Manutenção de portas de madeira: como fazer de um jeito fácil e prático?

Manutenção das portas de madeira

Você já prestou atenção à manutenção de portas de madeira na sua casa? Muitas pessoas acabam se esquecendo disso e os itens podem acumular poeira, sujeira e exigir cuidados especiais para que fiquem sempre bonitos e bem conservados.

Lembre-se de que as portas de entrada são o primeiro contato que as pessoas têm com seu lar. Da mesma forma, as portas internas fazem toda a diferença para a ambientação, privacidade e composição dos cômodos.

Portanto, para que nenhuma delas destoe da decoração e do cuidado que você tem com o restante da sua casa, é essencial prezar por uma boa manutenção. Ajudando nesse sentido, selecionamos as melhores dicas para você cuidar bem das suas portas de madeira. Acompanhe!

Como fazer a manutenção de portas de madeira corretamente?

De nada adianta escolher portas lindas para seu lar se os cuidados que você dedica a elas não forem condizentes com a aparência e a funcionalidade desejadas para cada ambiente, seja ele interno, seja externo.

A boa notícia é que bastam algumas ações periódicas para preservar a aparência, manter a qualidade e aumentar a durabilidade desses produtos. Veja a seguir as melhores práticas de manutenção de portas de madeira para adotar em diferentes situações.

Preze por limpezas periódicas

Para conservar as portas como se fossem novas, é importante fazer limpezas periodicamente. Assim, você evita o acúmulo de poeira e manchas que afetam a beleza delas, assim como a acumulação de sujeiras que podem prejudicar o funcionamento.

Os cuidados dependem do tipo de acabamento e da madeira em que o modelo foi fabricado. Geralmente, o processo é simples, rápido e barato. No dia a dia, você só precisa retirar a poeira e eventuais sujeiras.

Passe um pano ou espanador por toda a porta. Durante o processo, dê atenção especial aos acabamentos, como ranhuras e relevos. Além disso, limpe também as partes superiores e as laterais do marco (batente).

Tome cuidado com modelos pintados e envernizados

Ao limpar portas envernizadas, passe um pano umedecido com sabão à base de óleo. O ideal é limpar sempre no sentido do veio da madeira. Em seguida, com outro pano seco, retire os restos de produto que ficaram em excesso.

Já para as portas pintadas, principalmente as brancas, o melhor é optar por um uma esponja umedecida. Podem ser adicionados produtos de limpeza e sabão de coco diluídos.

Por sua vez, as maçanetas devem ser limpas com um produto multiuso e um pano. Por estarem em contato permanente com as mãos, as maçanetas são um dos elementos da casa que mais sujam. Por isso, também é bom aplicar um produto antibacteriano para desinfetá-las.

Tenha cautela com as portas

As portas não devem ser molhadas em nenhuma hipótese. Para limpar o chão próximo a elas, utilize apenas um pano umedecido. Jamais jogue água nas áreas próximas às folhas, pois isso vai acelerar o desgaste e pode causar grandes estragos, como estufamento e descamação.

Lembre-se das peças e acessórios

Mantenha sempre limpos os trilhos, rebaixos e canaletas, evitando o acúmulo de sujeira. Outro foco importante da manutenção de portas de madeira são as dobradiças e fechaduras. Elas devem ser lubrificadas com algumas gotas de óleo de máquina ou grafite em pó.

Cuide para que o excesso de óleo não escorra na madeira, pois ele pode causar manchas. Além disso, os rolamentos das roldanas, no caso das portas deslizantes, também devem ser lubrificados com óleo.

Impermeabilize portas de madeira “crua”

A manutenção de portas de madeira “crua” é um pouco mais complexa. Isso porque é importante que elas sejam impermeabilizadas. Do contrário, as folhas ficam sujeitas ao ressecamento e a rachaduras.

Antes da pintura, lixe a porta por completo. Depois de limpar a superfície lixada, utilize um selador para fechar os poros da madeira. Em seguida, aplique de três a cinco mãos de um produto impermeabilizante. Pode ser verniz ou tinta.

Alguns fabricantes já vendem a porta com todo esse acabamento feito. É importante verificar como a porta chegará e também as garantias que a fábrica oferece, além das recomendações sobre conservação e manutenção de portas de madeira.

Renove a pintura regularmente, caso seja você que a tenha feito

Se você não priorizou bons fabricantes e decidiu pintar uma madeira “crua” por conta própria, saiba que será necessário renovar a pintura regularmente. O tempo varia de acordo com o local da porta.

Em ambientes com pouca exposição às intempéries (portas internas), a renovação da tinta ou do verniz pode ser feita a cada dois anos. Já quando o produto fica mais exposto e desprotegido (portas externas), o ideal é de seis em seis meses.

Nesse sentido, se notar que a pintura já está se desgastando antes desse período, antecipe a manutenção de portas de madeira “crua”, tomando as providências necessárias para garantir a beleza e a conservação delas.

Evite batidas e raspões

Para aumentar a durabilidade do produto, evite batidas e raspões (em casos de mudanças, por exemplo). As pancadas são as principais causadoras de marcas e afundamentos. Ao evitá-las, você minimiza a necessidade de manutenção de portas de madeira.

Quais cuidados adotar para evitar desgastes nas portas?

Quais cuidados adotar para evitar desgastes nas portas?

Um dos problemas mais comuns nas portas residenciais são os desgastes e empenamentos na base e no batente. Isso ocorre principalmente em áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Normalmente, o problema é provocado pela umidade, que apodrece a madeira e faz com que ela envelheça mais rapidamente. Algumas medidas para evitar esse desgaste e ter suas portas sempre bonitas são:

  • Em áreas molhadas e com o piso rebaixado, instale as portas sempre niveladas pelo lado mais alto, em cima da soleira. Esse “degrauzinho” vai evitar o contato direto da porta com a água.
  • Escolha portas de qualidade. Modelos encabeçados (conhecidos como portas “ocas”) tendem a desgastar mais rapidamente que produtos de madeira maciça.
  • Invista em uma boa impermeabilização. Há vários produtos no mercado para impermeabilizar portas. Vale apostar na pintura laqueada, resina ou verniz marítimo, de acordo com o acabamento desejado.
  • Consulte o fabricante sobre como sua porta será entregue (se ela já é protegida e impermeabilizada, quais são os revestimentos utilizados, etc).
  • Cuidado com a água. Na hora de limpar o ambiente, não deixe que a água entre em contato diretamente com a porta, pois isso reduz muito a vida útil dela. Como dito anteriormente, prefira fazer a limpeza com um pano úmido.

Gostou das dicas sobre manutenção de portas de madeira? Como você pôde ver, priorizar bons fabricantes faz toda a diferença para manter esses produtos sempre lindos, funcionais e duráveis!

Clique aqui e veja nossas dicas para escolher os melhores modelos do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *