Porta sarrafeada: conheça as vantagens deste tipo de núcleo

porta sarrafeada

As portas sarrafeadas possuem o seu núcleo preenchido por sarrafos de madeira, o que dá origem ao nome. Essa é considerada uma estrutura semi-sólida que surpreende em sua qualidade e resistência.

Você verá neste conteúdo as características e benefícios da porta sarrafeada, alguns dos núcleos mais utilizados no mercado e aqueles que são produzidos pela Rohden. Confira!

O que é a porta sarrafeada?

A porta sarrafeada é preenchida com filetes de madeira. Essas ripas de madeira são separadas por um determinado espaço entre elas.

Logo, o núcleo tem mais de 50% de preenchimento com as ripas de madeiras. Por isso são chamadas, também, de semi-sólidas. Elas são indicadas para ambientes internos por terem boa conservação e resistência estrutural.

Os espaços entre as ripas, geralmente, são cobertos com uma lâmina dando o acabamento necessário.

É possível ainda que esse estilo de porta seja recomendado para uso em ambientes que contêm umidade. Contudo, é preciso ter certificação para garantir um produto de qualidade.

De acordo com o Caderno de Encargos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, esse modelo de porta é chamada dessa maneira porque a folha dela tem sarrafos (as ripas de madeira). Sendo um dos principais tipos de padrões para o núcleo vazado “com a função de estruturar as contracapas e, eventualmente, adequar seu desempenho”.

Vale destacar que as portas são elementos essenciais para manter o isolamento acústico. Portanto, não podem ser escolhidas como somente um elemento que separa ou cômodos. É necessário pensar na qualidade do produto e isso inclui a folha de porta.

Vantagens desse núcleo

Se engana quem imagina que por ser semi-sólida essa é uma porta que não é resistente. A durabilidade desse modelo continua sendo alta em ambientes internos, ou em outros espaços, dependendo da fabricação da peça.

Sendo assim, a principal vantagem desse núcleo é o custo-benefício. Isso porque tem um bom preço no mercado com boa resistência e durabilidade.

Além disso, essa é uma porta que necessita de um volume menor de ferragens, como as fechaduras e dobradiças, por ser um pouco mais leve, facilitando a movimentação.

Por fim, essa é uma porta que, graças os atributos citados anteriormente, oferece  uma conservação maior do material, independente das mudanças das estações do ano, como em épocas mais secas ou úmidas.

Quais são os principais núcleos encontrados no mercado?

porta sarrafeada

Após conferir as vantagens e características da porta sarrafeada, a seguir uma lista com mais alguns núcleos de porta utilizados no mercado.

Núcleo HoneyComb (Colmeia)

Esse também corresponde ao estilo de núcleo vazado. Mas o desenho imita a forma de uma colmeia das abelhas. O formato pode ser reproduzido em diferentes materiais, o mais comum é o de papelão. No entanto, esse elemento a torna mais frágil, mesmo sendo o melhor preço do mercado. 

Geralmente, o acabamento é feito com uma capa de MDF por cima, com um reforço na fechadura. Apesar de ser uma peça indicada para o uso inteiro, não é recomendada para o uso em banheiros e lavanderias, ou lugares mais úmidos por conta do material do núcleo. 

Núcleo de madeira maciça

Essas são portas produzidas com pedaços sólidos de madeira ou com uma única lâmina inteira. O material pode ser de madeiras duras, ou conforme o próprio nome, madeiras maciças. 

Por ser uma porta mais resistente e pesada, é indicada para o exterior, como as entradas. E, como o material principal é a madeira, o isolamento acústico é maior com esse núcleo. 

Além disso, são eficientes energeticamente, mantendo o calor ou o frescor dentro dos ambientes, caso seja necessário. Elas são conhecidas por sua alta durabilidade.

Núcleo de chapa sólida de baixa densidade

Esse núcleo, conforme o nome, é composto por uma chapa de madeira sólida de baixa densidade. No entanto, é exatamente essa característica que garante maior segurança ao imóvel, tendo em vista que são mais robustas.

Esse é um núcleo que pode ser preenchido por Bondoor ou com sarrafos de madeira. 

Contudo, ela não é tão durável quanto a anterior, por exemplo. Isso porque esse é um atributo comprometido por intempéries. A peça é indicada para a instalação de ambientes externos, principalmente nas entradas.

Portas colmeias x portas sarrafeadas

Mesmo as duas sendo aconselhadas para o uso interno, as colmeias são as mais aderidas pelas construtoras. Entretanto, é preciso destacar que o que diferencia as portas são justamente a estrutura interna. A densidade do material usado para preencher a peça vai variar. Por isso, quanto mais sólido e resistente, maior será o peso, o isolamento térmico e acústico, e consequentemente o preço.

Como foi citado anteriormente, a acústica precisa ser um critério importante para a sua decisão de compra. E a de colmeia tem uma absorção de ruídos externos menor que a sarrafeada. Para prolongar a vida útil é preciso ter certos cuidados com a utilização das mesmas.

Núcleos de porta utilizados pela Rohden

porta sarrafeada

A Rohden utiliza 3 diferentes tipos de núcleo nas suas portas. No entanto, não se esqueça que cada uma tem a sua função específica no projeto, determinando a sua aplicação. São elas:

  • Sarrafeada;
  • Maciça;
  • Bondoor.

As peças sarrafeadas Rohden são recomendadas para qualquer tipo de ambiente interno por oferecer maior resistência em comparação às outras que são utilizadas no mercado.

Já a segunda pode ser usada nas entradas dos ambientes. Contudo, é preciso que seja analisada para entender se há conformidade com o padrão da obra.

Por fim, a última opção utiliza uma madeira que é processada mecanicamente. Esse processo fornece um maior isolamento acústico e resistência à umidade. Bem como proporciona mais robustez.

E em todas elas, o processo construtivo é o mesmo:

  • Miolo da porta;
  • Quadro montante em madeira;
  • Reforço para fechadura;
  • Capa de HDF;
  • Acabamento em pintura.

Invista em produtos de qualidade

O artigo demonstrou as características da porta sarrafeada e das vantagens dessa peça, além dos atributos que determinam que essa é uma boa escolha para quem está a procura de uma porta com bom custo benefício.

E se você quer conhecer mais do portfólio da Rohden, baixe gratuitamente o nosso catálogo.

porta sarrafeada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.