Entenda a importância da qualidade da madeira utilizada na confecção de portas

Importância da qualidade da madeira utilizada na confecção de portas

A qualidade da madeira utilizada na confecção de portas é um fator essencial para o sucesso de qualquer obra.

Na construção ou na reforma de um imóvel, esse elemento faz toda a diferença para que os espaços fiquem mais coesos e dentro dos padrões de estética, funcionalidade e durabilidade desejados pelos proprietários.

Quer entender melhor por que é importante prezar pela excelência das portas de madeira e quais são os principais pontos a observar para assegurá-la? Veja a seguir!

Qual é a importância da qualidade da madeira na confecção de portas?

Qual é a importância da qualidade da madeira na confecção de portas?

As portas são uma parte crucial de qualquer construção. Assim, ao garantir a qualidade da madeira utilizada na produção, você garante que elas atendam às necessidades específicas do espaço e permaneçam em um bom estado por muitos anos. 

Prezar pela excelência dos insumos utilizados na confecção de portas de madeira é importante por uma série de razões. Listamos aqui as principais, acompanhe!

Garanta mais durabilidade

Tenha em mente que insumos de alto padrão são mais resistentes a rachaduras e apodrecimento. Isso significa que as portas de madeira com boa qualidade de fabricação têm maior probabilidade de durar por muitos anos. 

Além disso, elas são menos suscetíveis às deformações causadas por mudanças de temperatura e umidade. Assim, permanecem firmes e seguras na moldura por mais tempo.

Previna danos

Como no caso das deformações e intempéries do tempo, a qualidade da madeira também ajuda a minimizar as chances de estragos causados por impactos e esbarrões. 

Ou seja, a porta dificilmente terá a estrutura comprometida por danos corriqueiros ou mesmo acidentes. Inclusive, esse é um ponto que a torna mais segura, já que as chances de partir-se são menores, e até mais resistente a arrombamentos.

Assegure uma boa estética

Por fim, a qualidade da madeira também ajuda a tornar a aparência dela mais atraente. Além de ter uma estética melhor e mais durável, a confecção de portas pode ser trabalhada para criar designs mais intrincados e detalhados. 

Isso sem falar que bons insumos são mais resistentes a manchas e desgastes. Portanto, a porta manterá uma boa aparência e exigirá menos manutenção ao longo do tempo.

Na hora de adquirir portas de madeira, como garantir a qualidade?

Na hora de adquirir portas de madeira, como garantir a qualidade?

Depois de saber mais detalhes sobre as vantagens e a importância da qualidade da madeira, você deve estar se perguntando como é possível assegurá-la na hora de comprar uma porta.

Para garantir que os produtos atendam aos padrões de excelência que você valoriza, basta observar alguns detalhes inerentes à confecção de portas. Apontamos agora os mais relevantes.

Priorize portas de madeira secada

A secagem da madeira é um processo industrial indispensável. Ele faz com que a matéria-prima usada na fabricação das portas tenha a padronização e a qualidade necessárias. Por isso, só adquira produtos com insumos submetidos a esse processo.

Ao reduzir o teor de umidade, a secagem inibe ataques de fungos, elimina agentes xilófagos, aumenta a resistência física e a qualidade da madeira. Além disso, melhora o trabalho do material. Isso favorece a excelência de todas as etapas de fabricação.

Escolha o tipo ideal de folha

A confecção de portas pode ser feita com dois tipos diferentes de folhas. Cada um deles atribui características específicas à qualidade da madeira. Dependendo das suas preferências, é importante saber escolher entre produtos com folha maciça ou oca.

Isso porque a primeira opção é feita com material esculpido. Ele é mais robusto e tem melhor isolamento, mas baixa resistência à deformação. Já a segunda é produzida com compensados. Eles possuem menores reforços e isolamento, mas não se deformam com facilidade.

Conheça a origem da madeira

Além de suprir o setor moveleiro de maneira ambientalmente correta, a madeira reflorestada garante preços mais competitivos. Além disso, possui padrões elevados de excelência, durabilidade e estética.

Portanto, observar a certificação de reflorestamento é essencial para garantir a sustentabilidade e a qualidade da madeira. Até porque esse tipo de insumo é usado tanto em produtos mais simples e acessíveis quanto nos mais complexos e de alto design.

Adquira somente portas certificadas

Mais que prezar pelas certificações de reflorestamento, também é importante garantir que a fabricante seja participante do Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME) e certificada pela norma ABNT NBR 15930.

As empresas que têm essas certificações devem manter um sólido sistema de gestão da qualidade, baseado em diversos critérios técnicos verificados por meio de auditorias. Ou seja, trata-se de uma garantia da excelência dos processos de confecção de portas.

Gostou de saber mais sobre a importância da qualidade da madeira e de ver nossas dicas sobre como garanti-la na hora de comprar portas? Continue acompanhando o blog da Rohden para ficar sempre bem informado sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *