Por que portas brancas amarelam?

Por que portas brancas amarelam?

Muitas pessoas que já tiveram a oportunidade de possuir portas brancas na sua casa, imóvel ou escritório, podem ter passado pela experiência delas ficarem amareladas com o tempo. Isso é muito chato, pois geralmente a única maneira de recuperá-las é pintando novamente. E nada garante que voltarão a cor branquinha original. Por que isso acontece? Como prevenir e garantir que suas portas fiquem brancas por muito mais tempo? Todo o segredo está na pintura que a porta recebe. Saiba mais!

O que provoca o amarelamento?

Vários fatores podem influenciar a porta branca a ficar amarelada. Mas o mais significativo deles, sem dúvidas, é a utilização de uma tinta que não é adequada a madeira. Ou não tem qualidade.

A ação do tempo também provoca desgastes, especialmente pela falta de sol, presença de umidade ou fontes de calor. E esse desgaste é natural. Todo item da casa precisará de algum tipo de manutenção com o tempo de uso. Porém, é possível otimizar ao máximo a beleza e brancura das portas. Tomando o cuidado de escolher empresas e materiais de qualidade já na compra da mesma.

As pessoas costumam se preocupar muito com as paredes, pisos e tetos. Tanto na construção, quanto na reforma de imóveis. É importante lembrar que portas e janelas fazem toda diferença da estética do ambiente. Por isso, merecem atenção e cautela tanto quanto outros itens. E, por vezes, até mais.

Pintura de qualidade

Como já citamos, o primeiro segredo para promover a maior durabilidade na brancura das portas começa exatamente na pintura.

É muito comum que as pessoas comprem portas de madeira na cor crua e façam a pintura durante a obra. O principal erro cometido, nesse caso, é que geralmente utilizam tintas de menor qualidade para a pintura das portas e janelas, a fim de economizar. Escolhem-se esmaltes sintéticos inferiores, que além de não terem boa durabilidade, podem impregnar o local com cheiro muito forte. Às vezes, ficando por dias. A secagem destes produtos é muito lenta e não é incomum perceber que dentro de pouco tempo a pintura já desbotou e amarelou. Mesmo na parte interna.

Para que as portas fiquem brancas, limpas e bonitas por muito mais tempo, é preciso saber escolher a melhor tinta para a execução da pintura. Também é fundamental que esta pintura seja feita por profissionais qualificados e seguindo um padrão de qualidade. Quando as portas são pintadas em fábrica, dentro de um ambiente de produção controlada (ou seja, seguindo altos padrões de qualidade) o resultado também é muito mais satisfatório.

A maioria das portas Rohden são produzidas na cor branca, já garantindo a escolha da melhor tinta e do melhor meio de aplicação, aumentando muito mais a durabilidade. Já chegam na sua casa prontas para instalação e com a qualidade dos itens garantida.

Erros mais comuns

  • Tintas a base de solvente

É preciso utilizar tintas de esmalte sintético para a pintura de portas de madeira. Porém, a tinta deve ser preferencialmente a base de água, que não amarela tanto como a tinta a base de óleo. O erro mais comum é as pessoas utilizarem esmaltes acrílicos, tintas a base de solvente ou tintas de qualidade muito inferior.

Tintas a base de óleo e alquídicas possuem um mecanismo de cura que leva ao amarelamento quando não expostas à luz solar. Ou seja, a tinta a base de óleo amarela muito mais, especialmente quando pouca luz natural está presente. Além disso, é sempre bom comprar tintas de marcas que conhecemos e confiamos. Ou então, investir em portas já pintadas, de empresa confiáveis e com garantia.

  • Madeira “crua”

Outro motivo que pode levar ao amarelamento precoce é a utilização de uma madeira que ainda não secou totalmente e fica soltando nodia. O que acontece é que a madeira aparentemente está seca. Porém, o interior dela está verde e normalmente solta manchas amarelas depois de pintar com tinta branca. Esse problema também pode ser evitado comprando as portas de um fornecedor confiável, que respeita o tempo de cura da madeira e pode passar essas informações ao cliente.

  • Cuidados com o ambiente

Outros motivos que levam as portas brancas a ficarem amarelas é o meio ambiente onde estão instaladas. A tinta também amarela por conta do calor emitido de fogões e aquecedores. Por falta de luz, por amônia, tabaco, umidade excessiva, entre outros.

Para garantir a durabilidade da tinta branca pelo maior tempo, mantenha tanto quanto possível luz solar sobre as áreas pintadas de branco. Também é importante evitar fumar, usar grelha, cozinhar ou assar nas áreas com tinta branca.  Nestes ambientes, se a escolha da porta for na cor branca, é possível usar um primer, acabamento ou selante para ajudar a manter o branco por mais tempo. Informe ao fornecedor da porta em qual área ela será usada, para que o tipo de acabamento seja decidido em conjunto e com responsabilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.