Mercado de construção civil: o que esperar para 2022

Mercado de construção civil

O mercado de construção civil passou por diversos períodos contrastantes, desde o início da pandemia, provocada pela Covid-19. Em dados momentos, a crise econômica mostrou sua força, impactando no PIB brasileiro; em outros, a adaptabilidade tornou possível melhoras que para muitos economistas tardariam a acontecer.

Agora, mais do que nunca, é hora de fazer balanços, analisar cenários e se planejar para a recuperação, independente dos desafios que ainda existam. Para isso, é imprescindível se manter atualizado, observar as tendências e pensar como a sua construtora pode crescer mesmo em meio à incerteza, afinal, como já ficou claro, é preciso saber se reinventar.

Nesse sentido, vale aproveitar as oportunidades referentes à potencial demanda de imóveis, redução das taxas de juros e o incremento do crédito imobiliário. O foco é se questionar como usar tais informações a seu favor, visando a manutenção e lucratividade dos negócios.

Portanto, fique atento, pois neste conteúdo, você entenderá mais sobre o que esperar do mercado de construção civil para 2022! Com isso, será viável obter insights interessantes que podem agregar às suas ações. Continue a leitura e confira!

Veja o que esperar do mercado de construção civil em 2022!

Conforme o ano avança para o seu fim, maiores são as previsões em torno do mercado de construção civil para 2022. É importante, assim, saber extrair informações, tanto das negativas, quanto das positivas. Isso porque, ao ter ciência de ambos os lados, mais fácil é agir estrategicamente, propondo soluções mais assertivas.

Um ponto importante que não pode ser negligenciado, se direciona à busca por mais qualidade de vida no contexto de isolamento social. Na prática, o que aconteceu foi a percepção por parte das pessoas de que suas casas são seus verdadeiros espaços de acolhimento. Isso gerou, então, o desejo por aconchego, busca por ambientes mais integrados, bem equipados e decorados.

Em outras palavras, houve um despertar sensível, nesse sentido, impulsionado pela ampliação do tempo em que as pessoas tiveram que passar em casa. Assim, hoje, mesmo com a abertura de várias fronteiras comerciais, a tendência prossegue e tudo indica que prosseguirá, gerando ainda mais a vontade pelo acolhimento, e com isso, investindo em habitações eficientes e esteticamente agradáveis.

A seguir, veja as principais expectativas para 2022:

Estruturas pré-fabricadas

Tem crescido a aderência por estruturas pré-fabricadas no mercado de construção civil. Um dos motivos se deve a menor geração de resíduos e a agilidade no processo, sem claro, perder a qualidade. Essa é uma ótima forma de aproveitar melhor os materiais e ainda cooperar para a sustentabilidade.

Segundo a presidente-executiva da Abcic (Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto), Íria Doniak, deve haver um aumento no setor de pré-fabricados e pré-moldados na fase pós-pandemia. A justificativa para isso diz respeito à demanda por construções rápidas, que possivelmente crescerá muito.

O mercado de construção civil está com uma alta demanda por construções rápidas e sustentáveis.

Projetos sustentáveis

Aliás, falando em sustentabilidade, ela é outro ponto que figura nas expectativas para o futuro. Entretanto, essa está longe de ser uma realidade distante, pois a busca por projetos sustentáveis cresceu consideravelmente na pandemia.

O esperado é que esse cenário evolua ainda mais, muito em função dos avanços nos debates em prol do meio ambiente. É válido até mesmo reparar que o posicionamento das empresas tem se aprimorado, nesse sentido, através do levantamento de bandeiras verdes e associações com produtos e serviços menos agressivos à natureza.

Energia renovável

Ainda no viés de preservação, forte tendência a ser trabalhada, é útil citar o valor da energia renovável, vista cada vez mais como relevante. Com ela, é possível, inclusive, diminuir as contas do imóvel e referente aos custos de operação da obra. Além disso, ao aderir à energia renovável nos projetos, a construtora diferencia os seus serviços, agregando à sua proposta ideais que caminham com as evoluções do mundo.

Na prática, a aplicação de energia limpa pode ser feita tanto a partir de pequenas mudanças, como, no que se refere à priorização da luz e ventilação natural, como, a partir de mudanças maiores, a exemplo da instalação de placas fotovoltaicas. Em suma, tudo depende das necessidades de cada projeto e dos desejos do cliente.

Tecnologia como aliada

Por fim, vale destacar o papel da tecnologia como aliada às atividades no mercado de construção civil. Com isso, muito se ganha no aspecto eficiência, agilidade e alcance de resultados, além de facilitar a rotina dos colaboradores.

Atualmente, o uso de recursos, como, drones de construção, realidade aumentada e automatização das etapas de atuação contribuem para o desenvolvimento no setor. Ademais, a utilização de softwares altamente inteligentes, contribuem para uma maior assertividade operacional, evitando erros cruciais para a resolução das obras.

Como impulsionar o crescimento da sua construtora no próximo ano

Se você almeja impulsionar o crescimento da sua construtora o quanto antes, é fundamental seguir algumas orientações, além do que já foi dito, relativo a se manter atualizado.

Deste modo, é indicado planejar bem as ações, com clareza dos detalhes, pois isso, certamente, coopera para a redução de falhas, que, ocasionalmente, podem ser drásticas. Outro ponto é otimizar os processos através da adoção de ferramentas tecnológicas, visando uma melhor performance e aumento da produtividade.

Contudo, para se firmar e atrair clientes, é essencial elaborar uma boa estratégia de marketing, no intuito de promover o negócio em questão. Aqui, vale citar que tudo precisa estar alinhado com os objetivos macro da construtora, pois isso garante que a imagem no setor não seja prejudicada, mas sim, enaltecida.

E então?

Como vimos neste conteúdo, o mercado de construção civil tem acompanhado substancialmente as transformações do mundo, se adaptando quando necessário. Ao longo da leitura, foi possível analisar as principais medidas em curso e que prometem vir com força em 2022. Aproveite para fazer o download gratuito do nosso infográfico “8 dicas para reduzir custos e garantir prazos de entrega do seu empreendimento”! Nele, você verá como um bom planejamento, fornecedores certificados e produtos padronizados podem otimizar prazos e custos do seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.