Lean Construction: método de gestão benéfico à construção civil

Qualidade e prazo de entrega - base da parceria Speranzini Engenharia e Rohden Portas

Para quem ainda não está familiarizado com o Lean Construction, ele é uma filosofia de gestão, mencionado em 1992, no relatório técnico do pesquisador finlandês Lauri Koskela, intitulado “Application of the New Production Philosophy to Construction” (Aplicação da nova filosofia de produção na indústria da construção). Este que foi publicado pelo CIFE (Center for Integrated Facility Engineering), ligado à Universidade de Stanford, EUA.

Koskela realizou esse trabalho levando em consideração a filosofia enxuta adotada pela Toyota, na década de 90 chamada Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS). Ele tinha por objetivo instigar os profissionais da construção civil a aplicar este conceito de produção nas obras.

Neste post você vai entender mais o que é o Lean Construction, quais seus princípios, suas vantagens e como implantar essa metodologia nas suas obras.

O que é Lean Construction?

Lean Construction ou Construção Enxuta é um conceito de gerenciamento de construções civis e tem como objetivo controlar o fluxo e ritmo de obra, otimizando todas as etapas e processos dentro do canteiro de obras.

O foco principal da Construção Enxuta é monitorar e controlar as entregas de produtos na hora em que são necessários na obra. Então, ela consiste em uma melhor utilização dos recursos e de um planejamento bem detalhado e estabelecido.

Princípios do Lean Construction

Os princípios listados aqui são os definidos e apresentados por Lauri Koskela, em 1992, no relatório técnico mencionado no início do texto. Através destes princípios busca-se realizar mudanças no processo de produção/construção tradicional.

  1. Reduza a parcela de atividades que não agrega valor;
  2. Aumentar o valor da produção através da consideração sistemática dos requisitos do cliente;
  3. Reduza a variabilidade;
  4. Reduza o tempo de ciclo;
  5. Simplifique minimizando o número de etapas, partes e ligações;
  6. Aumentar a flexibilidade de saída;
  7. Aumentar a transparência do processo;
  8. Controle de foco no processo completo;
  9. Construa melhorias contínuas no processo;
  10. Melhoria do fluxo de balanceamento com melhoria de conversão;
  11. Benchmarking.

Quais são as vantagens de utilizar esse método de gestão?

Como já pontuado, o conceito lean pode ser aplicado em diversas áreas de negócios, tornando processos, ações e trabalhos mais enxutos, otimizados. Alguns benefícios já devem ter surgido em sua mente, principalmente em relação aos custos, acertamos?

Os custos de todos os elementos que envolvem uma obra são os aspectos que pesam muito na hora de construir. Nesse sentido, toda redução dele colabora não só para aliviar o financeiro, como também, na entrega de um empreendimento de qualidade ao cliente.

Queremos deixar claro que o enxuto não significa economia no sentido de usar produtos ou contratar serviços de má qualidade. Muito pelo contrário. É adquiri-los no tempo certo, quando necessário e na quantidade ideal. Nesse raciocínio, tem-se um produto e serviço de qualidade, mas com maior otimização, seja na quantidade ou no custo.

Então vamos conhecer um pouco mais algumas vantagens do Lean Construction:

  • Corte de mão de obra ociosa;
  • Auxilia no processo produtivo;
  • Torna a obra sustentável, organizada e limpa;
  • Contribui na maior fluidez das ações;
  • Menor desperdício de materiais;
  • Redução de acidentes;
  • Diminuição no retrabalho;
  • Aumento da produtividade;
  • Otimização do tempo;
  • Estabelecimento de ritmos e prazos.

Lean Institute Brasil

Conforme informações descritas no próprio site do Lean Institute Brasil, ele foi fundado em 1998 e tem até hoje como objetivo apoiar empresas interessadas na transformação dos seus sistemas de gestão. Além disso, ele busca atuar também como disseminador do conceito lean pelo Brasil.

Ele basicamente atua oferecendo o serviço de consultoria para colocar em prática os objetivos almejados. Aqui nosso foco é a construção civil, mas o conceito lean é aplicado em diversos setores do mercado. O Lean Institute Brasil atua além deste, no setor de desenvolvimento de produtos, serviço público, logística, manufatura, office e serviços, saúde e tecnologia da informação.

Percebeu como esse conceito é fantástico e já tem alcançado muitas empresas e indústrias pelo país? Produtividade, competitividade e lucratividade são questões possíveis de serem conquistadas com esse método de gestão.

E ainda, o Lean Institute Brasil promove eventos e treinamentos, difundindo ainda mais o conceito e sua aplicabilidade em diversos segmentos do mercado brasileiro.

Nossa sugestão é que você conheça mais o site e se desejar, vá a eventos sobre o tema e descubra tudo que esse modelo de gestão pode contribuir às suas construções.

Como implantar essa metodologia na sua obra?

Mesmo entendendo o conceito e seus passos para aplicação em uma obra, é fundamental que você esteja ciente em relação a algumas questões.

O interesse, conhecimento e engajamento de todos – fornecedores, engenheiros, operários, arquitetos – é primordial para que essa metodologia dê certo nas suas obras. Isso porque, é um processo contínuo, de aprimoramento constante, e que depende de todos para caminhar dentro do planejado.

Cada qual é responsável por uma etapa ou processo, então, cabe a cada um – após definida as ações de implantação – se empenhar no papel que lhes cabe.

Nossa sugestão é que sua construtora ou incorporadora se aprofunde mais no conceito, e se necessário, busque auxílio de uma consultoria. Esse conceito tem ganhado espaço e tem oferecido muitas vantagens.

Conseguir que todos os envolvidos estejam focados nesta prática, já é uma boa parte do caminho. Isso com o objetivo de tornar o Lean Construction uma metodologia de sucesso no seu negócio.

Rohden Portas e o Lean Production

O conceito de produção enxuta, que levou a ser trabalhado no mercado também a metodologia da construção enxuta, também é aplicado na Rohden Portas.

Mas o que o Lean Construction e a Rohden Portas possuem em comum? A proximidade entre eles está no fato de um produto da Rohden ter sido pensado para atender a demanda de otimização de tempo e mão de obra nas construções. Estamos falando do Kit Porta Pronta.

Ele pode ser considerado um produto totalmente voltado a essa filosofia enxuta, já que otimiza tempo e mão de obra. Isso porque a obra recebe esse Kit apenas no final. Então, é preciso apenas encaixá-lo no vão e colá-lo, sem sujeira e furos na instalação de uma porta comum.

O Lean Construction tem por intuito tornar a gestão e os processos que o permeiam mais rentáveis em muitos sentidos. Produtos enxutos contribuem consideravelmente para uma obra enxuta, concorda?

Já aplica essa metodologia nas suas obras? Conte nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.