Entenda a importância do planejamento de vendas para o sucesso da sua loja!

Entenda a importância do planejamento de vendas para o sucesso da sua loja!

Em tempos desafiadores para a economia brasileira como o que vivemos hoje, estar preparado é o melhor caminho para não perder oportunidades.

Assim, é importante manter um bom planejamento de vendas, principalmente nas lojas do setor de construção civil.

Isso porque, com um planejamento de vendas estruturado, é possível se antecipar aos cenários e manter a alta competitividade.

Mais que isso, esta estratégia impacta diretamente no seu crescimento comercial, uma vez que contribui com a forma como você mantém a rentabilidade. Pensando nisso, queremos te ajudar a elaborar um planejamento de vendas assertivo para sua loja.

Então, siga com a leitura e confira toda a experiência de mercado que temos a compartilhar!

Supere os atuais desafios com um bom planejamento de vendas

Para começar, precisamos compreender melhor o atual cenário do mercado de construção civil, para assim você visualizar ainda mais a importância do planejamento de vendas nesta realidade.

Portanto, vamos aos dados do setor. Segundo a Agência Brasil, com informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de vendas do comércio varejista brasileiro em 2020 teve alta de 1,2%.

Nesta pesquisa, foi apurado que o varejo ampliado, que inclui vendas de material de construção, encerrou o ano com recuo de 3,7% no volume de vendas, e de 2,8% na receita nominal.

E apesar de os brasileiros apresentarem grande interesse pela compra de novos imóveis nos últimos meses, a alta no preço dos insumos da construção civil está preocupando o segmento, como informa o portal Isto É Dinheiro.

Qual é a relevância do planejamento de vendas?

A partir das informações citadas acima, podemos perceber que é necessário criar estratégias que garantam a confiança dos clientes ao realizarem compras referentes à construção civil.

Sendo assim, é importante saber como oferecer vantagens – desde que elas não impactem sua lucratividade. Por isso, com um planejamento de vendas bem estruturado, é possível:

  • Melhorar as negociações com fornecedores;
  • Otimizar o controle de estoque, evitando produtos parados;
  • Ter os melhores prazos de entrega;
  • Facilitar prazos e condições de pagamento;
  • Organizar melhor as informações do negócio;
  • Realizar a melhor tomada de decisão;
  • Melhorar o atendimento e fidelização;
  • E muito mais!

Então, vamos às orientações para realizar um planejamento de vendas eficaz?

Como estruturar um planejamento de vendas?

Primeiramente, é essencial entender que o planejamento de vendas não depende só de você. Ele precisa estar alinhado entre sua equipe de vendas e o time responsável pelo atendimento aos clientes.

Isso porque, o sucesso do planejamento de vendas está muito além do que será listado no papel. Ele precisa da prática. Logo, vendedores experientes, com perfil e habilidades técnicas, podem contribuir e muito com os desafios da sua loja.

Além disso, este planejamento também depende da forma como você analisará as informações e metas estipuladas. Não adianta executar as ações e não acompanhar se elas estão sendo efetivas ou não. E, caso não funcionem, é importante realizar rápidas adaptações, para que seus objetivos sejam alcançados.

Tendo isso em mente, vamos às orientações, baseadas na experiência de mercado e em conteúdos compartilhados pelo Sebrae, incluindo também a cartilha “Como Elaborar um Plano de Vendas” para a estruturação de um bom planejamento de vendas.

Estruture seu posicionamento no mercado

O primeiro passo ao realizar um planejamento de vendas é saber quem é seu público-alvo e compreender sua demanda. Isso será fundamental para direcionar desde sua negociação com fornecedores até a forma como você define preços e promoções.

Organize a gestão dos produtos

Agora que você já sabe o que seus clientes precisam, faça um controle assertivo de saída, entrada e do seu estoque. Assim, não correrá o risco de manter produtos parados por longos períodos ou até mesmo perder insumos por conta de a validade expirar. Estes fatores afetam diretamente a sua lucratividade.

E mantenha estoques reguladores baseados na curva ABC para atender a demanda do consumidor que a cada dia está mais ansioso para receber o que comprou.

Prepare sua equipe e atendimento

Mantenha também suas expectativas alinhadas junto a equipe comercial e de atendimento. Desta forma, é importante capacitar os profissionais sobre seus produtos e serviços, além de investir no aprimoramento constante das técnicas de vendas. Você também pode estabelecer metas internas para impulsionar os resultados.

Valorize as parcerias

Um bom relacionamento com seus fornecedores reflete nas vantagens que você oferecerá aos seus clientes. Isso porque, as negociações podem ser beneficiadas com melhores prazos e condições de pagamentos para você, que serão transmitidas no seu produto final também.

Por isso, invista em networking e no relacionamento com profissionais e empresas de confiança do setor, que possam atender suas necessidades da forma como você precisa.

Comodidades e organização

A forma como você organiza os produtos no seu estabelecimento reflete diretamente nas suas vendas. Então, pense na experiência que seus clientes buscam neste momento e invista em comodidades que podem ser um diferencial.

Aqui, estão desde fatores desde a disponibilidade de estacionamento, como detalhes na ambientação, climatização, divisão das prateleiras, espaço entre os corredores, entre outros pontos do ambiente que podem influenciar na fidelização, além dos preços.

Não se esqueça de priorizar a qualidade e variedade!

Existem fatores que importam muito para nós quando criamos nossos produtos, e que também precisam ser priorizados a sua loja.

O primeiro é o fator qualidade. Isso faz parte de todas as nossas escolhas, desde a matéria-prima até a entrega final. Logo, orientamos que ela faça parte do seu planejamento de vendas também.

Por isso, ao escolher os produtos que oferecerá aos clientes, priorize os que garantem a excelência em todos os detalhes da fabricação. Pois, esta qualidade reflete na satisfação da compra e fidelização.

Além disso, é importante considerar a variedade. Os clientes têm muitas necessidades, e estar preparado para atendê-las é fundamental para garantir as vendas.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Agora, se quer continuar se aprofundando em conteúdos relacionados, confira nosso blog post sobre 9 dicas para você potencializar as vendas de portas em 2021!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *