Porque escolher uma porta de madeira

Porque escolher uma porta de madeira

Seja em casa ou apartamentos, as portas são peças muito importantes de uma construção. Elas serão usadas todos os dias, tanto as internas, que contribuem para a decoração dos ambientes, quando as externas, que são o cartão de visitas da casa. Ao escolher uma porta, além do preço, vários aspectos devem ser observados: o que vai passar por ela (tamanho de móveis), quais ambientes ela irá separar, como ela ficará na disposição do espaço, se terá contato com chuva e sol, etc. Pensar sobre material utilizado, portanto, pode fazer com que o resultado final seja muito melhor – na qualidade e no custo.

Escolha do material para portas

Para cada um dos materiais possíveis, existem vantagens e desvantagens. Elas devem ser observadas de acordo com cada utilização. Em questão de preço (sem pensar em durabilidade), do mais barato para a mais cara está: aço, vidro, alumínio, madeira e PVC. No que se refere à segurança, numa ordem decrescente de qualidade, está: PVC, aço, madeira, vidro e alumínio. Se pensarmos na estética, varia da necessidade do ambiente e gosto pessoal. Quer um ambiente mais frio e impessoal? Quer mais confortável e aconchegante? Tudo depende.

Na escolha, diversas características como o uso (interno ou externo), exposição ao sol e intempéries, localização da construção (próxima ao mar ou não), design e estilo decorativo influenciam na escolha das portas. As opções, como vimos, são as mais variadas: madeira, aço, alumínio, vidro, PVC… mas qual delas é a ideal para seu projeto?

Madeira

Kit Porta ProntaAs mais queridas de todos! Reconhecidas por serem elegantes e duráveis, as portas de madeira são bastante comuns, especialmente pela sua versatilidade. Há diversos tipos de madeira e inúmeras possibilidades de decoração e criação com o material.

Para portas externas, as de madeira maciça são mais comuns, visto que nesta área é preciso um material mais resistentes. As portas de madeira “ocas” são utilizadas em portas internas de quartos e banheiros. Além de serem mais leves e mais em conta, hoje em dia possuem um processo de fabricação que garante qualidade e bom isolamento acústico.

Quanto a vida útil, são muito duráveis e resistentes. Necessitando mais atenção apenas em casos de umidade e exposição solar demasiada. Com a manutenção adequada, como a pintura e o verniz, podem ter seu tempo de vida ainda prolongado.

As portas de madeira certamente são as que mais transmitem sensação de aconchego e conforto, tirando a frieza dos ambientes. Não é à toa que são favoritas. Nenhum outro material é capaz de proporcionar a mesma sensação, especialmente com custo-benefício tão bom e durabilidade garantida.

Ferro ou Aço

As portas de metal mais antigas são normalmente de ferro, porém hoje é comum vermos a mistura do ferro com materiais com menor índice de oxidação, como o aço. O aço tem baixo custo e boa resistência. As principais desvantagens da utilização das portas de ferro são a ferrugem; baixo conforto térmico e acústico; efeito estético nem sempre tão agradável; vida útil curta e restrição de utilidades. Por essas questões, são mais usadas em espaços comerciais ou garagens. Muitos dos problemas com esse tipo de material surgem a partir da instalação inadequada do produto, além de ser vulnerável à impactos e a própria oxidação. Demanda uma manutenção constante. Assim, na maioria das vezes, o ferro ou aço acabam sendo integrados apenas em forma de detalhes em outros materiais, como a madeira ou o vidro, oferecendo produtos mais bacanas e com melhor usabilidade.

Alumínio

As portas de alumínio são mais utilizadas em áreas externas, principalmente em churrasqueira, lavanderias e áreas de piscina. Esta alternativa se popularizou graças a facilidade de manutenção e resistência a corrosão e efeitos dos raios solares. Apesar disso, o alumínio tem baixa resistência a impactos. O material costuma dar dificuldades no pós-venda por ser muito frágil. A estética também não orna muito para ambiente internos da casa, como salas e quartos, apesar do isolamento acústico ser bom. Também não necessitam muita manutenção.

Vidro

O aspecto transparente é o que mais chama atenção. Já que, em alguns projetos, essa característica é muito bem-vinda. A outra vantagem é referente à economia de energia, uma vez que, durante o dia, o material permite a entrada de luz natural. Quanto à estética, seu uso possibilita a visualização do que está atrás da parede e pode gerar sensação de ampliação do espaço – mas, se for usada em casas ou apartamentos, o ideal é que seja usada apenas nas portas que dão acesso a varandas ou terraços. Já que a transparência pode também trazer falta de privacidade entre os cômodos. Apesar de fácil limpeza e manutenção, há sempre a possibilidade de que ocorram acidentes com as portas de vidro. A opção, nesse caso, é a adoção do vidro temperado; mais resistente a choques e altas temperaturas.

Um pouco de atenção e cuidado

Rohden PortasVimos que a madeira é uma excelente opção, e a melhor em termos de conforto, além de ganhar de várias outras em durabilidade, acústica e estética. Porém, as principais características da madeira – beleza, durabilidade e resistência – dependem do local de instalação e do trato que se dá ao material. Por isso, demanda alguns pequenos cuidados.

Em locais externos, a variação de tempo e a exposição ao sol fazem a madeira trabalhar. Deve-se estar atento também à umidade e pragas. Em ambos os casos, produtos impermeabilizantes podem ajudar na manutenção e durabilidade. O mais recomendável para esse material é sua colocação em ambientes internos. A não ser a porta de entrada, que também pode ser em madeira. Além do aspecto visual versátil – que pode variar de um efeito rústico a um super moderno (como as laqueadas) – as portas de madeira são ótimas isolantes térmicas e acústicas.

Quando escolher essa opção, opte por empresas confiáveis, que ofereçam garantia e transparência. Sempre verifique se a madeira é certificada e dê preferência as empresas que usam madeira de reflorestamento próprio.

Conheça a Rohden!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.