Entenda o que é uma folha de porta de madeira

Folha de porta de madeira

Uma das estruturas mais antigas existentes nas moradias da humanidade são as portas. A peça tem a função de proteção para os habitantes e, ainda, o objetivo de manter a privacidade nos limites de cada cômodo.

Do mesmo modo, a madeira também se destaca como elemento estrutural, em razão da resistência, aspecto visual e variedade de modelos e design. Por esse motivo, é importante ter conhecimento sobre função da folha de porta. É isso que você saberá no artigo a seguir, acompanhe.

O que é uma folha de porta?

Inicialmente, é importante esclarecer que o termo folha de porta é uma definição técnica para se referir a uma parte da estrutura, ou seja, o painel principal que abre e fecha, sem incluir as ferragens e acessórios adicionais. Portanto, a denominação tem a função de identificar a peça, em função da base de construção. 

Vale destacar que as portas podem contar com mais de uma folha na estrutura, portanto, as opções mais conhecidas são a de uma ou duas folhas. No primeiro caso, a peça é produzida com um painel único que se localiza dentro da moldura. Já a segunda opção é também conhecida como porta francesa, instalada com as dobradiças do lado de fora. Ou seja, contra o batente e abertura central. 

De acordo com especialistas, a folha de porta dupla se caracteriza por criar uma sensação de continuidade de um cômodo para outro e, consequentemente, maior espaço interno da edificação. Por se tratar de duas peças reunidas, uma das folhas é chamada de inativa (não tem trinco), enquanto a outra, ativa, terá a trava (mecanismo de fechamento).

Quais os materiais utilizados na folha de porta?

O mercado disponibiliza folhas de porta feitas com vários materiais, além da madeira (aço, fibra de vidro e vidro). Inicialmente é importante ficar atento para algumas particularidades do produto, como a largura e as abas que apresentam formas retas. 

No caso dos modelos rebatidos, o rebordo da peça é incorporado ao caixilho da porta, assentado na parede. Se o produto oferecer a opção de vedação, o efeito direto é menor passagem de luz, ar e ruídos externos. Vale destacar os tipos de folha mais empregados nos projetos arquitetônicos, confira:

Folha de porta maciça

As portas sólidas são feitas a partir de materiais esculpidos e complementadas com pequenas peças. Esse modelo é muito indicado por proporcionar isolamento acústico de alta qualidade, contudo, apresenta baixa resistência à deformação.

Folha de porta oca

São produzidas com materiais compensados, reforçados por um esquadro de madeira intermediário. Diferente da opção maciça, a folha oca tem menor isolamento acústico, porém, é mais resistente ao processo de deformação.

Folha de porta corta-fogo

É produzida de modo semelhante ao modelo oco, porém, é preenchida com fibra ou espuma à prova de fogo.

Quais os componentes de uma porta?

O objetivo do artigo foi explicar, com mais detalhes, as características e opções de uma folha de porta. No entanto, é preciso acrescentar que existem outras peças que compõem o conjunto completo. Veja quais são, a seguir:

Batente

Batente de porta

É o material instalado nas extremidades do espaço da porta e que servirá para encaixar a folha de porta. Fazendo uma analogia com um item de decoração, o batente seria a moldura ao redor de um quadro. Além de ser imprescindível para instalação, impede a passagem de correntes de ar, excesso de poeira e entrada de pequenos insetos.

Guarnição

Também conhecido como sarrafo, é a parte que cobre a junta formada no encontro da parede com o batente da porta. O produto oferece um melhor acabamento, principalmente, em paredes de alvenaria.

Dobradiças

É o dispositivo que une a folha de porta ao batente, permitindo a movimentação de abrir e fechar. Normalmente é feito com metais como aço, alumínio e inox.

Fechadura

Fechadura de porta

Conjunto instalado com a maçaneta para fechar a porta, oferecendo segurança para o imóvel.

Como foi possível observar, a folha de porta é parte de um conjunto estruturado para oferecer segurança e privacidade em ambientes internos e externos. Normalmente, o consumidor final adquire a peça completa, mas, é importante saber que é possível comprar apenas, parte da estrutura. 

Em contrapartida, os construtores podem optar por personalizar a folha de porta com os acessórios de cores e materiais diferentes, o que torna o produto uma excelente alternativa para projetos de construção, reforma e decoração. 

No blog da Rohden você encontra informações relevantes sobre produtos e serviços do setor de construção civil. Acesse o site e conheça as tendências e principais lançamentos do mercado.

Confira o catálogo Kit Porta Pronta | Rohden Portas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *