Folhas de Portas: o que são?

Folhas de Portas: o que são?

Quando falamos de porta, logo pensamos nela completa, com batente, guarnição, dobradiça e fechadura, certo?

Mas, existe mais uma parte que torna a porta completa. Muitas vezes, a conhecemos como porta, apesar de ela ter um nome específico e representar apenas uma parte do todo.

Você sabe o que é a folha de porta? Descubra do que estamos falando e algumas características.

O que é?

Vamos ver primeiro quais partes compõem a porta completa e o que é cada uma. Assim ficará muito claro o que é a folha de porta.

  • Batente: é o rebaixo na ombreira ou preso no guarnecimento do vão, em que a porta se encaixa ao fechar. De maneira simplificada, é a “moldura” que vemos ao redor de uma porta. Do ponto de vista estético, o batente fornece a porta um acabamento, sem ele seria possível ver detalhes não acabados na parede, por exemplo. No ponto de vista prático, ele impede que passem correntes de ar, insetos e poeira de um cômodo para o outro.
  • Guarnição: é a régua ou sarrafo que cobre a junta formada pelo encontro da parede com o marco da porta. É o conjunto de peças de madeira que serve para dar acabamento entre o batente e a alvenaria da parede.
  • Dobradiça: ela vai ser a ligação entre a folha de porta e o batente. Ou seja, ela que vai permitir que a porta se abra e fecha. Pode ser feita de aço, alumínio ou inox.
  • Fechadura: ela é que vai permitir fechar a porta ou abri-la.
  • Folha de porta: ela é apenas a folha de madeira. Ou seja, apenas a porta de madeira em si, sem nada destes itens citados acima.

Qual a utilidade da folha de porta?

Quando se opta por comprar uma porta, na maioria das vezes compramos elas completas, com batente, guarnição, dobradiça, fechadura e claro, a folha de porta. A questão é que cada um deste itens possuem inúmeros modelos e variedades, tanto de formato, cores e estilos.

Então, o consumidor final, por exemplo, quando vai em uma loja, tem duas possibilidades: ou comprar a porta completa, ou comprar a folha de porta e escolher todos os itens de forma separada. Nesta segunda situação ele tem a possibilidade de decidir como cada peça da porta vai ser, o que não é possível quando se compra uma porta já pronta.

Esse pensamento vale também para compras B2B, ou seja, venda entre fabricante e empresas, como construtoras. Ao comprarem em grandes volumes e necessitarem desta mesma grande quantidade no menor tempo possível, elas acabam por comprar portas iguais. Em determinada obra, vamos dizer que sejam necessárias 3.000 portas, ela define 4 modelos, de acordo com cada espaço do empreendimento.

Dificilmente a construtora vai comprar apenas a folha de porta e todas as demais peças e montar cada porta, uma a uma. Isso vai demandar muito tempo, além de elevar o custo da porta final.

Então, podemos dizer que a folha de porta é bem-vinda em uma situação, por exemplo, que a folha da sua porta estragou, mas todo o resto continua funcionando. Você pode comprar apenas a folha da porta, sem ter a necessidade de jogar a sua porta fora completamente.

Modelos de folha de porta?

Você deve estar se perguntando se é mais limitado o acesso a folhas de porta, em comparação as portas completas. Claro, no mercado o número de modelos e opções de portas completas é muito maior do que apenas de folha de porta. Até porque é muito mais vantagem para quem vende, lhe vender ela completa, como também, a tendência é ser mais barata para você que adquire tudo de uma única vez, sem comprar cada peça separada.

Mas, esses dois mercados vem crescendo e as folhas de porta também vem ganhando espaço. A Rohden Portas, por exemplo, tem a disposição no mercado tanto as portas completas como as folhas de porta. Entretanto, com um porém: as folhas de porta são apenas para exportação.

Se desejar conhecer as opções da Rohden Portas, entre em contato conosco!

OBS: A Rohden Portas vende este produto apenas para o mercado externo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.