Porta de madeira: veja 5 dicas para escolher o modelo ideal para cada ambiente

Porta de madeira - como escolher o modelo ideal

Em meio às inúmeras demandas e preocupações de uma obra, definir a porta de madeira ideal para os ambientes da casa muitas vezes não é uma escolha tão prioritária para quem está construindo ou reformando um projeto.

Contudo, esse elemento possui um papel crucial nas residências. Afinal, ele valoriza a estética, a funcionalidade e a própria qualidade dos espaços. 

Hoje em dia, é possível encontrar uma ampla variedade de modelos disponíveis no mercado. Por isso, é essencial entender os principais fatores a considerar na hora de selecionar a porta de madeira perfeita para cada cômodo. A seguir, conheça as cinco melhores dicas!

O que levar em consideração para escolher a porta de madeira ideal?

Como escolher a porta de madeira ideal

Como os demais elementos da casa, a escolha da porta de madeira é influenciada diretamente pelos gostos dos proprietários e pelas características do projeto arquitetônico.

Entretanto, somados a esses fatores, existem outros pontos de consideração que têm enorme importância para garantir uma boa decisão. Nós elencamos os cinco principais deles adiante.

1) Defina qual será o ambiente

O primeiro passo para escolher uma boa porta de madeira é definir em qual ambiente ela será instalada. Por mais que as melhores fabricantes ofereçam produtos que podem ser utilizados em qualquer cômodo, existem alguns detalhes que valorizam a aplicação.

Por exemplo, para as entradas, o ideal é optar por materiais reforçados e que não podem ser derrubados facilmente. Assim, vale mais investir em portas sarrafeadas, que são mais resistentes que os populares preenchimentos em colmeia, ou até nas maciças.

Se o foco é garantir um maior conforto acústico para o quarto ou escritório, prefira opções com duplo contato junto ao batente e borracha de vedação. Já no banheiro e lavanderia, estruturas Boondor, que são mecanicamente processadas, oferecem maior resistência à umidade.

2) Harmonize com a decoração

Além da funcionalidade, a estética também conta muito durante a escolha da porta de madeira. Por isso, enquanto você avalia o modelo ideal para cada ambiente, procure também observar o visual. Assim, é possível harmonizá-lo com a decoração.

Para espaços mais sofisticados, prefira revestimentos com pintura UV. Dependendo dos padrões e cores do local, existem opções de acabamento em melamina e algumas até imitam tábuas sobrepostas.

A dica é avaliar a linha de produtos disponibilizada pelo fornecedor e integrar seu visual ao decór. Por exemplo, portas lisas criam ambientes sóbrios, enquanto os frisos agregam mais detalhamento. Já opções com visores valorizam a propagação natural da luz e assim por diante.

3) Considere o formato da porta

Ainda em relação à soma da estética com a funcionalidade, os mesmos modelos de porta de madeira que entregam as características citadas acima podem ser disponibilizados em diferentes estilos de aplicação.

Nesse sentido, avalie as necessidades da composição. Por exemplo, se você deseja uma maior integração entre os ambientes, pode separá-los com portas de correr, que ficam posicionadas sob um trilho, ou com modelos pivotantes, que giram em torno de um eixo de pinos no batente.

Ou, se deseja valorizar ainda mais o aproveitamento dos espaços e ter mais resistência, pode optar por um formato de embutir. Se a instalação for em um cômodo muito fechado, existem modelos com aberturas de ventilação. Aqui, as possibilidades também são as mais diversas.

4) Analise o tipo de material

Uma porta de madeira pode ser feita de diferentes materiais. Contudo, o ideal é priorizar os modelos feitos com madeira reflorestada. Além de ter uma qualidade mais elevada, esse insumo também é ambientalmente correto. Quanto à composição, o material pode ser maciço ou oco. 

Para escolher, tudo depende do quanto o local fica sujeito à deformação da madeira e qual é a demanda por isolamento. 

Enquanto isso, as alternativas ocas são feitas de material compensado, reforçado por um esquadro intermediário. Apesar de possuírem um isolamento ligeiramente pior, a resistência à deformação é mais elevada.

5) Conheça os produtos da Rohden

Como você pôde ver, existem diversas variáveis para considerar na hora de garantir uma escolha adequada. Afinal, é possível encontrar uma série de modelos e variações de porta de madeira disponíveis no mercado. 

Sarrafeadas, maciças ou Boondor, nas opções com frisos, visores ou ventilação, com formatos de correr, pivotante, embutido ou tradicional, de diferentes cores, texturas e acabamentos, as possibilidades são praticamente infinitas.

A boa notícia é que você não precisa “quebrar a cabeça” para escolher as opções ideais para o seu projeto. Os Kits Porta Pronta da Rohden são práticos de instalar, oferecem qualidade e acabamento primorosos e agregam todas as variáveis que citamos neste artigo.

Clique aqui para conhecer os diferenciais dessa linha exclusiva de porta de madeira e explore cada detalhe dos modelos Elegance, Up Deck, Stabili, Delicata, Premium e Deluxe. Além disso, não deixe de acompanhar as próximas novidades do nosso blog.

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústica, baixe o catálogo e confira esse lançamento da Rohden!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *