PRF-30: Veja 4 dicas para manter sua porta conservada

PRF-30: dicas para manter sua porta conservada

A PRF-30 é o modelo de porta da Rohden que se destaca pela resistência ao fogo. Com materiais resistentes ao calor, alinhados aos requisitos da ABNT e da NBR 15281:2021, ela é capaz de retardar a passagem das chamas por até 30 minutos. 

Se você procura por esse tipo de produto, é porque deseja agregar mais segurança ao seu projeto. 

Contudo, os requisitos de funcionalidade e estética também não podem ser esquecidos. Afinal, são eles que agregam mais valor aos ambientes em que a porta está instalada.

Para ajudar você nesses quesitos, criamos este artigo com as melhores dicas para manter sua PRF-30 mais durável e sempre bem conservada. Acompanhe!

Veja as 4 melhores dicas para conservar sua PRF-30

Apesar dos diferenciais de segurança antichamas presentes na PRF-30, ela também exige alguns cuidados para manter-se bem conservada, assim como qualquer outro modelo de porta. 

Nesse sentido, você precisa conhecer as recomendações para a limpeza do produto, a periodicidade dessa tarefa, as formas ideais de renovar a estética do item e como corrigir eventuais riscos e batidas. Descubra nossas dicas!

1. Faça a limpeza adequadamente

Basta passar uma flanela seca e um pano umedecido na sua PRF-30 para manter a limpeza em dia. 

Entretanto, caso ela fique suja com manchas, gorduras ou graxa, priorize as seguintes recomendações:

  • Passe uma flanela seca e limpa para remover o pó.
  • Aplique um pano limpo e umedecido com água e detergente neutro.
  • Esfregue cuidadosamente para remover bem o excesso e deixe secar.
  • Outra opção é passar um pano limpo e umedecido com aguarrás, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante do produto.

Já se a pintura da porta apresentar mofo, as dicas mudam um pouco. Depois de começar com uma flanela seca para tirar o pó, passe um pano limpo e umedecido em uma solução de água com a mesma quantidade de água sanitária, removendo depois o excesso e deixando secar.

2. Conheça a periodicidade certa de limpeza

Por mais que a higienização cotidiana, feita com flanela seca e pano umedecido, possa ser feita normalmente no dia a dia, tenha cuidado para não repetir as limpezas pesadas muitas vezes. 

Do contrário, você pode prejudicar o acabamento da PRF-30. Veja a periodicidade ideal:

  • Limpeza de manchas, gorduras, graxas e mofo: faça o procedimento de uma a duas vezes por ano, apenas.
  • Limpeza com aguarrás: realize, no máximo, uma vez entre os intervalos de repintura total, pois o produto retira camadas de tinta.

Também vale ressaltar que todos os processos de limpeza citados devem ser feitos apenas com um pano úmido. 

Nunca molhe demais ou encharque a porta em excesso, pois isso pode causar estufamento e mofo.

3. Saiba como renovar a estética da PRF-30

Eventualmente, toda porta precisa ter o acabamento renovado para manter a estética por mais tempo. Com a PRF-30, isso não é diferente. 

O recomendado é que o produto passe por uma repintura a cada três anos, a fim de devolver o bom aspecto da cor depois desse longo período de desgaste natural. 

Para fazer isso, nunca abra mão de contar com o apoio de um profissional da área.

4. Veja como corrigir batidas ou riscos

Acidentes sempre podem acontecer. As batidas e riscos são comuns nas portas, principalmente quando você precisa carregar objetos grandes por elas ou fazer uma mudança, por exemplo.

Para corrigi-los, pode ser necessário apenas um retoque parcial ou, então, uma pintura total. Entenda:

  • Retoque parcial: deve ser feito se ocorrerem pequenos arranhões ou batidas, sem perda considerável de material. Os materiais utilizados podem ser giz ou caneta para correção de imperfeições ou, ainda, a tinta em spray da marca Mohawk.
  • Repintura total: precisa ser feita quando a porta perder muito material. Para isso, utilize massa do tipo Vedaflex, seguindo rigorosamente as recomendações do fabricante, depois aplique o acabamento.

Antes de iniciar o procedimento, remova o pó, lixe a superfície da porta com lixa grana 320, retire as pinturas soltas, elimine contaminantes como óleo, graxa, gorduras ou umidade e sempre se atenha às recomendações do fabricante do produto utilizado.

Gostou das nossas dicas para manter sua PFR-30 sempre bem conservada? Clique aqui para conhecer melhor nossa porta antichamas e todos os diferenciais dela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *