Porta de madeira inchada? Entenda porque isso acontece!

Porta de madeira inchada

A porta de madeira inchada é um problema não muito raro para os consumidores. Inclusive, esse é um grande transtorno principalmente entre aqueles que moram em regiões muito úmidas e quentes.

Esse tipo de situação, que também acontece por negligência, pode ser facilmente evitada. E ainda há possibilidade de correção em casos em que o inchaço não é observado ou em que o ambiente não permite a prevenção.

Para solucionar as dúvidas sobre o assunto reunimos, neste texto, as principais ações de correção. Além disso, listamos dicas de como evitar o inchaço da porta de madeira. Continue a leitura e entenda!

Quais são os causadores da porta de madeira inchada?

Antes de mais nada, é preciso entender os fatores que causam a porta de madeira inchada. Somente assim será possível conservar o produto e garantir a vida útil da mesma.

Por se tratar de um antigo organismo vivo, a madeira empregada conta com propriedades de excreção e absorção de umidade. Além disso, toda matéria-prima possui um coeficiente de dilatação.

O mesmo diz respeito à capacidade máxima de se expandir conforme o clima e o tempo do ambiente. A dilatação é maior quando a temperatura é alta. Logo, quanto mais frio, mais o material irá se comprimir.

Dessa maneira, a porta de madeira incha pode ocorrer por diferentes motivos. Seja por conta dos períodos mais quentes do ano ou mesmo pela exposição à umidade.

Quando o motivo for o calor, geralmente o inchaço é revertido quando o clima esfria. Desde, é claro, que a peça não tenha sofrido danos maiores. Entretanto, quando há muita exposição solar, o problema tende a ser mais severo.

Em relação à umidade, normalmente o material incha quando não é limpado corretamente. Ou, até mesmo, quando a madeira é molhada com muita frequência. Isso acontece quando a porta não está implementada no ambiente correto.

Já que, por exemplo, portas para banheiros recebem acabamentos diferenciados para evitar esse tipo de transtorno. Assim como portas internas e externas são finalizadas de maneiras distintas para garantir maior durabilidade.

Inclusive, segundo um conteúdo sobre a conservação da madeira do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o tratamento adequado desse material também influencia na resistência da mesma.

Secada de maneira correta, a madeira ganha mais estabilidade e resistência. Devidamente tratada – e toda madeira deve ser tratada –, adquire durabilidade extraordinária”.

Conheça as portas Rohden para cada estilo de decoração: acesse e baixe

Como solucionar esse problema?

Como solucionar porta de madeira inchada?

Em casos extremos, o indicado é substituir a porta de madeira inchada. Isso porque a manutenção convencional não será suficiente para a restauração das funções e aparência do elemento. O que gera custos inesperados ao consumidor.

Contudo, quando a porta escolhida é de qualidade, não será preciso chegar a este ponto. O mais comum é que alguns reparos simples sejam capazes de solucionar o problema!

Nesse sentido, uma forma de resolver essa adversidade é com a ajuda da lixa. Basta usá-la na região inchada para nivelá-la e garantir os movimentos da porta. Ou seja, para que volte a abrir e fechar normalmente.

Dependendo da extensão do inchaço, a porta pode ou não ser retirada da caixa para facilitar esse trabalho.

Agora, se o inchaço foi gerado por umidade, o ideal é que o material esteja completamente seco antes desse trabalho. Até porque, quando ocorre a diminuição da umidade, a necessidade de nivelamento é menor.

Contudo, esse processo também pode gerar rachaduras. E se elas aparecerem, o ideal é preencher suas extremidades com material de vedação específico para essa finalidade. Eles podem ser facilmente encontrados em lojas de materiais de construção.

Nesse ponto, é preciso ter atenção novamente para a extensão do problema. Se for muito severo, a vedação pode não ser suficiente para conter os danos relacionados às rachaduras. O que exigirá a substituição da porta.

E, se após o lixamento, a porta não estiver encaixando corretamente na caixa, retire-a e ajuste as dobradiças. Somente assim será possível promover uma melhor colocação do material em seu novo volume.

Já no caso da porta inchada por conta do calor elevado, geralmente a redução ou estabilização da temperatura são suficientes para que volte ao normal.

Como evitar a porta de madeira inchada?

Para evitar a porta de madeira inchada, basta manter o material livre das condições mencionadas anteriormente. Lembre-se! Os causadores dessa patologia são:

  • Intemperismo;
  • Má conservação e aplicação da porta;
  • Falta de qualidade do acabamento da madeira e da porta.

Isso quer dizer que é preciso evitar ao máximo que a luz solar tenha incidência direta sobre a madeira. Seja tanto em instalações internas quanto externas.

E, em locais muito quentes, é preciso impedir também que o ambiente seja muito abafado, pois isso favorece a dilatação do material.

Quanto à umidade, o desafio é evitar o seu acúmulo no local em que a porta de madeira está instalada. O ideal é promover boa circulação de ar e meios para que a água evapore (atenção novamente com o excesso de calor).

Ainda sobre a umidade, é necessário tomar cuidado também durante a limpeza do material. Não o molhando em excesso e garantindo uma boa secagem ao fim da higienização.

O ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante da porta, adotando as devidas medidas de cuidado e manutenção.

Por fim, é claro, opte pelas portas de madeira de qualidade! Selecione apenas as que passam por tratamentos adequados de acabamento e fabricação. Avalie o nível de tecnologia e inovação aplicadas às mesmas para garantir ainda mais desempenho e durabilidade.

Logo, analise a matéria-prima, estrutura e acessórios. Assim como espessuras, preenchimentos, técnica de secagem e pintura, e todas as características que contribuem para a resistência da porta.

Por fim, não deixe de conferir se elas são certificadas e atendem às normas legais e de mercado, tanto nacionais como internacionais. Para entender como escolher uma porta, clique aqui e tenha acesso a dicas.

Conheça as portas da Rohden!

Conheça as portas Rohden!

Como vimos acima, há alguns fatores responsáveis pela porta de madeira inchada. E um dos principais está relacionado ao acabamento desses produtos. Logo, é essencial escolher com cautela os seus fornecedores.

Por isso, conte com a Rohden! Nossas portas são sinônimo de qualidade, durabilidade e resistência! Elas são de alto padrão e fácil instalação, o que reduz o surgimento de patologias.

Além disso, as portas Rohden são certificadas e fabricadas a partir de matéria-prima própria e renovável. E ainda, o tratamento delas é realizado a partir de técnicas modernas e eficientes.

Para conhecer todos os modelos oferecidos, clique abaixo e faça o download gratuito do nosso catálogo completo!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *