7 critérios de seleção para a porta de madeira para sala!

critérios de seleção para a porta de madeira para sala

Que pontos você costuma priorizar durante a escolha da porta de madeira para sala? Esse não é um processo fácil, certo? São muitos fatores a considerar e essa quantidade pode acabar confundindo e atrapalhando a seleção.

Diante desse cenário, veja alguns detalhes que consideramos essenciais na hora de escolher as portas de madeira para as salas.

Vamos lá?

Porta de madeira para sala: como escolher?

Definir a porta de madeira para sala é uma prática que precisa ser cautelosamente avaliada. Afinal, ela é vista imediatamente na edificação, estabelecendo o design do imóvel.

Sendo assim, durante a aquisição do elemento, deve-se considerar pontos que afetam a satisfação do cliente.

Segundo dados apontados pela Zendesk, 13% dos clientes insatisfeitos compartilham as más experiências com 15 ou mais pessoas. Além disso, 45% das pessoas dividem as experiências negativas nas mídias sociais.

Sem contar que, são necessárias 12 experiências positivas para compensar uma negativa não resolvida.

Então, com base nesse contexto, veja a seguir 7 critérios de seleção que vão te ajudar a optar pela porta de madeira ideal para a sala grande ou não.

1. Qualidade e durabilidade da porta grande de sala

Os primeiros e mais importantes critérios para a escolha da porta de madeira para sala são a qualidade e a durabilidade. Eles serão o norte e a base dos próximos pontos.

Nesse caso, avalie o sistema construtivo e estrutural da porta. Entenda as tecnologias utilizadas para garantir a vida útil da aparência, acabamento e de todo o produto.

Ou seja, procure saber qual preenchimento foi usado, o tipo de madeira e o tratamento da mesma. Considere, também, a técnica de pintura aplicada.

Vale destacar que as portas de miolo preenchido em madeira são mais duráveis. Assim como as que possuem pinturas UV e selantes, já que garantem maior resistência à umidade e evitam o amarelamento precoce.

Por fim, compreenda se a porta possibilita o reparo e repintura com facilidade. Afinal, a correta manutenção influencia a durabilidade do elemento.

> Leia também: Porta de madeira inchada? Entenda porque isso acontece!

2. Conforto

O conforto é um critério fundamental para a porta de madeira para sala, principalmente quando o assunto é isolamento acústico.

Portanto, além de atender critérios de estética e resistência, ela deve promover uma boa redução acústica. Assim, será possível garantir um ambiente aconchegante e silencioso.

Para acrescentar, a porta também poderá ser um excelente isolante térmico. Logo, quanto mais madeira na estrutura construtiva, maior será a qualidade do isolamento.

Então, para este critério, também analise os componentes que colaboram com o conforto térmico e acústico. Como, por exemplo, as:

  • Borrachas de vedação;
  • Preenchimentos sólidos; e
  • Espessura das capas de acabamento.

> Leia também: Porta acústica: conheça o sistema construtivo Up Deck

3. Beleza e harmonia

Existem diferentes acabamentos e finalizações que colaboram para a beleza e harmonia das portas de sala. Por isso, o ideal é compreender quais são essas técnicas para, assim, garantir a qualidade estética e a coerência com o design.

Por exemplo, as pinturas PU (ou laqueada), além de promover elegância e modernidade ao ambiente, encobrem imperfeições superficiais. E, ainda, podem ter o acabamento fosco ou perolizado.

Contudo, é importante considerar aqui o fluxo de movimento do ambiente. Para a sala, o ideal é que a porta tenha pintura branca no sistema PU para garantir maior resistência.

Para acrescentar, os acessórios também são fundamentais para a composição estética da porta. Por isso, avalie os rodapés, dobradiças e maçanetas, por exemplo.

Não esqueça também dos frisos! Sejam na vertical ou horizontal, eles acrescentam beleza e diferencial estético ao ambiente.

> Leia também: Porta de madeira frisada: conheça os diferenciais dos modelos Rohden!

4. Valor previsto e percebido

Esse é um dos critérios indispensáveis de analisar na hora de definir as portas para revenda ou aplicação no empreendimento.

Qual o preço previsto dele? É preciso ter os investimentos muito bem mapeados para equilibrar o valor a ser aplicado na aquisição das portas.

Nosso foco não é fazer com que economize nessa hora. A ideia é que você se lembre do retorno do investimento no momento da decisão de quais modelos adquirir.

Até porque, a porta costuma ser adquirida com base na durabilidade e na ampla vida útil. Já que esse elemento fará parte do projeto por um longo período.

Sem contar que, nem sempre o mais barato terá a mesma qualidade de estrutura, acabamento e detalhes quanto os demais. O valor está diretamente relacionado às técnicas e tecnologias aplicadas na porta em busca do mais alto nível de qualidade.

5. Facilidade na instalação

Esse não é apenas um critério para as portas de madeira para sala, mas, sim, para qualquer porta. É interessante reforçar esse ponto porque ele influencia na agilidade e otimização da obra.

Por isso, conte com fornecedores que ofereçam portas com excelente flexibilidade de instalação e de altíssima qualidade, como é o caso da Rohden! Afinal, de nada adianta o investimento em uma porta maravilhosa se ela estragar durante a instalação, concorda?

Também é importante:

  • Verificar a adequação do vão aberto em obra com as medidas necessárias para receber o Kit Porta Pronta;
  • Pesquisar, e reforçar ao cliente, sobre o melhor momento de instalar as portas no local. Assim será possível evitar incômodos com arranhões e umidade excessiva causada pela obra;
  • Contar com mão de obra especializada, credenciada e com experiência.

Baixe o manual de instalação do Kit Porta Pronta Rohden

6. Sustentabilidade

A sustentabilidade é mais um dos importantes critérios de seleção para a porta de madeira para sala.

Até porque, segundo uma pesquisa mencionada pelo Meio e Mensagem, 86% dos consumidores brasileiros estão dispostos a priorizar marcas e lojas sustentáveis.

A preservação dos recursos naturais depende de fornecedores que atendem os principais quesitos de legalidade e qualidade dos produtos. Logo, aposte em uma porta para sala fabricada com madeira de reflorestamento!

Vale ressaltar que a madeira reflorestada é proveniente de florestas plantadas. Essa é uma solução economicamente viável e ecologicamente mais adequada, já que auxilia na proteção das matas nativas. Essas que, por sua vez, eram destruídas para fins comerciais.

Além disso, conte com fornecedores comprometidos com o meio ambiente durante a fabricação das portas! Isto é, que reaproveitam resíduos sólidos industriais e subprodutos florestais, por exemplo. Como as cascas, serragem e cavacos.

Esse tipo de parceiro tende a usar esses elementos para alimentar uma usina termoelétrica que supre a necessidade da fábrica. O que assegura um ciclo de energia sustentável.

7. Reputação e credibilidade do fabricante

A avaliação da reputação e credibilidade do fabricante também são critérios importantes na seleção da porta de madeira para sala.

Para isso, é essencial que eles sejam experientes, com anos de atuação no mercado. Assim, significa que são adeptos da melhoria contínua.

Afinal, para se manter relevante no mercado é necessário atualização e constante investimento em capacitação, inovação e novas tecnologias.

Sem contar que, empresas de credibilidade contam com produtos certificados e laudos técnicos aprovados pelos órgãos competentes. Por isso, atente-se também a esse detalhe durante a aquisição da porta de madeira para sala.

Extra: cuidado com o excesso de detalhes na porta de madeira para sala

Por fim, cuide para não exceder nos detalhes da porta de madeira para sala. Ou seja, evite aquelas que têm muita informação ou que são poluídas visualmente e esteticamente.

Como, por exemplo, uma porta pivotante, de 45 mm de espessura, com puxador, fechadura eletrônica, frisos, olho mágico e etc. Para não ter dificuldades na escolha da porta, opte pelo simples. Aqui, menos é mais!

Conheça os modelos Rohden indicados para sala

A Rohden corresponde a todos os critérios de seleção da porta de madeira para sala, com o Kit Porta Pronta! Ele é composto por folha, batente e vista. Além disso, pode ser entregue no formato montado ou desmontado configurável.

As portas Rohden contam com acabamento primoroso, uniforme e de alto grau de satisfação! Elas são desenvolvidas com espessuras especiais e preenchimentos diferenciados para garantir qualidade, durabilidade e conforto térmico e acústico.

Além disso, são utilizadas borrachas de vedação para também assegurar o isolamento luminoso e a absorção de fortes impactos no fechamento das portas de salas, por exemplo.

Tudo isso com uma variedade de modelos que permitem a combinação de tamanhos, frisos e cores.

Os nossos modelos são:

  • Linha Elegance: sofisticação e beleza definem esse modelo. As portas podem ser usadas em diferentes ambientes internos, garantindo resistência e durabilidade;
  • Linha Up Deck: o duplo contato da porta Up Deck com o batente, mais a dupla borracha de vedação, promovem conforto acústico e o amortecimento de impactos;
  • Linha Stabili e Stabili Black: a pintura é de brilho intermediário, gerando reflexos discretos e ambientes únicos e aconchegantes;
  • Linhas Delicata Plus e Delicata Color: o toque acetinado e a variação de cor das portas dessa linha contribuem para a composição de ambientes com personalidade;
  • Linha Premium: o acabamento de alto brilho promove destaque a decoração ao criar pontos de luz e reflexo;
  • Linha Deluxe: porta boleada pintada que pode ser aplicada em portas de giro, pivotante, de correr, de embutir, porta com visor e porta com ventilação.

Destaca-se que os rodapés da Rohden Portas são de poliestireno lisos ou com frisos. Eles podem acompanhar as cores das portas.

Guia conheça as portas Rohden para cada estilo de decoração

Rohden: todos esses critérios em um único só lugar

Portas de madeira Rohden

Você viu que alguns critérios precisam ser levados em consideração durante a escolha da porta para a sala. Então, utilize esses pontos para realizar a seleção da porta ideal!

Portanto, conte com quem é autoridade no assunto, como a Rohden! Para conhecer mais das nossas portas, clique no botão abaixo e realize o download gratuito do nosso catálogo completo!

Catálogo Kit Porta Pronta e Esquadrias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *