Qual tipo de material usar em guarda-corpo?

Guarda-corpo

O guarda-corpo atua como estrutura protetora, eliminando possíveis quedas e acidentes devido às variações de altura. Portanto, saber qual material utilizar neste item é essencial para garantir a segurança, sem deixar de lado a estética.

Então, confira a seguir qual material utilizar no guarda-corpo, além de mais detalhes e pontos de atenção relacionados a esta estrutura.

Boa leitura!

O que é um guarda-corpo?

O guarda-corpo é destinado a proteção dos usuários em um certo ambiente, com desníveis de altura. Sendo assim, o principal objetivo é reduzir a possibilidade de acidentes graves ao impedir a ultrapassagem de pessoas, animais e até objetos em uma certa barreira. 

Essa estrutura de segurança é geralmente instalada em locais como:

  • Escadas;
  • Rampas;
  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Terraços.

No entanto, o guarda-corpo também pode ser usado em corredores e mezaninos, por exemplo, para agregar segurança, funcionalidade e harmonia estética ao espaço.

Esse elemento conta com uma barreira contínua, geralmente, que visa eliminar qualquer tipo de risco. Por isso, há normas de segurança e construção que regulamentam as características de um guarda-corpo. Para, assim, garantir que cumpra a sua função de maneira eficiente.

Contudo, eles também podem, e devem, ser utilizados a favor da estética arquitetônica. Ou seja, é preciso que eles promovam proteção ao mesmo tempo que garantem beleza ao ambiente. 

Em conclusão, o guarda-corpo desempenha um papel fundamental na segurança, funcionalidade e estética de ambientes residenciais e comerciais.

Qual é o melhor material para usar em guarda-corpo?

Material para guarda-corpo

Nesse sentido, as esquadrias de alumínio são a melhor opção, principalmente em conjunto com os vidros laminados. Os dois materiais não só promovem maior segurança, como, também, a climatização do espaço. 

De todo modo, vale destacar que as esquadrias em alumínio são mais versáteis. Além disso, esse material é capaz de priorizar o design, sem afetar em nada no resguardo. Isso, é claro, quando formulado de maneira adequada. 

Além disso, em muitos casos, a estrutura poderá ser fornecida juntamente com o vidro. O que aumenta a praticidade de acabamento e instalação. Garantindo, assim, economia e a qualidade completa do produto. 

O alumínio, se tiver o correto tratamento em sua fabricação, poderá ser resistente à intempéries e à água. Por isso, é ideal para lugares em que há exposição à chuva, umidade, poeira ou elementos corrosivos. Como a poluição e o sal do mar, por exemplo. 

Dessa maneira, esse modelo não sofrerá com problemas de ferrugem, mantendo a integridade do material e do design. 

Mas destaca-se a importância da fabricação e instalação adequada para a promoção dessas vantagens. Nesse sentido, é fundamental a seleção correta dos melhores fornecedores do mercado.

Vale mencionar, também, que as esquadrias de alumínio garantem harmonização e liberdade na construção e constituição dos projetos. Isso porque elas podem ser produzidas em diferentes cores, padrões e formatos.

Independente da composição escolhida, essa esquadria promove um design moderno, sofisticado e luxuoso a qualquer ambiente. Logo, ela pode ser usada em diversos tipos de edificação, seja comercial ou residencial.

Sendo assim, somando todas as vantagens citadas, esse material é capaz de promover um ótimo custo-benefício.

Quais são os impactos dos fornecedores na qualidade e segurança do guarda-corpo?

Fornecedores de guarda-corpo

As esquadrias de alumínio são as mais usadas nacionalmente devido às vantagens citadas acima. Segundo o G1, elas se tornaram tendência e, por isso, representam cerca de 80% do volume total do alumínio consumido na construção civil

Logo, a alta demanda exige ainda mais qualidade e eficiência dos materiais em todos os tipos de esquadrias, principalmente para a aplicação em guarda-corpo. Esse, por sua vez, é um elemento destinado à proteção em ambientes com altura, como abordado ao longo do texto.

Nesse contexto, os fornecedores possuem um papel importante na durabilidade do produto. Isto é, eles contribuem para a segurança e eficácia do mesmo. Portanto, é fundamental optar por aqueles com mais experiência, autoridade e credibilidade no mercado.

Além disso, é imprescindível que essas empresas sigam as principais normas do setor relacionadas às esquadrias. Como, por exemplo, a NBR 10821, que cita os requisitos necessários para as esquadrias externas em edificações. 

Ainda, podemos citar a NBR 7199, que é focada no uso de vidros na construção civil. Nela serão abordados as condições quanto aos projetos, execução e aplicações. Já a NBR 14718 é destinada às esquadrias e guarda-corpos para edificação. Aqui são explicados seus requisitos, procedimentos e métodos de ensaio.

E o fornecedor de vidros, de alumínio e seus componentes em geral, deve seguir todos os parâmetros normativos destinados à esquadria de alumínio. Afinal, para ser certificado pelas principais normas é necessário passar por todos os ensaios referentes às tipologias, garantindo a qualidade final.

Tudo isso promove satisfação ao ocupante do projeto e qualidade de vida por meio do bem-estar e da segurança. O que também colabora com o desenvolvimento de uma boa imagem mercadológica para o seu negócio, garantindo destaque em meio a concorrência.

Em resumo, o guarda-corpo de alumínio agrega valor e maior vida útil aos empreendimentos.

Leia também: Esquadrias de alumínio: veja 5 dicas para escolher as melhores no seu projeto

Guarda-corpo de alumínio e vidro: conheça as opções Rohden!

Como abordado ao longo do texto, as esquadrias de alumínio, como por exemplo o guarda-corpo, são as melhores opções para o profissional que deseja garantir beleza e segurança

Por isso, a Rohden oferece vidros e esquadrias de alta qualidade, tecnologia superior e máxima eficiência ao mercado. E com todas as tipologias de esquadrias em processos de certificações.

Consideramos o estilo do espaço e as necessidades específicas de cada projeto. Sempre com muita segurança e design! Possibilitamos a personalização, de acordo com as normas técnicas.

Também oferecemos opções de vidros seguros, como os laminados. Sempre com alto padrão de desempenho, conforto, resistência e durabilidade.

Para conhecer mais das soluções Rohden em esquadrias de alumínio, clique no botão abaixo e faça o download do nosso catálogo completo!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *