Porta pivotante e porta de giro: principais diferenças

Porta pivotante e porta de giro

Se você está construindo ou reformando um projeto, seja residencial, seja comercial, provavelmente já ficou na dúvida se vale mais a pena investir em uma porta de giro ou porta pivotante

Essa questão é relativamente comum no universo da arquitetura. Afinal, os dois modelos têm benefícios próprios, indicações específicas e podem adequar-se às mais diversas composições de ambientes. 

Para ajudar você, criamos este artigo esclarecendo as principais características da porta de giro e particularidades da porta pivotante. Conheça melhor essas duas alternativas e acerte na hora de fazer sua escolha.

Quando escolher uma porta de giro para o meu projeto?

A porta de giro, popularmente chamada “porta de abrir”, é o modelo mais utilizado nas residências brasileiras. Trata-se de uma porta comum, que conta com dobradiças, guarnições e um batente em que a folha encaixa-se.

Mesmo sendo uma escolha considerada “básica”, esta solução pode ser encontrada no mercado com uma série de opções de materiais, cores e designs. Ou seja, você pode adequá-la aos mais diversos projetos, garantindo espaços sempre bonitos e funcionais.

Inclusive, trata-se de um modelo que oferece mais vedação. Com produtos equipados com materiais adicionais, como borrachas, você ainda garante maior proteção acústica e térmica, além de controle da iluminação.

Nos ambientes internos, as portas de giro podem receber pinturas laminadas, detalhes em vidro, frisos e acabamentos especiais. Assim, além de desenhar a circulação dos ambientes, elas agregam ainda mais beleza e elegância à decoração.

O grande destaque delas está na versatilidade. Além de somar à beleza e ao aconchego de espaços como salas e quartos, este produto pode ter materiais resistentes à umidade para aplicações em banheiros e lavanderias, por exemplo. 

Já nos ambientes externos, a porta de giro é uma excelente escolha para auxiliar na ventilação e garantir mais segurança, principalmente contra arrombamentos nas entradas principais das residências.

Nesses casos, além de priorizar estruturas e materiais resistentes a arrombamentos, também é importante escolher modelos que durem bem diante das forças da natureza, como a incidência solar e a chuva. 

Assim, você pode aproveitar a qualidade, a funcionalidade e as múltiplas possibilidades da porta de giro também para compor espaços como a área de festas, a churrasqueira ou até mesmo os espaços anexos à piscina.

Em quais situações a porta pivotante é a melhor escolha?

Apesar de funcionar de forma semelhante ao modelo de giro, a porta pivotante não tem dobradiças. O movimento ocorre por meio de um pino chamado pivô. Ele fica instalado na parte de cima e de baixo de uma das extremidades da porta.

Esta opção geralmente é mais larga e não possui ferragens expostas. Assim, a composição é mais clean e livre de interferências visuais. Isso proporciona mais imponência e sofisticação aos ambientes.

Atualmente, a porta pivotante tornou-se praticamente uma unanimidade entre os arquitetos e decoradores. Ela está entre os principais destaques dos projetos contemporâneos, sendo utilizada principalmente nas entradas de casas, apartamentos e empresas.

Contudo, é essencial dar prioridade aos modelos feitos com materiais resistentes e investir em fechaduras de alta segurança. 

Do contrário, a resistência dela pode ser menor em relação à porta de giro. Além disso, sem os acessórios certos, a vedação torna-se menos eficiente.

Em alguns casos, também há perda no vão útil de passagem. Isso por conta da posição do pivô. Contudo, esse fator acaba sendo compensado pelo fato de as dimensões serem maiores e de o espaço no local instalado ser otimizado.

Portanto, basta escolher os melhores modelos de porta pivotante para você aproveitar a mesma flexibilidade dos modelos de giro, com uma variedade de produtos que se adequa bem à proposta de qualquer espaço.

Com sofisticação, imponência, visual clean, segurança na fixação e possibilidade de abrir tanto para dentro quanto para fora, esta alternativa é uma excelente pedida para valorizar ainda mais a estética e a funcionalidade do seu projeto.

Agora que você já conhece as principais características e indicações da porta pivotante e da porta de giro, agregue ainda mais excelência, praticidade e flexibilidade aos seus projetos! Clique aqui e conheça os diferenciais do Kit Porta Pronta da Rohden.

Conheça as portas Rohden para cada estilo de decoração: acesse e baixe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *