Porta de madeira com vidro: 8 aspectos para avaliar antes de adquirir na sua casa!

Porta de madeira com vidro

Pensando em instalar uma porta de madeira com vidro na sua casa? Saiba que existem alguns aspectos que devem ser considerados antes de inseri-la no ambiente.

Ideal principalmente para cozinha e sala de jantar, a combinação destes dois materiais pode proporcionar requinte para o local onde for instalada. Além do fator visual, esse modelo de porta ainda contribui gerando maior claridade para o ambiente.

Entretanto, diferente do que algumas pessoas imaginam, a porta de madeira com vidro deve ser escolhida com muito cuidado. Isso porque ela também vai fazer parte da decoração e deve ficar alinhada com os demais itens do espaço.

Por isso, neste conteúdo, trouxemos os principais aspectos para avaliar antes de adquirir o produto. Assim, você vai compreender se ele se encaixa no que você precisa. Confira!

O que considerar na escolha da porta de madeira com vidro?

Porta de madeira com vidro

Como você pôde ver, a porta de madeira com vidro influencia diretamente no visual e na funcionalidade dos ambientes onde ela é instalada. Por isso, você precisa fazer uma escolha criteriosa desse tipo de produto. Entre as melhores dicas para isso, destacam-se:

1. Qualidade da madeira

Conferir a qualidade e procedência do material da porta é fundamental. Quando se fala em porta de madeira com vidro, por se tratar de um item com relevância no visual do ambiente, é preciso considerar resistência, segurança e a versatilidade da madeira.

Ainda, é inteligente conferir a durabilidade da madeira e a sua resistência a organismos xilófagos, como fungos e cupins. Veja também se a madeira utilizada conta com o selo de extração legal.

2. Acabamento da porta de madeira com vidro

Seguindo a linha do controle de qualidade da madeira, fique atento se o material recebe o tratamento adequado antes de ser instalado. Isso quer dizer que é importante dar atenção especial ao acabamento do produto.

O ideal é que a porta seja selada e possua pintura de proteção. Isso porque o processo de acabamento, quando bem feito, evita que a madeira seja danificada com facilidade. Além disso, agrega à estética da porta.

3. Qualidade do vidro

O vidro oferece elegância e funcionalidade, porque permite a entrada da luz natural no ambiente. Por isso, é interessante prestar atenção na qualidade e garantia de segurança do vidro.

Desse modo, ao optar por colocar uma porta de madeira com vidro na sua casa, priorize modelos que tenham vidro temperado.

Esse vidro é muito mais resistente que o comum e pode ser encaixilhado ou usado com esquadrias de madeira e roldanas aparentes. Além disso, quando quebrado, o vidro temperado se fragmenta em pedaços que não cortam.

Ou seja, ter uma porta de madeira com vidro não significa abrir mão da qualidade ou privacidade. Muito pelo contrário: basta escolher o modelo certo. Logo, é possível ter um ambiente seguro, belo e bem iluminado.

4. Local de instalação da porta

Em geral, essa porta é ideal para quem quer deixar determinado ambiente com um ar mais moderno e com estilo ímpar. Afinal de contas, a combinação dos materiais proporciona versatilidade e um espaço diferenciado.

No entanto, um dos diferenciais da porta de madeira com vidro refere-se a maior luminosidade ao ambiente. Nesse caso, preste atenção para não colocar essa porta em um ambiente que pede maior privacidade, como quartos e banheiros, por exemplo.

Essa porta moderna é perfeita para sala de estar e cozinha. Isso porque são locais mais amplos e com maior fluxo de interação entre as pessoas. Então, é interessante serem favorecidos pela visibilidade que o produto oferece.

5. Cuidados para garantir a estética e estrutura

Portas de madeira com vidro se destacam como elemento único na decoração. No entanto, é preciso saber cuidar, para manter suas características e funcionalidades em boas condições.

Sendo assim, mesmo que a porta tenha vidro seja resistente, é melhor evitar bater ela com força. Além disso, certifique-se de manter a porta de madeira com vidro sempre limpa. Afinal de contas, manchas de dedos e sujeiras não agregam no visual.

Além de prezar pela limpeza do vidro, também deve ser feita a limpeza da parte de madeira. Nesse caso, indica-se uma flanela e produtos próprios para a madeira. O mesmo cuidado vale para as fechaduras, maçanetas e dobradiças.

6. Design e estilo

O design e o estilo da porta de madeira com vidro são cruciais para harmonizar com a estética da sua casa.

Por exemplo, uma casa contemporânea pode se beneficiar de uma porta de linhas limpas e vidro transparente para manter a sensação de espaço. Escolha um design que reflita a personalidade do lar e que complemente a sua arquitetura.

7. Reputação do fabricante

Optar por um fabricante com boa reputação é fundamental. Pesquise sobre a empresa, sua experiência no ramo, certificações, variedade do catálogo e a qualidade dos produtos.

Comprar de um fabricante respeitável aumenta a probabilidade de adquirir uma porta de madeira com vidro durável e bem construída.

8. Dimensões e instalação

Antes de comprar, meça com precisão o espaço onde a porta será instalada. Erros de dimensionamento podem ser caros e demorados para corrigir.

Além disso, uma instalação adequada é crucial para garantir que a porta funcione corretamente.

Neste post, destacamos os aspectos que devem ser avaliados para garantir assertividade na hora de escolher uma porta de madeira com vidro. Isso inclui desde a qualidade dos materiais, até o local onde será colocada e os cuidados após a instalação do produto.

Se você quer saber mais sobre porta de madeira com vidro ou outras soluções para a sua casa, clique aqui e confira os últimos artigos do blog da Rohden.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *