Vai iniciar um projeto? Veja 5 motivos para escolher portas modernas de madeira!

Vai iniciar um projeto? Veja 5 motivos para escolher portas modernas de madeira!

Se pensarmos a quanto tempo a madeira tem sido utilizada em nosso meio, é notável a sua adaptação e transformação para atender aos gostos e demandas das pessoas ao longo dos anos.

Se tratando de portas modernas de madeira, é impossível não notá-las e desejar tê-las nos projetos, desde os mais ousados até os mais casuais.

Nesse sentido, sabendo de toda essa participação que a madeira tem em nosso cotidiano, iremos pontuar neste conteúdo motivos para você optar pelas portas de madeira em seus projetos arquitetônicos. Continue a leitura e saiba mais!

1 O design e as portas modernas de madeira

O design das portas modernas de madeira garante elegância em qualquer estilo de decoração. Até porque, são muitas as opções relacionadas ao design que possibilitam essa facilidade de adequação nos projetos.

Conforme menciona o site Think Wood, além dos […] seus atributos estéticos, a resistência da madeira, as qualidades acústicas e térmicas e o baixo impacto ambiental proporcionam uma vantagem econômica para projetos de todos os tamanhos que buscam minimizar suas pegadas estruturais e ambientais.

As portas de madeira colaboram muito além da beleza, agregando uma pegada mais ambiental, o que nos leva ao Design Biofílico, onde, também de acordo com um conteúdo do site Think Wood, […] nos cuidados de saúde e nos ambientes de convivência para idosos, especificamente, os designers adotam o design biofílico, redescobrindo o poder da madeira e de outros materiais de construção naturais para melhorar as experiências e os resultados dos pacientes, bem como o desempenho da equipe.

Nesse sentido, o uso não só de portas de madeira como também de outros móveis e itens do ambiente com este material podem contribuir muito além do visual, sendo uma solução que agrega em várias questões.

Agora, voltando para a questão do design, a versatilidade da madeira permite que você elabore projetos arquitetônicos diferenciados e utilize as portas modernas de madeira nos ambientes em que considerar mais relevante.

2 Material atemporal

Você provavelmente busca desenvolver projetos que agradem o cliente ao ponto apenas de precisar mudar porque o cliente quer, mas não porque um material ou acabamento deixou de ser tendência, certo?

Saber escolher os materiais e itens que irão compor o ambiente é essencial para que a expectativa do cliente seja atendida e, de preferência, seja atual e autêntica pelo maior tempo possível.

Nesse sentido, materiais que são atemporais podem facilitar muito o seu trabalho e se eles se tornaram peças-chaves, independente da época, não foi por menos.

A madeira é atemporal e, como já pontuamos, permite que você trabalhe sua criatividade ao máximo. Se tratando de portas modernas, elas podem contar com um acabamento mais brilhoso, ser de almofada, ser frisada ou até mesmo ser na cor da madeira crua.

Então, projetar um ambiente com uma pegada mais moderna se torna muito mais fácil quando você conta com portas de madeira, já que elas nunca entrarão em desuso ou serão uma tendência obsoleta.

3 Baixa manutenção e alta durabilidade

A baixa manutenção e alta durabilidade não são características necessariamente das portas modernas de madeira, mas dos modelos que são fabricados com este material.

Entretanto, um ponto precisa ficar muito claro para que uma porta de madeira tenha esses dois requisitos atendidos, que é a questão do processo de fabricação.

Ela precisa receber um tratamento adequado para impedir que sofra com cupins ou outros agentes e, além disso, seu acabamento também deve ser bem feito para que agregue mais durabilidade a estrutura como um todo.

4 Conforto e sensação de calor

Mesmo que seja óbvio, em países em que o clima frio predomina, ambientes que sejam projetados com elementos em madeira são evidenciados já que ela é um material que contribui para a questão térmica.

Isso porque, conforme é mencionado no site ArchDaily, […] a pré-fabricação de componentes de madeira com precisão pode fornecer um envelope de construção altamente eficiente que melhora o isolamento, economiza aquecimento e resfriamento e minimiza a ponte térmica.

E isso não é só uma preferência que leva a questão climática como critério, pois já virou uma tendência onde […] os indivíduos estão se movendo em direção a acabamentos que trazem uma sensação de calor e conforto para suas casas e escritórios, resultando na criação de espaços que lhes permitem recarregar e relaxar, de acordo com uma matéria do site Casa.

O conforto também ganha destaque, já que a questão térmica da madeira está conectada com ele. Um exemplo claro é se a compararmos com uma porta de metal.

Ao tocarmos nela, ela estará fria, causando uma sensação até mesmo desagradável. Se fizermos isso na porta de madeira, ela estará neutra ou até mesmo aquecida. Isso claro, dependendo do ambiente na totalidade.

O que queremos dizer é que até mesmo os elementos do espaço impactam no quanto ele será “frio” ou “quente”.

Se você quiser elaborar um projeto mais “frio” não precisa abrir mão da porta e outros itens de madeira. É possível trabalhar em conjunto com elementos de metal e assim equilibrar a sensação do ambiente.

Agora, se você quer um espaço que transmita e proporcione total aconchego, opte pela madeira na porta e nos móveis e também utilize tecidos que contribuam para essa sensação de conforto buscada.

5 É uma material sustentável

A questão da sustentabilidade tem permeado os mais diversos setores e segmentos. Isso porque, ela é uma responsabilidade de todos. Tem se buscado minimizar os impactos ambientais com práticas mais sustentáveis, mas há muito que precisa ser feito.

Se trazermos o tema para a arquitetura, pensar em projetos sustentáveis está passando de uma questão de moda para se tornar uma necessidade.

Arquitetos e engenheiros precisam estar atentos a isso para antes de esboçar um novo projeto alinhá-lo e assim torná-lo o mais adequado possível junto às questões do meio ambiente.

De acordo com o site ArchDaily, se for comparada com o concreto e com o aço […] em primeiro lugar, a madeira é o único material dentre os três que é renovável; segundo, a madeira precisa apenas de uma pequena quantidade de energia para ser extraída e reciclada […]; em terceiro lugar, a madeira não produz resíduos até o final da sua vida, uma vez que pode ser reutilizada muitas vezes em vários produtos ou ser utilizada como combustível e; quarta, a madeira absorve grandes quantidades de carbono da atmosfera.

Esses são motivos suficientes para a vermos como uma aliada na questão da sustentabilidade.

E então?

Você viu que apresentamos 5 motivos para você optar por portas modernas de madeira. Como pontuamos ao longo do conteúdo, não necessariamente são aspectos restritos às portas modernas de madeira, mas a todos os modelos que são feitos com este material.

Ela vem conquistando cada vez mais espaço na construção civil, principalmente em projetos estruturais. As portas de madeira tendem a beneficiar o design, durabilidade, qualidade e conceito do seu projeto.

Se você ainda não tem certeza se as portas de madeira são a melhor escolha para os seus projetos, entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Agora, se você quer conhecer todos os modelos diferenciados que temos para agregar no seu projeto, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo!Download Catálogo Rohden

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.