Principais eventos e feiras de construção civil em 2022

feiras de construção civil

Os eventos e feiras da construção civil são lugares férteis para a confraternização, desenvolvimento, criação de novas parcerias e prospecção de novos clientes. Por isso, saber quais participar pode ser uma grande oportunidade para investir em avanço no seu negócio.

Então, nesse conteúdo vamos abordar a importância da participação nesses ambientes, e os principais eventos no setor da construção civil para o ano de 2022. Confira!

A importância da participação em eventos e feiras de construção civil

Os eventos e feiras da construção civil são espaços focados em inovação e tecnologia. Esse é um ambiente em que as novidades e as adversidades são discutidas com o intuito de melhorar e desenvolver ainda mais o setor.

Geralmente, nesses espaços ocorrem exposições, palestras, conversas e debates que enriquecem a sua empresa graças a troca de experiências com outros negócios  da mesma área.

Esses encontros são ambientes excelentes para entender o posicionamento da sua empresa no mercado, analisar a concorrência e compreender o perfil do consumidor ideal.

Todas as informações são válidas para enriquecer a sua visão do mercado e melhorar o posicionamento do seu negócio.

Em acréscimo, os eventos são muito importantes para a economia brasileira. O levantamento realizado pela Sebrae e Abeoc Brasil aponta para uma movimentação de mais de 209 bilhões do PIB brasileiro em 2013.

Com a pandemia foi preciso recuar. Contudo, com o avanço da vacina e o afrouxamento das medidas de proteção, é possível retomar essas atividades para incentivar, ainda mais, o debate e soluções inovadores em tempos de crise.

Benefícios da participação em feiras e eventos na construção civil

A construção civil é um setor bem tradicional e que aos poucos tem aderido, cada vez mais, a inovação e as tendências do mercado. E, por isso, estar presente nesses locais é essencial para acompanhar os principais acontecimentos e discussões do setor.

No entanto, vale destacar que é necessário ter grande planejamento e capacitação da sua equipe para despertar um olhar atento durante o evento, não importando se a sua empresa é grande ou pequena.

Essas são algumas das vantagens que você adquire ao estar presente nas principais feiras e eventos do setor:

  • Expansão da rede de contatos;
  • Divulgação de produtos e serviços;
  • Maior profundidade sobre o mercado;
  • Conhecimento de novas tecnologias, insumos e ferramentas;
  • Conhecimento de cases de sucesso;
  • Entendimento de como aplicar na prática a teoria e as novas tendências;
  • Conhecimento de novidades e técnicas que abrangem todo o setor, seja do atendimento ao cliente na loja de varejo até as máquinas industriais que facilitam grandes construções.

Principais eventos e feiras de construção civil em 2022

Após a abordagem da importância desses espaços, confira a seguir os principais eventos e feiras da construção civil em 2022.

1 Feicon Batimat

 feiras de construção civil

Essa é uma feira que acontece nos 29 de março a 1° de abril, em São Paulo Expo, na cidade de São Paulo.

O evento é especialista na mistura entre os setores da construção civil e arquitetura, com expositores dos macrossetores de instalações, acabamentos, externos e estruturas.

O foco da Feicon é trazer conteúdo, inovação, relacionamento e negócios. E ainda podemos destacar que a participação da Rohden Portas neste evento está confirmada!

2 Smart.con

A Smart.con vai acontecer nos dias 25 e 26 de abril no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.

O evento é focado em tecnologia, inovação, conteúdo, negócio e inteligência para:

  • Engenharia: com a apresentação de novos métodos construtivos, softwares e transformação digital, e melhor desenvolvimento na fase de projeto;
  • Infraestrutura: o objetivo aqui é trazer soluções que ajudam a otimizar prazos, segurança, custos e eficiência;
  • Propriedade real (RealEstate): transformação digital alinhada a indústria da construção imobiliária;
  • Aluguel: aumentar a rentabilidade dos projetos com o uso das tecnologias e estratégias de locação.

3 Habitacon

Já nos dias 27 a 30 de julho vai acontecer a Habitacon no Expo Barigui, em Curitiba. Essa é uma feira que aborda “do projeto à construção, do acabamento à administração. Tudo em um só evento”, como diz o site.

O objetivo do encontro é promover uma conversa para suprir as demandas do segmento construtivo e condominial, além de realizar um encontro entre os fornecedores, consumidores, revendedores e lojistas. O foco é conectar engenheiros, arquitetos, construtores, síndicos, administradores, gestores condominiais e todos os envolvidos.

4 Construsul

 feiras de construção civil

Nos dias 02 a 05 de agosto vai acontecer a 23ª feira internacional da construção: Construsul. O evento, que será em Porto Alegre, Rio Gande do Sul, está na categoria dos setores de construção, acabamentos e infraestrutura.

De acordo com site da feira, as empresas participantes estão envolvidas nos seguimentos:

  • Argamassas, aditivos, selantes, impermeabilizantes;
  • Iluminação e elétrica;
  • Fechaduras, ferragens, cadeados;
  • Churrasqueiras e lareiras;
  • Revestimentos, tintas, vernizes e acessórios;
  • Portas, janelas e complementos;
  • Produtos para cozinhas e banheiros;
  • Sistemas construtivos;
  • Ferramentas manuais e elétricas;
  • Máquinas e equipamentos para construção.

A feira também recebe visitantes lojistas, de construtoras, técnicos, entidades governamentais, estudantes e todos aqueles inseridos no mercado e que estão dispostos a discutir inovação e negócio.

5 Ficons

A Ficons é a XII Feira Internacional de Materiais, Equipamentos e Serviços da Construção. Ela vai acontecer no Centro de Convenções de Pernambuco nos dias 23 a 26 de agosto.

Essa é uma feira que se nomeia como a “grande vitrine da construção”. Aqui, os setores atuantes no evento vai de adesivos, impermeabilizantes, passa por ferramentas, iluminação, portas e janelas, e chega nos revestimentos, tintas, telhas, tubos e conexões.

Esse é um encontro que junta mais de 400 marcas, 200 expositores, com mais de 30 mil visitantes de 22 estados.

6 M&T Expo

O M&T Expo acontece nos dias 30 de agosto até 02 de setembro no São Paulo Expo, na cidade de São Paulo. Esse é um evento que “há 26 anos impulsiona a indústria da construção e mineração na América Latina”.

A última edição arrecadou mais de 40 mil visitas de mais de 40 países, sendo 60% dos visitantes integrantes da América Latina.

O evento abrange os setores de equipamentos para a construção e mineração, concreto e asfalto, elevação de carga e pessoas, além de componentes e serviços.

7 CLBMCS

Por fim o 4° Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS) vai acontecer em Salvador, Bahia, nos dias 9 e 11 de novembro.

Esse encontro busca discutir e apresentar soluções tecnológicas e de inovação na área de material de construção civil para colaborar no desenvolvimento sustentável do setor. Aqui o intuito é entender e discutir as possibilidades de aplicação desses insumos em construções reais.

O evento visa juntar estudantes, pesquisadores, profissionais e empresas das áreas de engenharia e arquitetura para pensar nessas alternativas mais sustentáveis. O congresso acredita que esses recursos renováveis e econômicos na energia e de alta durabilidade “permitirá uma economia na produção das obras de infra-estrutura e edificações e garantirá a disponibilidade de matéria-prima nos centros urbanos e maior diversidade de opções para que arquitetos, projetistas e construtores possam fazer construções mais inteligentes, versáteis e sustentáveis”.

E agora?

Esse artigo mostrou a importância e os benefícios de participar de eventos e feiras da construção civil. Além disso, listamos os principais encontros de 2022 para você não perder. Lembre-se que estaremos Feicon Batimat!

E se você quer conhecer um pouco mais sobre os nossos produtos, baixe o nosso catálogo gratuitamente.

 feiras de construção civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.