Qual é a melhor porta de correr para cada ambiente?

Qual é a melhor porta de correr para cada ambiente?

Escolher a melhor porta de correr para o seu ambiente pode não ser umas das decisões mais fáceis a se fazer. No entanto, com algumas dicas e considerando alguns pontos, essa decisão pode ser realizada com mais assertividade e sem grandes incômodos.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo com informações relevantes para você que quer saber qual a melhor porta de correr para cada ambiente e que caminho deve seguir para acertar em cheio na escolha e valorizar o seu projeto.

Continue a leitura e desvende quais pontos são importantes considerar para escolher a porta certa e ainda conheça as melhores portas de correr do mercado!

Avaliar o ambiente antes é fundamental para escolher a melhor porta de correr

Identificar as demandas do local onde a porta será instalada é um fator essencial para entender qual a melhor porta para o ambiente.

O blog Casa Show aponta este fator de uma forma bastante perspicaz: “as portas devem ser escolhidas com base no ambiente onde serão colocadas. Na entrada, por exemplo, o mais indicado é apostar em portas de madeira maciça, que são mais resistentes e seguras. Esse tipo de porta suporta bem a ação de vento, sol e chuva. Além disso, a madeira é um material bem versátil, que combina com diferentes estilos de decoração. Já as portas internas podem ser mais leves e semiocas, mas não é por isso que se deve descuidar de sua aparência! Nesse caso, frisos e apliques são bem-vindos, pois agregam valor decorativo à residência.”

Indo além e focando em portas de correr, elas são sem dúvidas a melhor opção para cômodos pequenos e/ou que precisam ter o espaço otimizado, uma vez que este modelo minimiza o espaço ocupado pela porta.

A decoração também é fator determinante

É fato que com o crescimento acelerado das cidades e o preço cada vez mais elevado dos imóveis – apartamentos pequenos ou grandes – se faz indispensável a otimização do ambiente, sem abrir mão do conforto.

Mas a aplicação de portas de correr abrange outros fatores além da otimização de espaço, como, por exemplo, decoração do ambiente. Não tem como negar que, por si só, portas de correr agregam um ar mais sofisticado e moderno ao espaço em que estão inseridas.

Logo, antes de escolher a melhor porta para o seu ambiente, é interessante também pensar em combiná-la com o projeto de decoração que o cômodo apresenta. Assim, uma porta de correr consegue oferecer uma ótima relação de beleza e funcionalidade.

Porta de correr de sobrepor

É um modelo com vão bruto ocupado – semelhante ao da porta de giro. Opção adequada de porta quando não se trata de grandes reformas, uma vez que para fazer sua instalação é um processo menos complexo comparado a outros modelos.

A porta de correr de sobrepor oferece instalação com menos sujeira, menos barulho e sem custos extras. Os melhores modelos de porta de correr de sobrepor são:

Porta de correr de sobrepor com batentes

A porta de correr de sobrepor com batentes é um dos modelos mais prático existentes no mercado. Este tipo de porta pode ser encontrado em versões com uma ou duas folhas. Instalada sobreposta à parede, é o modelo certo de porta para cômodos menores e/ou ambientes integrados.

A porta de correr de sobrepor também é encontrada sem batentes, as demais características são as mesmas, com exceção dos batentes. Ela é uma opção que agrega bastante em ambientes mais clean e com decorações específicas.

Porta de correr de sobrepor com rebaixo

Existem dois tipos de porta de correr de sobrepor com rebaixo:

  • Com rebaixo na largura: neste, a parede precisará ser rebaixada no lado onde a porta corre – cerca de 5 cm. É uma opção que aproveita melhor o espaço.
  • Com rebaixo na largura e na altura: já neste tipo de porta, além do rebaixo lateral, também tem um rebaixo na altura onde o trilho é embutido.

Uma porta de correr com rebaixo na largura e na altura oferece um acabamento mais bonito e elegante – possível graças ao rebaixo que esconde totalmente a presença do trilho.

Porta de correr de sobrepor tipo BARN

As famosas portas estilo de celeiro também contam com a versão de correr. Inclusive são uma das queridinhas do mercado, e não seria para menos, já que além de ser uma porta prática, que economiza espaço no ambiente, ainda é estilosa e elegante.

Uma porta de correr estilo celeiro (BARN), é um modelo literalmente inspirado nos celeiros e granjas norte-americanas. Em sua aparência mais original, é feita com madeira rústica e conta com travessões em madeira na horizontal ou na forma de “aspas”.

Hoje em dia, você pode encontrar porta de correr de sobrepor tipo BARN em diferentes apresentações bem modernas e despojadas – o mais comum é o trilho visível e/ou em forma de ferradura de cavalo.

Porta de correr de embutir

Modelo de porta que se expandiu da Europa para o mundo todo, a porta de correr de embutir corre para dentro da parede. Deste modo, quando totalmente aberta, não é possível ver a folha e nem o trilho da porta.

A porta de correr de embutir é modelo certo para quem busca por praticidade em projetos robustos e de alto padrão.

Porta de correr tipo camarão

Quem também vem se popularizando cada vez mais em meio aos vários modelos de porta de correr é a porta camarão, também conhecida como porta articulada.

Esse modelo de porta se caracteriza por um mecanismo de abertura inteligente, que otimiza espaços em ambientes menores. Seu diferencial é também o ponto chave da sua estética: composta por duas ou mais folhas, a porta de correr tipo camarão abre para as laterais e não para dentro ou para fora.

Porta de correr de 2 a 4 folhas

Um tipo bastante comum e prático de porta de correr é o modelo de 2 a 4 folhas, que como o nome sugere, pode ser encontrada em até quatro folhas, de acordo com o tamanho do espaço e visual que se pretende agregar ao ambiente.

É um modelo de porta de correr fácil de instalar, bastante versátil e que se apresenta nos mais diversos estilos, dos mais minimalistas, aos mais robustos – geralmente conta com vidros na maior parte da sua estrutura, o que contribui para ser uma porta elegante e sofisticada.

E então?

Neste conteúdo você pôde conferir a importância de avaliar o ambiente e identificar as demandas do local antes de escolher uma porta.

Bem como, apresentamos os melhores modelos de porta de correr, para assim, sua escolha ser mais assertiva entre os tipos mais adequados de portas, para as mais variadas finalidades.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco. E para continuar se atualizando, confira nosso conteúdo sobre porta de madeira com vidro: 5 aspectos para avaliar antes de adquirir para sua casa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.