Esquadrias de alumínio: veja as principais tendências para o seu projeto

Esquadrias de alumínio - principais tendências

Para os proprietários que buscam por modernidade e sofisticação, as esquadrias de alumínio tornaram-se uma das grandes tendências da construção civil. 

Além de funcionais, resistentes e altamente duráveis, elas também funcionam como um excelente elemento estético, capaz de adicionar um toque de elegância e sofisticação ao design de casas e apartamentos.

Disponíveis em diversos modelos, as esquadrias de alumínio adéquam-se a diferentes ambientes e conseguem atender aos mais variados gostos e aplicações.

No caso das janelas e portas, elas ainda podem ser equipadas com vidros especiais. Isso significa que esse elemento arquitetônico também é capaz de otimizar a passagem de luz e dar maior conforto térmico ou acústico aos espaços.

Diversos motivos tornam as esquadrias de alumínio tão populares no setor construtivo. Quer saber como aproveitar essa tendência da melhor maneira? A seguir, conheça os principais tipos delas. Acompanhe e também descubra como escolher a opção ideal para seu projeto.

Quais são os principais tipos de esquadrias de alumínio?

Esquadrias de alumínio - principais tipos

Conhecer os principais tipos de esquadrias de alumínio é fundamental para aproveitá-los da melhor maneira no seu projeto.

Afinal, cada um deles é voltado a aplicações específicas. Além disso, conhecer os tipos disponíveis no mercado permite avaliar fatores como custos, durabilidade, isolamento, entre outros, contribuindo para uma escolha mais consciente e adequada para seu projeto.

Em primeiro lugar, você precisa considerar o local em que as esquadrias serão instaladas. Isso porque elas podem servir para as seguintes funções:

  • Janela deslizante: ideal para valorizar a iluminação e a amplitude dos espaços, esse tipo de janela pode ser instalada em diferentes tipologias e dimensões.
  • Janela maxim-ar: recomendada para melhorar a circulação de ar em ambientes que exigem privacidade. Esse tipo de janela é mais compacta e possui fecho de alavanca.
  • Porta deslizante: perfeita para delimitar ambientes integrados, ela agrega mais elegância à decoração. Além disso, possui um uso versátil que valoriza os espaços.
  • Porta de giro: quem prefere portas com funcionalidade clássica encontra uma opção mais elegante na porta de giro com esquadrias de alumínio.
  • Portinhola: é uma porta pequena e baixa sem vidro. Ela atende a várias funções, como fechar o abrigo de gás, mantendo a segurança e a estética do local com funcionalidade.

Depois de elencar os modelos que você pretende utilizar no seu projeto, o próximo passo é definir os tipos de esquadrias de alumínio desejados. Isso porque, normalmente, o mercado disponibiliza duas opções distintas: esquadrias slim e esquadrias premium.

Esquadrias Slim

As linhas de esquadrias de alumínio slim são focadas em economia e versatilidade. Além das aberturas em dimensões padrões, que dão mais conformidade, combinação e equilíbrio aos projetos, esses produtos costumam ter duas opções de vidros de segurança.

O primeiro tipo é o vidro laminado. Ele é formado por duas chapas e uma película de alta resistência para proteção. A função dele é diminuir ruídos externos e limitar a entrada de raios UV. Assim, proporciona mais conforto e segurança.

Já o vidro temperado possui padrões mais elevados de resistência mecânica e térmica. Graças ao processo de fabricação, ele forma pequenos fragmentos não cortantes quando sofre impactos, sendo extremamente seguro para os usuários.

Esquadrias Premium

Por sua vez, os consumidores que procuram por esquadrias de alumínio premium geralmente priorizam a proteção termoacústica dos projetos. Esses produtos valorizam a discrição, o silêncio e a tranquilidade dos ambientes.

Trata-se de uma linha voltada a projetos mais robustos ou com grandes aberturas. Além da alta segurança e resistência, oferecida pelos vidros laminados e temperados, também há a opção de vidros termoacústicos.

Eles são compostos por duas lâminas separadas por um espaçador com ar desidratado. A função dele é isolar a passagem de som e controlar a temperatura do ambiente, preservando o frescor nos dias quentes e impedindo a perda de calor nos dias frios.

Como escolher a esquadria de alumínio ideal para o meu projeto?

Como escolher a esquadria de alumínio ideal

Como você pôde ver, a escolha das esquadrias de alumínio ideais para seu projeto pode depender de vários fatores. Eles vão desde as necessidades específicas de cada ambiente até a estética desejada, o orçamento disponível, entre outros.

Para ajudar na escolha, é importante considerar os seguintes aspectos na hora de avaliar os produtos disponíveis:

  • Necessidades funcionais: avalie as necessidades de cada ambiente. Elas podem incluir isolamento térmico e acústico, segurança, resistência a intempéries, entre outras.
  • Localização: determine se a esquadria será usada em áreas internas ou externas. Isso porque existem modelos específicos para cada aplicação.
  • Cor: escolha uma cor que se adéque ao estilo e ao design do seu projeto. As cores preta e branca são as mais comuns.
  • Vidro: defina se a esquadria terá vidro ou não. Nesse momento, considere tanto a estética quanto a funcionalidade do tipo escolhido.
  • Qualidade: veja se o produto tem a qualidade necessária para as demandas do seu projeto, como durabilidade, resistência e facilidade de manutenção.
  • Orçamento: considere o orçamento disponível e busque opções de esquadrias que se encaixem dentro do valor que você está disposto a investir.

As esquadrias de alumínio da Rohden Vidros aliam qualidade e alta tecnologia para atender às principais demandas do mercado de construção civil.

Oferecemos diversos modelos de portas e janelas de alumínio com vidros de segurança, como laminados, temperados e termoacústicos, que garantem alto desempenho e elevado padrão de qualidade. 

Nosso foco é proporcionar mais resistência e durabilidade, além de conforto acústico e térmico, conforme suas preferências e as necessidades do seu projeto.

Escolha as esquadrias de alumínio da Rohden para garantir ambientes mais tranquilos e aconchegantes. Além disso, continue por dentro das novidades do nosso blog para manter-se bem informado sobre as melhores tendências do setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *