Guarda-corpo: opções que oferecem segurança e beleza

Guarda-corpo

O guarda-corpo é uma estrutura reconhecida por sua função de proteção e resguardo. Contudo, esse elemento pode, e deve, ser utilizado a favor do design, oferecendo harmonia aos ambientes. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura para saber quais são as opções de materiais capazes de oferecer segurança e beleza. Vamos lá?

Relembre o que é guarda-corpo!

O guarda-corpo é uma estrutura desenvolvida para garantir o resguardo dos ambientes. Ou seja, ele é um tipo de esquadria que visa reduzir acidentes por desníveis de altura, evitando a passagem de pessoas, animais e objetos, por exemplo.

Portanto, ele funciona como uma barreira contínua instalada em: 

  • Escadas;
  • Rampas;
  • Sacadas;
  • Varandas;
  • Terraços;
  • E até corredores e mezaninos. 

Por ser um elemento fundamental para a segurança, há normas que regulamentam as características do guarda-corpo. O objetivo delas é assegurar que a função do elemento seja cumprida de maneira adequada.

Principais normas referentes ao guarda-corpo

A NBR 14718, a primeira delas, é relacionada às “esquadrias – guarda-corpos para edificação – requisitos, procedimentos e métodos de ensaio”.

Ela aborda as condições necessárias para garantir a funcionalidade e segurança desse elemento em edificações de uso privativo ou coletivo.

A norma, inclusive, define guarda-corpo como um “elemento construtivo de proteção, com ou sem vidro, para bordas de sacadas, escadas, rampas, mezaninos e passarelas”, segundo Sienge.

Há, ainda, algumas definições importantes estabelecidas pela terceira edição da NBR 14718:

  • A altura mínima do guarda-corpo é de 1,1 m em relação ao nível do piso;
  • Eles podem ser instalados em qualquer local de acesso livre a pessoas com desnível maior que 1.0 m (entre o piso e o patamar abaixo). E em casos de rampas com ângulo menor ou igual a 30º, não será necessário.

Além disso, a norma aborda os requisitos necessários para os principais materiais utilizados nesse elemento, como:

  • Guarda-corpos de alumínio;
  • Guarda-corpos de aço;
  • Guarda-corpos de PVC;
  • Guarda-corpos de madeira;
  • Guarda-corpos de vidro.

Já a NBR 7199 refere-se aos “vidros na construção civil – projeto, execução e aplicações”. Ou seja, especifica os requisitos para projeto, execução e aplicação de vidros no setor. E isso, é claro, inclui seu uso em guarda-corpo.

Aqui, os vidros para a utilização do guarda-corpo são separados por aplicações. Como, por exemplo, o vertical (sacadas, escadas, rampas, desníveis) ou não-verticais (inclinados): precisam ser vidro insulado, composto com os vidros laminado e temperado.

É claro que além delas existem mais algumas normas complementares que colaboram com a eficiência desse elemento. O importante é contar com fornecedores atentos a elas, seguindo tais exigências.

Quais opções de guarda-corpo oferecem segurança e beleza?

Opções de guarda-corpo que oferecem segurança e beleza

O guarda-corpo de vidro geralmente é o que mais possui apelo estético. Isso porque ele garante modernidade e elegância ao design. Sem contar que esse material é responsável por conferir amplitude ao local e fluidez à decoração.

Ou seja, ele integra espaços e promove transparência, leveza, equilíbrio e ainda contribui para uma maior entrada de luz. Todas essas características ajudam a transformar os espaços e deixá-los mais confortáveis e aconchegantes, gerando bem-estar.

Ao contribuírem para a entrada de luz natural, auxiliam no controle da admissão do calor. Gerando, assim, estabilidade térmica.

Ainda, o vidro insulado garante o conforto acústico por ser desenvolvido com uma dupla camada, gerando maior isolamento. E se empregado junto com o laminado e/ou temperado, será capaz de garantir resistência e segurança.

Além desse material, o alumínio também é uma excelente opção para guarda-corpo. Ele colabora com a funcionalidade, harmonia e climatização dos espaços. Sua versatilidade conversa com qualquer design. Afinal, podem ser produzidas em  diferentes cores, padrões e formatos. Tudo isso sem afetar em nada a proteção. 

E com o tratamento correto durante a fabricação, o alumínio será capaz de resistir a intempéries e a água. Isso elimina problemas com ferrugem e promove maior integridade ao material e design. O que, por consequência, gera segurança também.

Dessa forma, as opções de guarda-corpo que oferecem segurança e beleza são as que contêm os dois materiais. Contudo, ambos precisam ser formulados de maneira adequada.

Lembre-se! Fornecedores de qualidade colaboram com a durabilidade e desempenho dos materiais. Por isso, deve-se optar por aqueles que seguem os padrões normativos e que são experientes.

Leia também: Esquadrias de alumínio: saiba quais tipos de vidro utilizar

Rohden: a melhor opção em guarda-corpo!

E a Rohden fornece as opções de guarda-corpo que geram segurança e beleza! Utilizamos do alumínio e dos vidros para garantir o mais alto padrão de qualidade e performance de nossos produtos.

Para projetos mais robustos e de grandes aberturas, como é o caso, utilizamos os vidros laminados, temperados e termoacústicos (insulados). Assim, asseguramos conforto acústico e térmico, bem como durabilidade.

Para acrescentar, as esquadrias Rohden são de baixa manutenção, leves e inovadoras. Elas recebem, em seu acabamento, a pintura eletrostática para promover maior resistência à corrosão e agressões externas.

E, para atender as necessidades de nossos clientes, os projetos são realizados sob medida para cada aplicação. Por isso, seguimos rigorosamente as principais normas técnicas do setor.

Para conhecer mais de nossas soluções, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso catálogo completo!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *