Motivos para adquirir a porta PRF-30 da Rohden

Um corredor com várias portas PRF-30

As portas PRF-30 são consideradas um item de segurança em edificações residenciais e comerciais, pois, tem a capacidade de impedir que labaredas de fogo, gases tóxicos e fumaça se alastrem por um imóvel por até 30 minutos.

Para atender essa condição são fabricadas com peças diferenciadas e atendem recomendações específicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre classificação, identificação, resistência e funcionamento do produto.

Qual a função da porta PRF-30?

Inicialmente é preciso esclarecer que a porta PRF-30 se caracteriza por utilizar elementos construtivos que juntos, oferecem resistência ao fogo. De acordo com os especialistas, é uma das opções de proteção passiva contra incêndios e pode ser instalada em edificações residenciais ou comerciais. 

A função do produto é evitar ou adiar a propagação das chamas e gases quentes através dos compartimentos de um prédio, a fim de que os usuários possam sair do local do acidente em segurança. É válido destacar que além das vidas humanas, as portas protegem os animais e bens materiais existentes. 

Vale acrescentar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) indica a NBR 15281:2021 para assegurar os requisitos de construção, instalação, funcionamento, desempenho, manutenção e ensaios de portas resistentes ao fogo.

Quais os principais benefícios da porta resistente ao fogo?

Antes de falar dos benefícios da porta PRF-30, é importante explicar que em razão da função a que se destinam, são utilizadas: folhas de madeira, ferragens, fechaduras, vidros e dobradiças que atendam as recomendações da norma 15281:2021. 

Além disso, o documento detalha a resistência do produto ao fogo, com a seguinte classificação: PRF-30 (30 minutos de proteção), PRF-60 (60 minutos de proteção) e PRF-90 (até 90 minutos de proteção). No entanto, para alcançar a certificação e aprovação, os conjuntos passam por ensaios e testes, para validar que todos os componentes cumpram as recomendações. 

Uma dica importante dos especialistas é de que em edificações residenciais, a instalação seja feita na cozinha, na entrada principal ou em cômodos nos quais existem vários equipamentos eletrônicos. Em contrapartida, os edifícios comerciais precisarão de uma avaliação técnica para identificação das áreas que receberão a porta PRF-30. 

Desse modo, os benefícios oferecidos por uma porta PRF-30 serão atendidos em sua totalidade, como, por exemplo:

  • Proteção de vidas: a principal função da porta PRF-30 é proteger pessoas dos perigos de fumaça e chamas, por isso, é projetada para conter o avanço por até 30 minutos. Desse modo, as pessoas que estiverem no local terão condições de sair em segurança.
  • Proteção do patrimônio: com o uso de portas resistentes ao fogo é possível obter mais segurança das instalações e equipamentos existentes no imóvel. Além de aumentar as chances de evitar que os aparelhos sejam atingidos por chamas, em uma situação de incêndio.
  • Proteção física: além de atenderem as especificações de situações como fumaça, vapores tóxicos e incêndios, as portas são bastante resistentes e difíceis de arrombar. Desse modo, ao ter uma prancha com essa qualidade, o imóvel terá uma proteção dupla.
  • Proteção acústica: por ser mais espessa, a porta PRF-30 oferece características isolantes, além da proteção contra fogo. Desse modo, é importante planejar a instalação na área recomendada para proteção e se possível, para reduzir os ruídos externos.

Motivos para adquirir a porta PRF-30 da Rohden

Uma sala com uma porta PRF-30

O primeiro motivo para validar a escolha da porta PRF-30 da Rohden, é saber que a empresa é um dos 3 negócios nacionais que fabrica esse modelo no território nacional. Ou seja, os produtos desenvolvidos com a função de resistência ao fogo reúnem expertise e materiais de qualidade, acrescidos de designs de alto padrão e beleza. 

Afinal, produtos com fins de segurança também podem ser bonitos, com cores variadas e atender diferentes finalidades da construção civil. Nesse sentido, a Rohden acompanha as principais tendências do setor, em nível nacional e internacional. 

Com esse entendimento, é válido esclarecer que estão disponíveis no portfólio da empresa, o Kit Porta Pronta Rohden, na versão PRF-30. O conjunto é versátil já que pode ser produzido em diferentes padrões, acabamento e pintura. Do mesmo modo, os dois modelos de kit são garantidos pelas normas da ABNT e pelo padrão de qualidade Rohden Portas. 

Portanto, agora que você conhece os diferenciais e a segurança proporcionada pela porta PRF-30 da Rohden Portas, é o momento de conhecer os modelos disponíveis. Conheça nosso catálogo agora mesmo.

Confira o catálogo Kit Porta Pronta | Rohden Portas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *