PRF-30: conheça mais sobre a porta resistente ao fogo da Rohden

PRF-30 - A porta resistente ao fogo da Rohden

As portas resistentes ao fogo são avaliadas como materiais de proteção passiva contra incêndio, pois, em razão das características produtivas, impedem que focos de incêndio se alastrem de um cômodo para outro, em diferentes tipos de edificações. 

Um dos modelos existentes é a PRF-30, projetada com materiais e acessórios mais resistentes, para reduzir o avanço das chamas ou gases de alta temperatura, por até 30 minutos. 

Tendo em vista a importância do produto, reunimos informações sobre o modelo fabricado e comercializado pela Rohden Portas, uma das únicas três empresas nacionais com expertise e certificação na fabricação. Conheça mais sobre o assunto.

Quais as características das portas PRF-30?

Inicialmente é preciso esclarecer que as portas resistentes ao fogo são projetadas para retardar ou impedir a propagação de chamas e fumaça, em unidades autônomas e de compartimentos específicos de edificações (casas, apartamentos e edifícios comerciais). 

Para que seja possível essa ação, todos os componentes do produto apresentam características de resistência ao calor, avaliadas e testadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A norma responsável por fixar os requisitos de construção, instalação, funcionamento, desempenho e manutenção desse modelo de porta é a NBR 15281:2021.

O documento classifica o índice de segurança da PRF, pela resistência do material em impedir a propagação do fogo, em determinados períodos: 30 minutos, 60 minutos e 90 minutos. Contudo, para alcançar essa identificação, os conjuntos de portas são submetidos a ensaios e testes que avaliam a folha de madeira, dobradiças, ferragens, vidros e fechaduras. 

Em construções residenciais, a recomendação é de que a instalação da porta PRF-30 seja feita na cozinha, em cômodos que acomodem vários equipamentos eletrônicos e ainda, na entrada da moradia. Por outro lado, edificações comerciais ou não domésticas devem contar com essa proteção, o que requer avaliação profissional, para identificar as áreas estratégicas.

Quais os diferenciais das portas PRF-30 da Rohden?

Inicialmente é preciso esclarecer que a Rohden Portas é uma empresa brasileira com mais de 80 anos de experiência na fabricação de portas de madeira e demais acessórios. Com um portfólio de alto padrão de qualidade, a empresa oferece a opção do modelo PRF-30 para toda linha do Kit Porta Pronta Rohden

Reunindo fatores como tecnologia, pesquisa e avaliação técnica, foram desenvolvidas portas resistentes ao fogo que atendem diferentes projetos arquitetônicos. Os produtos são avaliados em diversos testes, incluindo: resistência ao calor e umidade, esforço mecânico geral e específico e desempenho acústico.

Do mesmo modo, ao adquirir uma PRF-30 da Rohden Portas, o cliente tem a segurança de contar com um produto certificado com o selo de madeira responsável ambientalmente. Entre os benefícios comprovados sobre a empresa, estão: produção sustentável, certificados e laudos atestando a qualidade dos materiais, índice de rejeição no controle de qualidade inferior a 0,02% e opções para diferentes modelos de construção e pintura. 

Entre as principais características da porta resistente da Rohden, podemos destacar:

  • Portas para uso interno com espessuras especiais;
  • Preenchimento distinto para oferecer diferentes graus de isolamento acústico e térmico;
  • Atendem normas legais do mercado nacional e internacional;
  • Borrachas de vedação para aumentar o impedimento de ruídos, calor, iluminação excessiva e ainda, absorvendo fortes impactos no fechamento das portas.
Quais os principais critérios para escolha de uma porta?

Quais os principais critérios para escolha de uma porta?

Antes de mais nada, é importante ter conhecimento sobre as especificações do produto, de modo a verificar se a porta atende os principais requisitos de durabilidade, qualidade, beleza e segurança. 

Essa avaliação é necessária para todos os modelos, inclusive a PRF-30, pois, além dos atributos de segurança, é importante escolher uma opção que apresente conforto acústico e atenda às recomendações estabelecidas pelas normas específicas.

Com esse entendimento, avalie fatores estruturais como: tipo e tratamento de madeira, qualidade da pintura, manutenção, cuidados e certificações das características apresentadas, como é o caso das portas resistentes ao fogo.

Em resumo, o modelo PRF-30 da Rohden Portas oferece maior segurança e qualidade no que diz respeito a portas resistentes ao fogo. Do mesmo modo, comprova que a estrutura pode ser segura, bonita e oferecer várias opções de aplicações em edificações.  

Conheça o blog da Rohden Portas e fique por dentro dos detalhes dos produtos projetados para atender projetos residenciais e comerciais. Aproveite para conferir o portfólio e solicitar um orçamento para nossa equipe comercial. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *