Indicadores de Desempenho (KPI’s): saiba o que são e quais monitorar na sua loja!

Indicadores de Desempenho (KPI’s): saiba o que são e quais monitorar na sua loja!

Acompanhar os indicadores de desempenho da sua loja é essencial para visualizar melhor o desenvolvimento do negócio. 

Ao analisar métricas é possível compreender com maior precisão os resultados alcançados e se eles não foram conquistados, porquê. Logo, fica mais fácil identificar algumas possibilidades de mudanças, tanto no processo de planejamento quanto na etapa de execução.

Sendo assim, os indicadores de desempenho do varejo estão associados ao constante monitoramento e avaliação de certos processos rotineiros da empresa, com o objetivo de medir a qualidade e eficácia deles, para então direcionar maiores esforços e melhorias onde for necessário.

No decorrer deste post falaremos mais sobre os KPI’s no varejo e quais você deve acompanhar no seu negócio. Confira!

O que é a gestão de indicadores de desempenho no varejo?

Uma boa gestão de processos na sua loja pode ser o caminho para o sucesso dos negócios e, este mesmo raciocínio deve ser empregado quando se fala em indicadores de desempenho.

É fato que uma gestão focada em dados deve priorizar o conhecimento consolidado, ao invés de meras suposições. Assim, considerando histórico e avaliando o cenário atual, as estratégias serão mais assertivas e eficazes.

Neste ponto estão os indicadores do varejo como recursos importantes para fazer análises assertivas. A gestão KPI’s no varejo vai ajudá-lo a ter entendimento claro dos processos, tal como a elaboração mais precisa de planos de ação – sempre se baseando na realidade e necessidades da organização.

Claro que sozinhos os indicadores não irão apresentar todas as respostas para os problemas na sua loja. Ainda assim, eles permitem que você enxergue rapidamente se algo está dando certo ou não. Ter essa agilidade para identificar falhas e as corrigir é ideal para alavancar os negócios.

Com isso, separamos alguns indicadores importantes para monitorar na sua loja, a fim de maximizar os resultados do seu negócio!

KPI’s indispensáveis para monitorar sua loja

Tanto quanto um produto diferenciado e de qualidade pode ser vantajoso na sua loja, os indicadores de desempenho também! Aliás, são vários os indicadores que podem ser usados para uma gestão inteligente, então selecionamos os principais, acompanhe nos tópicos a seguir:

Ticket médio

Com esse indicador você consegue identificar qual a média gasta pelos clientes e se eles têm escolhido os produtos mais caros ou quantidades maiores, por exemplo.

Segundo o blog OnClick, este é um dos indicadores de desempenho mais importante, pois oferece uma visão panorâmica de todo o processo de venda e dá um rumo sobre outras questões essenciais como:

  • Cruzar vendas com itens semelhantes
  • Melhorar o relacionamento com os clientes que mais compram
  • A necessidade de aumentar as vendas.

Para calcular o ticket médio não tem mistério, basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período

Volume e conversão em vendas

Mensurar a conversão em compras fará você entender melhor o real volume de vendas. Ao analisar a taxa de conversão, tem-se a relação entre a quantidade de visitantes na loja e o número de pessoas que de fato chegaram a fazer uma compra.

Este indicador de desempenho mostra a expertise da equipe de vendas em transformar visitantes em clientes. E é de suma importância acompanhar este indicador, afinal de contas, meros espectadores não ajudam a aumentar a receita.

Sem complicações, para calcular a taxa de conversão em compras, é só dividir o número de vendas pela quantidade total de visitantes.

Satisfação dos clientes

Satisfação dos clientes

Ter noção do quão satisfeitos estão os seus clientes é fundamental para medir a qualidade do atendimento e a eficácia da estratégia adotada – isso pode estar relacionado com o preço dos produtos e processo de venda.

Então, para mensurar esse indicador de desempenho, invista em fazer pesquisas, escolha o canal de comunicação mais adequado para o seu negócio, pode ser por telefone, e-mail ou on-line, tal como ações de pós-venda.

Mix de produtos e serviços 

O mix de produtos e serviços tem potencial para alavancar as vendas adicionais e pode ser analisado como um indicador de desempenho.

Por meio dele, pode-se direcionar esforços para a venda de produtos que não estão indo bem, considerando os resultados da avaliação, por meio dos dados conquistados com esse indicador.

Ou seja, analise com cuidado os itens que fazem mais sucesso e mantenha o seu mix sempre atualizado, será você será mais assertivo na conquista e retenção de clientes.

Total de faturamento

Outro indicador que não pode de modo algum ser deixado de lado é o total de faturamento. Ele vai mostrar qual foi o montante de vendas da loja e facilitar o acompanhamento da evolução do negócio com base em outros períodos.

Quando comparar o total de faturamento com a meta de vendas proposta, será possível verificar se o objetivo foi alcançado ou se será preciso fazer alguma mudança. 

E então?

Apresentamos neste post as principais características dos KPI’s (Key Performance Indicators), um método bastante assertivo para monitorar a sua loja e alavancar os negócios.

E aqui vão mais alguns pontos a se ficar atento quando realizar a gestão com base em indicadores de desempenho: defina claramente quais os objetivos e as métricas para os respectivos processos, para não correr o risco de controlar indicadores que não acrescentam em nada na sua loja.

Mantenha os indicadores de desempenho alinhados ao planejamento estratégico, a fim de que sejam mais coerentes com os objetivos traçados. 

Também é interessante considerar algum software ou sistema que centralize as informações e facilitem a criação de relatórios que podem servir como base para a elaboração dos indicadores.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você! Para continuar acompanhando mais conteúdos semelhantes a este, acesse nosso blog!

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