Kit Porta Pronta Rohden: confira dicas de limpeza e manutenção

Limpeza do Kit Porta Pronta Rohden

O cuidado com o Kit Porta Pronta vai além da instalação. A cautela com a preservação dele é ideal para garantir a vida útil das portas Rohden!

Contudo, esse é um assunto que ainda gera certas dúvidas. Nem todo mundo sabe como conservar corretamente esse elemento.

Nesse sentido, reunimos algumas dicas de limpeza para contribuir com a durabilidade da porta. Além disso, também explicamos como fazer correções de batidas, para promover a correta restauração, e eliminar riscos.

Continue a leitura e conheça a nossa lista completa!

Importância da conservação do Kit Porta Pronta Rohden!

Conservação Kit Porta Pronta

A manutenção do Kit Porta Pronta Rohden deve ser uma preocupação para garantir a qualidade do projeto final. Saber como realizar a limpeza e conservação do produto ajuda na organização pós-obra e no prolongamento da vida útil do mesmo.

Então, veja a lista de dicas que separamos para contribuir com o conhecimento sobre o assunto!

Kit Porta Pronta: conservação estética

É possível citar alguns pontos importantes para a conservação estética do Kit Porta Pronta. A beleza e funcionalidade só são preservadas após a realização de algumas ações capazes de manter as portas bem cuidadas.

Quanto à limpeza do Kit, é possível seguir alguns passos. Contudo, tenha em mente que esse processo deve ser realizado apenas com pano limpo e úmido. Assim, não irá molhar/encharcar excessivamente a porta ou qualquer um dos componentes.

Antes de mais nada, comece a limpeza pela remoção de pó. Para isso, passe um pano limpo e seco para retirar qualquer tipo de impureza. Em seguida, para eliminar manchas, gorduras ou graxa, é importante seguir as orientações:

  • Use um pano limpo e umedecido em água e detergente neutro para esfregar cuidadosamente, removendo o excesso. Depois, deixe secar naturalmente;
  • Ou é possível usar um pano limpo e umedecido com aguarrás, para a realização desse processo. Contudo, nesse caso, devem ser seguidas, rigorosamente, as instruções do fabricante de aguarrás.

Uma observação importante! Para a limpeza com aguarrás, recomenda-se que a mesma seja realizada no máximo 1 vez entre os intervalos de repintura total. Afinal, esse produto retira camadas de pintura.

Agora, quando houver mofo na pintura:

  • Usar uma flanela seca e limpa para remover o pó;
  • Limpar o mofo com um pano limpo e umedecido em solução de água com água sanitária (para 1L de água, deve-se usar 30 ml de água sanitária);
  • Remover o excesso com pano seco e deixar secar.

Dica importante!

Só essas limpezas esporádicas não são o suficiente para garantir a preservação do Kit Porta Pronta. É necessário, também, realizar o procedimento com uma certa periodicidade .

Para evitar e eliminar as manchas, gorduras, graxas e mofo na pintura recomenda-se efetuar o procedimento de 1 a 2 vezes por ano.

Exceto para aplicação com aguarrás. Nesse caso, o ideal é que seja feito no máximo 1 vez entre os intervalos de repintura total. Isso porque o aguarrás retira as camadas de pintura.

Kit Porta Pronta: correção de batidas ou riscos

É importante também pontuar algumas dicas de preservação do Kit Porta Pronta! Principalmente, quando ocorrerem batidas ou os riscos na porta.

Uma das grandes dúvidas é: quando realizar o retoque parcial ou repintura total?

  • Retoque parcial: é recomendado para casos de pequenas batidas ou arranhões em que não há perda considerável de material do componente;
  • Repintura total: ideal para os casos em que há perda de material, sendo necessária a reconstituição.

E, no caso de repintura total, deve-se usar massa tipo Vedaflex, seguindo as recomendações do fabricante. Após isso, aplicar o acabamento.

Ou é possível apenas observar as condições da pintura. Se ela estiver boa, basta lixá-la. Para isso, é necessário usar uma lixa grana 320.

Em seguida, deve-se remover o pó e eliminar pinturas soltas, contaminantes, como óleo, graxa, gorduras ou umidade. Por fim, ocorre a aplicação do acabamento conforme instrução para repintura total.

Em resumo, os materiais recomendados para a realização do retoque parcial são (sempre seguindo as instruções dos fabricantes):

  • Tinta em Spray (tubo) da marca MOHAWK (material importado);
  • Giz e/ou para correção de imperfeições;
  • Massa tipo Vedaflex.

Já no caso da repintura total, quando há dano gerado por arranhões e amassados, deve-se repor o material perdido. Para isso, é necessário usar massa Vedaflex, seguindo as recomendações do fabricante. E por fim, aplicar o acabamento.

Já no acabamento, é preciso utilizar:

  • Esmalte PU branco brilho (10%) com catalizador e diluente, na seguinte formulação: 2 partes de tinta; 1 parte de catalizador; 20-30% diluente.

Dica importante!

A aplicação com pincel ou rolo não apresentará as características de acabamento conforme aplicação original. Nesse caso, é importante utilizar retoques no pincel em áreas pouco visíveis.

Enquanto no caso de retoques aplicados a spray, aparecerá uma mancha ao observá-la pelo reflexo/ângulo diferente de visão. Assim, para equalizar o brilho, deve-se lixar (lixa grana 800) após a pintura.

Vale destacar que o uso de tintas de outras marcas é permitido, desde que se observe as características de:

  • Esmalte sintético;
  • Tinta a base de poliuretano (PU);
  • Laca nitro.

Não é recomendado a aplicação de Látex (acabamentos a base d’água). E claro, siga sempre as recomendações dos fabricantes!

Leia também: Portas de madeira: como manter a beleza e durabilidade ao longo do tempo

E então?

Apresentamos algumas dicas de limpeza e manutenção das portas do Kit Porta Pronta para contribuir com o entendimento sobre o assunto.

Mas lembre-se! Nosso cuidado com o produto é do começo ao fim. Por isso, realizamos o transporte e contamos com profissionais capacitados para a realização da instalação.

Porém, depois de devidamente instalado, é fundamental que o proprietário do imóvel realize a limpeza e manutenção constante. Somente assim será possível garantir a conservação das portas.

Ao realizar esses cuidados, dentro do tempo e frequência que indicamos acima, é possível manter a qualidade das portas. Assim como, preservar a estética e a durabilidade delas.

Ficou com mais alguma dúvida sobre os nossos Kits Porta Pronta? Então, baixe o nosso catálogo completo e conheça mais detalhes dessa solução Rohden!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *