Qualidade e prazo de entrega – base da parceria Speranzini Engenharia e Rohden Portas

Qualidade e prazo de entrega – base da parceria Speranzini Engenharia e Rohden Portas

Qualidade e prazo de entrega. Alguns pontos que o Nilton Speranzini, dono da Speranzini Engenharia, elencou como características marcantes da parceria com a Rohden Portas.

A Speranzini Engenharia, incorporadora e construtora de Blumenau, já está na sua décima obra utilizando portas Rohden. Na entrevista concedida a Rohden, Nilton Speranzini relata um pouco dessa parceria forte que iniciou em 2014. E a Rohden apresenta alguns itens que colaboram para um trabalho sério e de qualidade no mercado.

História da Speranzini

A Speranzini Engenharia Ltda iniciou suas atividades em 1994 como engenharia de projetos e executora de obras de terceiros na cidade de Blumenau – SC. Hoje a principal atividade é a incorporação e construção de edifícios.

Nestes 24 anos foram 94 edifícios lançados, 85 edifícios entregues, 3.415 unidades entregues, 400 unidades em construção, 515.191,95m² construídos, 72.517,08m² em construção.

A Speranzini Engenharia Ltda é uma construtora que se destaca entre as maiores do país. Ela tem como objetivo atingir a satisfação plena de seus clientes, garantindo a execução de seus produtos com qualidade reconhecida. Baseada em normas técnicas, promove a segurança no ambiente de trabalho e busca a excelência na melhoria contínua.

A pontualidade demonstra responsabilidade, capacidade e respeito ao cliente. Através do compromisso com o tempo de entrega, a Speranzini conquista a confiança de seus compradores. Estes que estão sempre ansiosos para receber as chaves do seu imóvel.

Parceria Rohden Portas e Speranzini Engenharia

Nilton Speranzini, dono da Speranzini Engenharia, relatou que: “A parceria com a Rohden se sustenta no produto de qualidade e no prazo de entrega. No universo de 400 portas, as portas raramente dão algum problema. O preço é praticamente paritário com seus concorrentes, mas nós temos preferência pelo histórico de fornecimento, a assistência e o atendimento da equipe de vendas, quando precisamos de alguma coisa”.

Nilton Speranzini menciona a questão da localização e valorização porque fica perto de Blumenau. “Nós também colocamos portas da Rohden, porque fica aqui perto. Sempre tentamos comprar da Rohden antigamente, mas era difícil, pois toda a produção era direcionada ao mercado externo”.

Sobre portas artesanais e portas industrializadas, Nilton Speranzini relata que: “Portas feitas em marcenaria, artesanalmente, não compramos porque não tem qualidade. Ao longo do tempo elas abrem, não possuem um padrão de qualidade. As portas que compramos da Rohden possuem padrão de qualidade excelente”.

Eladio Rohden, Coordenador de Marketing na Rohden Portas, afirma que: “É motivo de orgulho para a Rohden, porque é a décima obra seguida que a Speranzini fecha conosco, ou seja, são 3.128 portas vendidas ao todo para serem usadas nestes empreendimentos. Sendo uma das maiores construtoras da região, uma construtora que, em nosso conceito, é muito exigente em relação ao material que recebe”.

Recebimento e montagem da porta

Sobre a condição da porta, Speranzini afirma que: “A porta vem embalada, não temos problema algum. Só tiramos a embalagem no final da obra. O rodapé é de fácil colocação. Existe uma enorme facilidade na montagem, é muito rápido. Nós já preparamos todas as portas com 1 centímetro de folga, já deixamos o caixilho pronto. Uma dupla de colocadores de porta, colocam 400 portas em 15 ou 20 dias, então essa é uma vantagem”.

Pós-venda da Rohden Portas

Marcelo Stahnke, Representante Comercial da Rohden, salienta: “O pós-venda da Rohden é muito forte e ela possui uma equipe na estrada que está sempre rodando o Brasil visitando as obras, pela necessidade ou chamado de algum engenheiro”. Sobre esse ponto essencial, Speranzini relatou que: “Da assistência técnica não temos nada a reclamar. E ela é algo interessante, porque não adianta vender um bom produto se não tem uma assistência técnica quando precisar”.

Speranzini contou que entregaram um prédio em Blumenau, o Edifício Fritz Müller Center, e depois de uns dois anos da entrega, ele passou lá para olhar o prédio pronto. Nunca tinha ido lá, pois não teve problema com nada, nenhuma reclamação. Sobre detalhes do edifício, Marcelo mencionou que é um empreendimento com pavimentos só de consultórios médicos, com linha de portas Delicata Plus, e que as portas de entrada dos consultórios são portas de exportação com vidro serigrafado.

Controle de qualidade

A Rohden sempre trabalhou com muita seriedade quando o assunto é padrão de qualidade. E ao longo dos anos foi se aprimorando para elevar essa questão nos produtos fabricados. Marcelo relatou que a própria fábrica da Rohden é a maior vendedora, pois quem foi visitar sempre compra o produto e é parceiro da Rohden até hoje. E ainda, o que ele ouve das pessoas que foram lá conhecer, é que a fábrica é muito moderna, limpa e o controle de qualidade impressiona.

Nesse aspecto, Speranzini enfatiza que: “O controle de qualidade é uma coisa que você precisa ter na obra do começo ao fim. Sempre optamos por comprar portas industrializadas pois não nos incomodamos com nada. Caso contrário, é necessário uma equipe administrativa muito grande, controle de qualidade e hoje nós somos enxutos”.

Índice de Rejeição de 0,02%

Eladio Rohden, Coordenador de Marketing da Rohden, em conversa com o Gerente de Produção das duas fábricas, Odirlei, recebeu o relato que alguns anos atrás a Rohden tinha uma porta a cada 100 que não passava no controle de qualidade final. O índice de rejeição agora é de 0,02%, ou seja, uma em cada 3.000 portas. Como a Rohden produz 4.000 portas por dia, tem-se um pouco menos de uma porta por dia que pode apresentar rejeição.

Essa porcentagem de rejeição é tão pequena e insignificante que já foi motivo de dúvida. Os clientes norte-americanos mandaram fazer uma auditoria na Rohden como são feitas de tempos em tempos e os auditores vieram. Depois dos relatórios feitos e enviados aos clientes, os números não foram aceitos. Os norte-americanos disseram que era impossível ter um índice de rejeição tão insignificante na indústria da madeira, e pediram nova auditoria. A nova auditoria somente confirmou a anterior. Esse é um dos motivos pelos quais a Rohden consegue manter clientes tão exigentes e cativos ao redor do mundo.

Essa porcentagem não foi conquistada da noite para o dia. Foram anos de dedicação e empenho para que a qualidade das portas fossem evoluindo. Atendendo não só as normas do mercado, mas também, o gosto exigente dos clientes nacionais e internacionais.

Características que agregam nos produtos Rohden Portas

Tudo está atrelado ao controle de qualidade. O índice de rejeição não seria este se houvessem falhas no controle de qualidade. A Rohden se preocupa e prioriza ações para realizar esse controle de tal forma a atender normas e ISOs, mantendo o padrão de qualidade elevado. Marcelo menciona que: “Todas as portas possuem códigos de barras, para que, caso aconteça algum problema com determinada porta, é possível identificar quem cortou a madeira, pintou, embalou e carregou no caminhão. Além disso, toda a carga é filmada, onde é possível identificar se aquela porta foi colocada no caminhão”.

O Coordenador de Marketing da Rohden ainda enfatiza que: “O transporte do Kit Porta Pronta é feito no mesmo caminhão, ou seja, se saiu de Pouso Redondo e vai para a Bolívia, é aquele mesmo caminhão que vai descarregar lá. Isso com o intuito de priorizar o cuidado com as portas, já que são produtos finalizados e delicados”.

“Essa preocupação e total dedicação em cada etapa do processo, é porque as pessoas que trabalham na Rohden são comprometidas com a empresa. Cada um sabe que o papel que desempenha reflete no trabalho da equipe de vendas”, menciona Marcelo. E ainda frisa que, “o slogan da fábrica é que a porta Rohden é o primeiro móvel de um apartamento. Quando tudo está pronto e limpo, o primeiro móvel é a porta”.

Rohden Portas

A Rohden Portas está no mercado desde 1938 e sua história acompanha a evolução da indústria. O jovem marceneiro Samuel Rohden foi seu fundador. Naqueles tempos, trabalhando num galpão cedido por seu pai, plantou a semente do que hoje a empresa se tornou.

Com uma administração focada na produção, o pioneiro empreendedor lutou contra todas as dificuldades da época. Um exemplo, eram as longas viagens necessárias para a compra de pregos ou parafusos. Contudo, as estradas muito precárias e total falta de meios de comunicação não impediram a grande evolução dos negócios.

Lino Rohden, atual presidente da Rohden, soube dar continuidade, ampliar e modernizar a empresa. Essa visão futurista e uma mentalidade corporativa, trouxeram agilidade aos processos de gestão e produção. A fábrica também evoluiu com o uso de modernas tecnologias. Novos mercados surgiram. O mercado inglês marcou o início das exportações. Hoje a Rohden está na Europa, África, Ásia e principalmente América do Norte.

Através de pesquisas, viagens de negócios, participação em feiras e eventos, que acontecem em todo o planeta, foram lapidadas estratégias de organização e controle.Kit Porta Pronta Rohden