os detalhes sobre as soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *