Porta laqueada: principais vantagens

Uma porta laqueada, entre um vaso e uma cadeira

A etapa de acabamento de um imóvel requer atenção, pesquisa e comparação das opções disponíveis no mercado. Nesse sentido, a porta laqueada é um item que chama a atenção dos consumidores pela beleza dos modelos e cores. Ainda assim, é preciso saber detalhes sobre o material, o tipo de pintura e em qual local será instalada.

Essas informações são importantes para que o proprietário possa analisar com mais segurança, o material utilizado, a combinação de cores e se o ponto de instalação pode causar maior desgaste ao produto. Desse modo, produzimos um artigo para esclarecer as dúvidas e ajudar na tomada de decisão.

O que é uma porta laqueada?

Inicialmente é preciso esclarecer que a porta laqueada é produzida com o MDF, um material composto de fibra de madeira com densidade média (placa aglomerada), cuja superfície é lisa e ideal para receber diversos tipos de acabamentos e pinturas. 

A matéria-prima é durável, oferece excelente acabamento e uma solução sustentável para substituir peças de madeira maciça. Sendo assim, a porta laqueada é produzida com duas pranchas de MDF, que permite o uso de diversos padrões e designs. 

Vale destacar que existem portas laqueadas com diferentes qualidades. Porém, as que recebem certificação de resistência à abrasão ou ação de produtos químicos de limpeza, são as melhores opções, em termos de durabilidade e conservação da pintura. 

É importante acrescentar que o processo de laca é conhecido como tinta PU, ou seja, uma resina de origem vegetal, utiliza para revestir móveis. O efeito dessa pintura aumenta a qualidade do acabamento das peças, encobrindo até imperfeições superficiais. 

Sendo assim, é importante acrescentar que a porta laqueada pode ser feita com outros materiais, como ferro, vidro e madeira maciça. A procura por esse tipo de cobertura aumentou, em razão da diversidade de cores disponíveis e efeitos como: metalizado, fosco, perolizado e brilhante (tipo envernizado).

Quais as vantagens de optar por uma porta laqueada?

Uma porta laqueada aberta, mostrando um quarto organizado e elegante

Logo que os modelos de peças laqueadas surgiram no mercado eram taxados como muito caros, mas, isso não é uma regra. O valor da peça pode ser mais alto do que outras opções, em razão da qualidade da tinta e da finalização que em algumas situações requerem várias camadas. 

Desse modo, para demonstrar as vantagens de escolher uma porta laqueada, reunimos as características mais citadas por especialistas do setor:

  • Qualidade: pode-se afirmar que a característica mais citada sobre uma porta laqueada. Afinal, o processo requer habilidade e experiência, já que as pranchas são polidas, pintadas e remodeladas. Para se ter uma ideia do capricho na produção, alguns processos chegam a incluir 3 etapas de polimento.
  • Durabilidade: o tratamento feito com a laca proporciona maior durabilidade a peça, aumentando a vida útil em algumas décadas. Se as recomendações de manutenção foram seguidas (método de limpeza), a porta laqueada permanecerá por muito tempo no imóvel.
  • Design diferenciado: o resultado da laca nas peças é outro diferencial à parte, já que confere ao ambiente, um estilo elegante e moderno. Os novos efeitos, como perolizado e fosco, tornam a procura ainda maior, tanto por profissionais de arquitetura e design, quanto consumidores.
  • Higienização simples: a porta laqueada é bem fácil de limpar, já que não acumula sujeira facilmente. Desse modo, a recomendação é utilizar um pano úmido para eliminar resíduos, a cada quinze dias.

Onde encontrar opções de qualidade?

Existem várias opções de porta laqueada no mercado, contudo, é importante analisar pontos que farão a diferença nos quesitos durabilidade e beleza. Desse modo, procure saber como é feito o processo de laca, verifique se a pintura é uniforme (sem emendas) e o acabamento liso e sem manchas. 

A Rohden Portas conta com uma linha de portas laqueadas para atender vários modelos de acabamento. Ou seja, portas internas e externas, e ainda, com diferentes núcleos nas estruturas construtivas: sarrafeado, maciço ou bondoor. 

Por isso, se você procura uma porta laqueada para dar o toque final na decoração de sua casa ou escritório, entre em contato conosco. Temos um guia especial para apresentar nossa linha de portas e as características e indicações correspondentes. Acesse o site e baixe o material.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *