Porta de madeira maciça: conheça as vantagens

Porta de madeira maciça


Existem diferentes tipos de preenchimento no mercado. Contudo, a porta de madeira maciça costuma ser a que mais oferece vantagens competitivas, com excelente custo-benefício.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e conheça mais desse modelo!

Vamos lá?

Mas, afinal, o que é uma porta de madeira maciça?

A porta de madeira maciça tem esse nome devido ao tipo de preenchimento, ou seja, seu núcleo. Logo, aqui, seus componentes (como marco, alizar e folha), são constituídos por madeira maciça. 

Segundo o Caderno de Encargos SUDECAP, com base nas principais normas do setor, esse tipo de porta não pode apresentar, por exemplo:

  • Fungos que atacam a madeira;
  • Insetos xilófagos que destroem a madeira;
  • Fissura de compreensão;
  • Apodrecimento ou ardido.

Destaca-se que, normalmente, a porta de madeira já é caracterizada por essa composição. Ela pode ser definida como um “conjunto no qual a folha, seu quadro, suas capas e/ou suas almofadas são constituídas por madeira maciça e/ou seus derivados”, ainda conforme o SUDECAP.

Mas, é possível ressaltar aqui algumas outras opções de núcleos. Como os:

  • Sarrafeado de madeira;
  • Colmeia de madeira;
  • Colmeia de papel;
  • Chapa derivada de madeira; 
  • Chapas isolantes;
  • Sólidos.

De qualquer modo, o núcleo de madeira maciça pode ser constituído de uma única lâmina de madeira ou pedaços colados. Não é por acaso que pode ser classificada e reconhecida como uma porta pesada.

A porta de madeira maciça pode ser usada em diferentes ambientes, dependendo, é claro, das certificações da mesma. Somente assim será possível assegurar qualidade durante as exposições à chuva e ao sol.

Inclusive, as PRF-30 podem (e devem) ser de madeira maciça para ampliar e destacar, ainda mais, os benefícios desse tipo de porta.

Em resumo, a porta de madeira maciça apresenta qualidade, beleza e durabilidade! A mesma combina com diferentes designs, podendo ser aplicada em quartos, salas e demais cômodos, apesar de ser bastante utilizada na entrada do imóvel. Ela garante um toque clássico e moderno a qualquer ambiente!

Manual PRF 30

Saiba quais são os principais benefícios desse tipo de núcleo

Porta de madeira maciça

A principal vantagem da porta de madeira maciça diz respeito à enorme durabilidade do material. Por isso, inclusive, é perfeita para ambientes com grande fluxo de pessoas, evitando desgastes gerados pela usabilidade.

Sem contar que, como vimos, esse é um tipo de núcleo que não deve conter pragas, fungos e insetos capazes de atrapalhar a conservação. Para isso, a matéria-prima precisa ser de qualidade, assim como os processos utilizados no acabamento da porta.

Além disso, se corretamente certificadas, seguindo as principais normas do setor, são capazes de oferecer resistência à umidade e às intempéries. O que aumenta a vida útil do material.

Para acrescentar, esse tipo de porta oferece um excelente conforto acústico, se comparada aos demais tipos de núcleos. Dessa forma, o alto padrão da matéria-prima e a estrutura fortificada e robusta desse modelo, funcionam como isolante acústico natural.

Importante destacar que madeira de qualidade é a proveniente de reflorestamento. Esse processo, além de garantir a sustentabilidade ao reduzir os danos do desmatamento ilegal, promove níveis elevados de excelência, durabilidade e estética.

Portanto, a porta de madeira maciça reflorestada também assegura alta versatilidade e harmonia a qualquer design. Isso porque, para além da beleza natural oferecida pela matéria-prima, o modelo colabora com a personalização.

Por fim, graças à força oferecida pela madeira, esse tipo de porta gera ainda mais segurança. Isso porque garante maior resistência a batidas, dificultando arrombamentos em portas externas, por exemplo.

Em conclusão, a porta de madeira maciça tende a ser uma opção com ótimo custo-benefício devido à baixa necessidade de manutenção e longevidade. O investimento na mesma significa a satisfação e fidelização dos clientes.

eBook como utilizar as portas como um elemento de decoração em seus projetos

Conheça as opções de núcleo de porta da Rohden!

A Rohden desenvolve portas para o uso interno com espessuras especiais e preenchimentos diferenciados. Para, assim, garantir diferentes graus de isolamento acústico e térmico.

Por isso, trabalha com 3 diferentes tipos de núcleo: o semi sólido (sarrafeada); o sólido em madeira mecanicamente processada e o maciço. Independentemente do preenchimento escolhido, todos fazem parte de uma estrutura construtiva de alto padrão de qualidade.

Nas portas de madeira maciça, toda a folha é composta por este material. Além disso, é aplicado uma capa em HDF (base para o revestimento melamínico) e, depois, o acabamento em pintura. Esse que, por sua vez, é feito por meio da laca para selar as superfícies da madeira, eliminando imperfeições, emendas e ranhuras.

Mas, vale destacar que o Kit Porta Pronta Rohden pode ser produzido em vários padrões de acabamento e pintura. O que, consequentemente, facilita a aplicação dele em diferentes projetos arquitetônicos

Além disso, a madeira utilizada na fabricação das portas Rohden passa por um tratamento térmico. Esse processo de secagem é realizado na própria fábrica, garantindo a obtenção da matéria-prima ideal para a produção. Com isso, a Rohden atesta a total eliminação dos agentes nocivos à madeira e à estabilidade dimensional e torcional.

Somados a tudo isso, o Kit Porta Pronta Rohden conta com:

  • Vista/alizar ajustável;
  • Batente/marco em madeira reguláveis;
  • Borda em PVC anti impacto (exceto para as linhas Deluxe e Up Deck);
  • Vista com opção de acabamento em 90º e 45º;
  • Aplicação de borracha acústica para proteção e eliminação de barulho ao fechá-la.

Em conclusão, o Kit Porta Pronta em madeira maciça (ou não) assegura, ao ambiente, a sofisticação e beleza de uma produção de excelente qualidade e bom gosto. Alcançando, assim, grandes exigências. Afinal, todas as portas Rohden são certificadas, atendendo às normas nacionais e internacionais do setor.

Saiba mais!

Como vimos ao longo do texto, a porta de madeira maciça é um modelo resistente, durável e seguro que oferece satisfação ao seu cliente. E essas qualidades são acentuadas nas soluções Rohden.

Oferecemos diferentes modelos de portas, com tipos diversos de preenchimento e acabamento. Ainda possibilitamos a inclusão de acessórios, detalhes e alternativas de cores para contribuir com a harmonia e funcionalidade dos projetos.

Para saber mais, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso catálogo completo!

Catálogo kit porta pronta e esquadrias em alumínio termoacústica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *