Portas de correr e cômodos multifuncionais: como ganhar espaço com o uso desse modelo de porta?

portas de correr e cômodos multifuncionais

Adotar o uso de porta de correr em residências é uma tendência crescente. Além de trazer estilo, charme e elegância, também estão aliadas à otimização de espaço em cômodos multifuncionais.

Nos últimos anos, observamos uma transformação na sociedade em todos os aspectos. O modo de consumo mudou, assim como também a forma com que as pessoas vivem em suas residências. As famílias diminuíram e já não necessitam mais de uma casa tão grande.

Analisando esse movimento e pensando em uma solução, as construtoras começaram a realizar lançamentos de imóveis ultra compactos, porém, que se adéquam a esse novo estilo de vida.

É comum encontrarmos em publicações do segmento fatos como: “os imóveis compactos são hoje uma tendência de mercado ou “os imóveis com dois quartos de hoje são metade dos de antigamente. A tendência é diminuir para manter um ticket médio (preço do imóvel) atrativo”.

Dessa maneira, surgem novas formas de decorar os ambientes e de usar os móveis nas residências e é aí que entram os cômodos multifuncionais e as portas de correr. Pois, em um imóvel tão compacto é necessário um mínimo de adaptabilidade para que as pessoas consigam viver bem.

E é isso que vamos falar no texto de hoje, como ganhar espaço com portas de correr em cômodos multifuncionais. Acompanhe.

Porta de correr: a solução de espaço em ambientes multifuncionais​

Conforme falado anteriormente, hoje criou-se uma necessidade de adaptarmos os móveis e toda a mobília para essa nova realidade de residências. Como estão menores é fundamental que atendam às diversas necessidades de um ambiente compacto. Neste caso funcionalidade e flexibilidade são essenciais. Com isso, encontrou-se nessas portas a solução ideal para a otimização dos espaços de transição.

“A porta de correr é uma solução mais que bem-vinda em muitos casos. Prática e funcional, ela consegue ter vantagens em relação às portas convencionais. Em ambientes pequenos, por exemplo, ela otimiza o espaço: enquanto a porta de abrir ocupa 1 metro quadrado, a porta de correr se movimenta horizontalmente e ocupa quase nada – tanto em armários, quanto em portas de ambientes.”, segundo o blog Minha Casa Minha Cara.

Porém, as portas de correr não servem apenas para solucionar essa necessidade de otimizar o espaço nos imóveis, ela pode limitar ou ampliar os ambientes, além de, também, servir como item de decoração.

Muito além da otimização de espaço

Quando vai chegar a visita, nossa primeira ação, muitas vezes, é fechar as portas dos cômodos para esconder a bagunça, não é? Ou então, dependendo do ambiente – sala e cozinha conjugadas – optamos por abrir as portas de correr para permitir maior integração entre os espaços.

Então, elas são bem-vindas não apenas para delimitar os espaços, como também para ampliá-los. O uso é variado e sua adaptabilidade permite o uso criativo em diversos ambientes. Ainda incomum no Brasil, elas podem ser usadas em armários embutidos, por exemplo, ou ainda na delimitação entre pequenas cozinhas e áreas de serviço.

Não tem como negar que, por si só, portas de correr agregam um ar mais sofisticado e moderno ao espaço em que estão inseridas.

Logo, antes de escolher a melhor porta para o seu ambiente, é interessante também pensar em combiná-la com o projeto de decoração que o cômodo apresenta. Assim, uma porta de correr consegue oferecer uma ótima relação de beleza e funcionalidade.

Vantagens da porta de correr

Dentre as maiores vantagens das portas de correr, podemos citar:

  • Praticidade;
  • Otimização do espaço;
  • Versatilidade;
  • Customização;
  • Isolar ou integrar espaços;

Mas, não para por aí. Ela ainda permite o uso criativo por arquitetos na construção da decoração dos ambientes e tudo isso de maneira simples: basta escolher a maneira como ela será instalada. Há duas formas: embutidas em paredes ou divisórias, ou na opção em que o trilho e a porta ficam do lado de fora da parede, mostrando toda a estrutura de encaixe dela.

Dependendo do material, essa última escolha torna o ambiente mais rústico ou mais sofisticado, e esse conceito varia conforme o projeto.

Práticas e bonitas, as portas de correr são funcionais na decoração do ambiente. Realizando os devidos cuidados, você terá uma porta com beleza e qualidade por muito tempo.

Porta de correr como opção ao novo normal

Além de tudo que já foi falado sobre as possibilidades de uso das portas de correr e suas vantagens, destaca-se o grande auxílio dela na adequação das residências ao, já não tão novo, home-office.

É certo que essa modalidade de trabalho é uma realidade e o mercado aponta que ela veio para ficar. Com isso as pessoas estão se adaptando e, cada vez mais, inserindo o contexto de escritório em suas casas.

Desta forma, a funcionalidade das portas de correr vem como opção ao novo normal em ambientes e cômodos que têm se tornado cada vez mais multifuncionais.

Conclusão​

Portanto, como vimos nesse texto, imóveis cada vez menores vêm surgindo como opção de moradia, fazendo com que surja uma nova necessidade: ganhar espaço. Assim, criar ambientes e cômodos multifuncionais é a nova realidade. A porta de correr tornasse um aliado para otimizar o espaço ou na construção de ambientes pequenos e estilosos.

Você já deve saber que a Rohden Portas conta com o Kit Porta Pronta. Esse conjunto pode ser entregue montado, parafusado e pintado, otimizando tempo sem abrir mão da funcionalidade e beleza.

Os modelos do Kit Porta Pronta são ideais para ambientes internos e podem ser encontrados na cor branca, variações de bege e cinza, preta ou em padrão amadeirado.

As portas de correr Rohden são perfeitas para quem precisa economizar espaço. Elas são aplicáveis em qualquer ambiente e permitem customização.

E aí? Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco para saber mais sobre as portas de correr Rohden!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *