A iluminação ambiente pode influenciar na tonalidade da porta?

Você sabe como a iluminação ambiente influencia no tom da porta?

A porta é um móvel fundamental, que agrega estilo aos mais diversos ambientes, sendo até mesmo um item de decoração. Você sabia que a iluminação ambiente pode influenciar em como a porta se apresenta em um espaço?

É sobre isso que vamos falar hoje! A cor da porta é influenciada pela luz presente no ambiente, então deve ser um ponto de atenção em seu projeto, principalmente se tiver uma proposta específica.

Um ambiente mais claro ou mais escuro, por exemplo, pode ser definido conforme o alinhamento entre a escolha da porta e o tipo de iluminação do espaço. Continue a leitura, que no conteúdo a seguir te contamos como!

Iluminação ambiente: o que ela tem a ver com a cor da porta?

Essa questão que levantamos, na verdade, é bem simples, apenas olhando percebe-se que a luz do ambiente interfere na decoração à sua volta, assim como na tonalidade da cor da porta.

No entanto, apesar de ser fácil constatar isso, é algo que precisa de atenção, pois quando ignorado pode prejudicar o resultado do seu projeto. Tenha em mente que as portas podem ficar com aparência mais brancas ou amarelas conforme a luz.

O tipo de lâmpada faz com que a porta pareça ter diferentes tonalidades

A luminosidade do ambiente, em função da iluminação, do tipo de lâmpada, faz com que eventualmente passe a impressão de que a porta tem diferentes tonalidades.

Veja a seguir, o exemplo:

Luz e a aparência da porta O tipo de lâmpada faz com que a porta pareça ter diferentes tonalidades

Note nas imagens acima, que a incidência da luz sobre a porta, faz com que a tonalidade da cor mude nitidamente, deixando claro que a iluminação precisa ser analisada, junto a escolha da porta, para proporcionar o resultado que você deseja nos projetos.

Avalie como a iluminação ambiente influencia no tom da porta para não errar no projeto

Assim como um projeto com portas de correr, por exemplo, que podem potencializar a decoração e funcionalidades do ambiente, a cor da luz de acordo com a cor da porta, também segue a mesma linha de raciocínio.

Logo, se você tem um projeto que carrega consigo uma proposta mais específica, é importante avaliar este ponto. Já que com ou sem iluminação, esse item que compõe o espaço pode ser percebido de diferentes maneiras, de acordo com a presença ou não de luz, bem como, intensidade.

Dito isso, na hora de adquirir portas para seus projetos, além de considerar a qualidade, durabilidade e beleza, não deixe de analisar qual será o tipo de luz presente no ambiente, seja pelo tipo de lâmpada usada ou mesmo pela incidência de luzes externas, como a luz solar.

Para conferir todos os modelos e cores de portas que trabalhamos, faça o download gratuito do nosso catálogo:

catálogo kit porta pronta

Luz amarela ou luz branca?

Se você tem dúvidas sobre qual tipo de luz vai atender a proposta do seu projeto, separamos algumas dicas que o Blog Casa Show compartilhou.

Luz amarela

A lâmpada de facho de luz amarela é a escolha ideal para quem quer um ambiente mais aconchegante e confortável. É também conhecida como lâmpada quente, não pela temperatura de calor, mas sim pela temperatura da cor.

Por estimular o relaxamento, a luz amarela é indicada para ambientes mais intimistas e sociais, como quartos, salas e áreas de estar.

Geralmente, essas lâmpadas têm temperatura de cor entre 2.700 K e 3.100 K.

Além disso, essa iluminação tende a realçar melhor as cores, especialmente objetos artísticos e decorativos, como no caso de galerias de arte e museus, por exemplo.

Nesse sentido, o AEC Web destaca que em um museu, as luzes interferem de maneira direta na correta percepção dos objetos, nas sombras, na dramaticidade do espaço e no bem-estar e satisfação dos visitantes. Da mesma forma que a iluminação museológica colabora com a exposição – caso não seja bem projetada pode prejudicar os materiais da mostra.

Luz branca

Também conhecidas como lâmpadas de luz fria, as que emitem luz branca ou branca-azulada causam o efeito oposto. Ou seja, são mais estimulantes, o que as tornam ideais para ambientes de trabalho, como escritórios e consultórios, e espaços residenciais como cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

Com temperatura de cor acima de 4000 K, a luz branca também facilita a visualização de objetos.

E então?

Neste conteúdo, apresentamos dicas valiosas para quem preza por projetos com beleza e qualidade ímpar. A incidência da luz ambiente vai contribuir muito para a sua decoração, bem como, utilização e aproveitamento do espaço. Por isso você deve ficar atento neste ponto e combinar luz e porta, a fim do melhor resultado.

Ficou alguma dúvida sobre o assunto ou quer saber como podemos te ajudar a escolher a porta certa para cada ambiente? Entre em contato conosco!

Para continuar se atualizando e garantir projetos belos e de qualidade, acesse nosso conteúdo sobre Cores Pantone 2021: descubra mais detalhes das duas cores que serão foco este ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.