ROI: você sabe quanto sua construtora tem de retorno sobre os investimentos?

Roi: voce sabe quanto sua construtora tem de retorno?

O cálculo do retorno sobre investimento é fundamental em qualquer área. Mas, na construção civil em que cada detalhe na obra pode influenciar nesse resultado, entender seu ROI é ainda mais importante.

Como tudo é planejado na construção, cada imprevisto, atraso ou necessidade de adequação de recursos impacta diretamente na obra. Por isso, realizar o cálculo de ROI pode trazer bons insights para as construtoras, principalmente para a tomada de decisão e negociações.

Portanto, continue a leitura e entenda os benefícios de calcular o ROI da construtora e como fazer isso!

O que é retorno sobre investimento?

O próprio nome já nos dá uma direção do que é. Este termo surgiu do inglês com a sigla ROI (Return On Investment). Ele nos indica, através de uma fórmula básica, qual será o retorno que um determinado investimento dará para a empresa.

Esta é uma métrica que pode ser utilizada em todos os segmentos. Na construção civil, o ROI se torna um grande aliado para os gestores e pode ser um diferencial para o estudo de viabilidade.

O cálculo permite saber se o projeto terá um resultado positivo e qual será o retorno do investimento aplicado pela construtora ou incorporadora, por exemplo. Quanto mais alto, melhor o retorno do projeto e assim, maior a lucratividade da empresa.

Qual a importância em calcular o Retorno Sobre o Investimento (ROI) na construção civil?

É com o cálculo de ROI que a construtora poderá analisar mais estrategicamente o projeto e se o investimento realmente vale a pena, além de poder considerar as alternativas necessárias para otimizar os custos.

O ROI é uma métrica fundamental para avaliar os empreendimentos e suas possíveis contribuições para a lucratividade de uma construtora. Ele também nos mostra se o investimento em questão influencia positivamente na saúde financeira, ou se pode ser um risco para a empresa.

Ainda, é possível utilizar esta métrica tanto para analisar a eficiência de um investimento em específico, como para realizar uma comparação entre diferentes projetos.

Por fim, é através do cálculo de Retorno sobre o Investimento que os gestores poderão planejar próximos empreendimentos, otimizar ou cortar despesas para garantir projetos mais rentáveis.

Benefícios em calcular o Retorno Sobre Investimento (ROI)

Agora que já entendemos o que é o ROI e a sua importância no mercado das construtoras, podemos aprofundar quais são os benefícios e vantagens de aplicar este cálculo. Dentre eles, destacamos as principais, que são: reconhecimento da necessidade de financiamento, controle do fluxo de caixa e otimização da gestão de obra.

Identificação mais ágil de possíveis financiamentos

Com o cálculo de ROI será possível prever os custos do empreendimento e assim, identificar mais rapidamente a necessidade de um financiamento. Se a empresa não conta com recursos suficientes para iniciar o projeto, talvez seja necessário buscar um financiamento ou parceria.

Esta agilidade na visão estratégica, proporcionada pela análise do ROI, dá mais fluidez ao projeto e evita que os gestores sejam surpreendidos com custos não previstos e falta de verba.

Melhora a gestão do fluxo de caixa da construtora

Com o ROI na construção é possível ter o controle da entrada e saída de recursos do fluxo de caixa, o que é essencial para uma boa gestão financeira e equilíbrio do administrativo da empresa.

Esta métrica traz mais clareza sobre o andamento da execução da obra em questões financeiras, garantindo que os recursos investidos estão sendo aproveitados ao máximo no projeto.

Mais segurança e assertividade para a gestão da obra

Aplicar o cálculo de Retorno sobre o Investimento em construtoras também otimiza tanto a gestão da obra, como da empresa como um todo. Este indicador torna os investimentos, análises e ações mais seguras, baseando-se em dados e resultados reais, em vez de apostar os recursos da empresa em decisões não fundamentadas.

Portanto, o ROI permite que os gestores avaliem o desempenho das equipes envolvidas na obra, do maquinário utilizado, retorno de determinadas compras, entre outros fatores. Tudo isso contribui para gerar mais economia e previsibilidade na lucratividade.

Com informações mais claras sobre os investimentos necessários e possíveis retornos, realizar um planejamento mais detalhado, considerando riscos, orçamento e cronograma se torna uma tarefa muito mais fácil.

De uma maneira geral, calcular o ROI significa ter mais alinhamento estratégico na construtora.

Como calcular o Retorno Sobre Investimento?

Como já citado, o ROI é calculado através de uma fórmula relativamente simples, mas que pode trazer grandes impactos.

Primeiramente, antes de realizar o cálculo, é necessário ter em mãos o valor do investimento inicial no empreendimento e os ganhos obtidos. Se o cálculo está sendo realizado no planejamento do projeto, considere a receita prevista; já se é um cálculo posterior à conclusão do empreendimento, some todos os ganhos obtidos com a venda dos imóveis.

A fórmula para calcular o ROI é a seguinte:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial x 100

O ganho obtido é o valor pelo qual pretende-se vender ou valor que foi comercializado o imóvel. A vantagem de calcular o ROI no planejamento do projeto está em poder adequar o valor de venda conforme o seu objetivo de retorno financeiro.

Vamos ao exemplo:

Vamos supor que a construtora gaste R$ 75 mil na construção de um imóvel e pretende vender por R$ 200 mil. Aplicando esses valores na fórmula, teremos:

ROI = (200.000 – 75.000) / 75.000 x 100
ROI = 125.000 / 75.000 x 100
ROI = 1,66 x 100
ROI = 166%

Como resultado temos um retorno sobre investimento (ROI) de 166%.

Como está o ROI dos seus projetos?

Apresentamos neste artigo a importância do cálculo de Retorno sobre o Investimento em construtoras, e como esta métrica pode ser calculada.

Você viu que para uma gestão mais estratégica e eficiente, o ROI é um indicador essencial. Esperamos que este conteúdo contribua com o seu entendimento sobre o tema!

Para saber mais sobre indicadores financeiros na construção civil, confira nosso artigo sobre a importância do Gerenciamento de Valor Agregado para sua construtora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *