Madeira reflorestada – O que é, benefícios e a expansão do uso

Madeira reflorestada – O que é, benefícios e a expansão do uso

A origem legal do material utilizado com o intuito de desenvolver produtos tem se tornado quesito básico para quem comercializa. Vender produtos fabricados com madeira ilegal pode levar a inúmeros prejuízos, e ninguém quer isso.

Essa rigidez na fabricação de produtos de madeira, sendo necessário comprovar a certificação de onde ela vem, auxilia, na verdade, na entrega de um produto de qualidade, com respeito ao meio ambiente.

No blog post de hoje vamos falar o que é a madeira reflorestada, quais seus benefícios e como seu uso tem se expandido no mercado brasileiro.

O que é?

O reflorestamento é uma forma de amenizar os estragos feitos pela extração ilegal da madeira e tem por objetivo conter esse tipo de ação. Ele ainda se tornou uma forma sustentável de obtenção da maneira sem prejudicar o meio ambiente. Além disso, facilita a produção dela junto a finalidade de comercialização.

Existe o reflorestamento com foco em fins comerciais (florestas plantadas) e o reflorestamento com foco em fins ecológicos (mata nativa). Ou seja, no primeiro é realizado o plantio no sentido de obtenção da madeira para a produção de produtos (no caso da Rohden, as portas) e no segundo é realizado o plantio a fim de devolver a vegetação nativa de determinado lugar.

Então, reflorestamento é quando, em um determinado lugar houve desmatamento e nele são cultivadas novas árvores, de mata nativa ou de pinus e eucalipto aptos a fins comerciais, por exemplo.

Benefícios da madeira reflorestada certificada

Madeira reflorestadaSe existe a intenção de fazer uso da madeira reflorestada em proveito de fins comerciais, é necessário ter a Certificação Florestal. Explicamos bastante sobre esse assunto, neste texto aqui.

Mas, agora queremos expor as vantagens quando você compra/usa madeira reflorestada certificada:

  • Vantagem competitiva;
  • Acesso a novos mercados;
  • Imagem pública positiva da empresa;
  • Protege espécies ameaçadas de extinção;
  • Impacta menos o ciclo de vida das florestas;

Mercado de madeira reflorestada hoje

Florestas plantadas De acordo dados no site do SNIF (Sistema Nacional de Informações Florestais), da pesquisa Floresta Plantada 2014-2016 (IBGE), foram plantados 647.322 hectares de pinus e 341.130 hectares de eucalipto em Santa Catarina.

Projeto – Conforme informações divulgadas no site do G1, um projeto foi lançado no Rock in Rio em setembro de 2017 e tem como objetivo recuperar 30 mil hectares e devolver 73 milhões de árvores à floresta brasileira até 2023.

O projeto prevê a utilização de uma técnica de semeadura chamada de “muvuca”. Ela é uma mistura de sementes espalhadas na terra para tentar chegar o máximo possível ao comportamento da floresta.

IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) – No conteúdo publicado na biblioteca do site ACR (Associação Catarinense de Empresas Florestais), a IBÁ é a associação responsável pela representação institucional da cadeia produtiva de árvores plantadas, do campo à indústria, junto a seus principais públicos de interesse.

Conforme o Sumário Executivo 2018, sobre o setor brasileiro de árvores plantadas, disponível do site da IBÁ, foram levantados alguns dados importantes sobre o tema:

  • São 7,84 milhões de hectares de área plantada; destes, 5,8 milhões de hectares são de área certificada;
  • Produção Industrial de painéis de madeira em 7,9 milhões de m³. O Brasil é um dos dez maiores produtores mundiais de painéis de madeira;
  • 35 mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação pelas empresas associadas a IBÁ;

Conclusão

A produção e compra de produtos de madeira reflorestada tem suas leis cada vez mais rígidas tendo como objetivo a proteção da natureza. Ao consumidor final, talvez, não agregue o fato de ser de madeira reflorestada a porta que ele comprou. Mas, ao adquirir um produto sustentável, ele contribui indiretamente para o cuidado ambiental.

Da mesma forma o lojista, o que muda ele comprar uma porta de madeira legal ou ilegal? Também é válido o pensamento de colaborar com o meio ambiente. Se ele for pego comercializando madeira ilegal pode ter sérios prejuízos.

Então, a madeira reflorestada, vinda das “florestas plantadas”, se tornou algo economicamente viável e ecologicamente mais adequado. Ela auxilia na preservação das matas nativas, que antes eram destruídas por causa do propósito de fins comerciais.

A Rohden realiza a produção de suas portas através de madeira de reflorestamento, pois ela dispõe da sua própria matéria-prima renovável. Com a fabricação de 4 mil portas por dia, ela leva a sério a preocupação em relação ao meio ambiente.

Os resíduos sólidos industriais e subprodutos florestais são aproveitados com a intenção de alimentar uma usina termoelétrica. Esta que gera a energia consumida pela empresa.

Restou alguma dúvida sobre madeira reflorestada? Quer saber mais como realizamos o reflorestamento aqui na Rohden? Fale conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.